Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/61248 |
Resumo: | O consumo gay faz parte de uma cultura de consumo relacionada com valores, práticas e instituições como a escolha, o individualismo e as relações de mercado. A questão da homossexualidade traz consigo uma série de aspectos que ainda não foram desvendados dentro desta subcultura que foi construída. O entretenimento noturno, como uma das formas de manifestação deste consumo, principalmente para casais gays, mostra-se como um mercado desafiador. Apoiado no estudo da sociedade de consumo e do comportamento do consumidor gay, este trabalho visou investigar os fatores que impactam no processo de tomada de decisão de consumo de entretenimento noturno dos casais gays. A partir de entrevistas em profundidade com eles e com proprietários de estabelecimentos voltados ao público homossexual, buscou-se um maior conhecimento das motivações deste público. O entendimento de seus fatores motivacionais facilita a abordagem de mercado, pois ultrapassa os limites do preconceito. Ficou clara a importância da análise do consumo em conjunto entre o Marketing e a área social, como a Antropologia, uma vez que os indivíduos sofrem influência da cultura e da sociedade na qual estão inseridos. Os casais gays têm a dificuldade social de aceitação, o que muitas vezes os impede de consumir, no que se refere a entretenimento noturno. Baseado nisso, podem ser sugeridos cenários de consumo e debatidas as melhores formas de se conquistar esta fatia de mercado. |
id |
UFRGS-2_311b977a298d20a6df9872b10e0125bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61248 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tirelli, ChristianSantos, Cristiane Pizzutti dos2012-11-22T01:41:00Z2006http://hdl.handle.net/10183/61248000548340O consumo gay faz parte de uma cultura de consumo relacionada com valores, práticas e instituições como a escolha, o individualismo e as relações de mercado. A questão da homossexualidade traz consigo uma série de aspectos que ainda não foram desvendados dentro desta subcultura que foi construída. O entretenimento noturno, como uma das formas de manifestação deste consumo, principalmente para casais gays, mostra-se como um mercado desafiador. Apoiado no estudo da sociedade de consumo e do comportamento do consumidor gay, este trabalho visou investigar os fatores que impactam no processo de tomada de decisão de consumo de entretenimento noturno dos casais gays. A partir de entrevistas em profundidade com eles e com proprietários de estabelecimentos voltados ao público homossexual, buscou-se um maior conhecimento das motivações deste público. O entendimento de seus fatores motivacionais facilita a abordagem de mercado, pois ultrapassa os limites do preconceito. Ficou clara a importância da análise do consumo em conjunto entre o Marketing e a área social, como a Antropologia, uma vez que os indivíduos sofrem influência da cultura e da sociedade na qual estão inseridos. Os casais gays têm a dificuldade social de aceitação, o que muitas vezes os impede de consumir, no que se refere a entretenimento noturno. Baseado nisso, podem ser sugeridos cenários de consumo e debatidas as melhores formas de se conquistar esta fatia de mercado.application/pdfporComportamento do consumidorEntretenimentoGaysEntretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000548340.pdf000548340.pdfTexto completoapplication/pdf311904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/1/000548340.pdf9d39fa129bdd6807221070bf75f6738eMD51TEXT000548340.pdf.txt000548340.pdf.txtExtracted Texttext/plain154395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/2/000548340.pdf.txtc4247fe405a5e51a1a1fad42872cb9a6MD52THUMBNAIL000548340.pdf.jpg000548340.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/3/000548340.pdf.jpgfd4fb8fb594c091ee718f1db15115467MD5310183/612482018-10-16 07:58:28.785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61248Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:58:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório |
title |
Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório |
spellingShingle |
Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório Tirelli, Christian Comportamento do consumidor Entretenimento Gays |
title_short |
Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório |
title_full |
Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório |
title_fullStr |
Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório |
title_sort |
Entretenimento noturno para casais gays : um estudo exploratório |
author |
Tirelli, Christian |
author_facet |
Tirelli, Christian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tirelli, Christian |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
contributor_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Entretenimento Gays |
topic |
Comportamento do consumidor Entretenimento Gays |
description |
O consumo gay faz parte de uma cultura de consumo relacionada com valores, práticas e instituições como a escolha, o individualismo e as relações de mercado. A questão da homossexualidade traz consigo uma série de aspectos que ainda não foram desvendados dentro desta subcultura que foi construída. O entretenimento noturno, como uma das formas de manifestação deste consumo, principalmente para casais gays, mostra-se como um mercado desafiador. Apoiado no estudo da sociedade de consumo e do comportamento do consumidor gay, este trabalho visou investigar os fatores que impactam no processo de tomada de decisão de consumo de entretenimento noturno dos casais gays. A partir de entrevistas em profundidade com eles e com proprietários de estabelecimentos voltados ao público homossexual, buscou-se um maior conhecimento das motivações deste público. O entendimento de seus fatores motivacionais facilita a abordagem de mercado, pois ultrapassa os limites do preconceito. Ficou clara a importância da análise do consumo em conjunto entre o Marketing e a área social, como a Antropologia, uma vez que os indivíduos sofrem influência da cultura e da sociedade na qual estão inseridos. Os casais gays têm a dificuldade social de aceitação, o que muitas vezes os impede de consumir, no que se refere a entretenimento noturno. Baseado nisso, podem ser sugeridos cenários de consumo e debatidas as melhores formas de se conquistar esta fatia de mercado. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-11-22T01:41:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/61248 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000548340 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/61248 |
identifier_str_mv |
000548340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/1/000548340.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/2/000548340.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61248/3/000548340.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d39fa129bdd6807221070bf75f6738e c4247fe405a5e51a1a1fad42872cb9a6 fd4fb8fb594c091ee718f1db15115467 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447095125999616 |