O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ada Guimarães
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3256
Resumo: RESUMO: Este trabalho traz como objeto de estudo as Classes Multisseriadas na Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos- EJA, é uma modalidade de ensino ainda hoje, alvo de intensas pesquisas e indagações no cenário educacional brasileiro. O objetivo desta investigação é apresentar as pesquisas educacionais desenvolvidas sobre o objeto de estudo acima citado, para assim, traçarmos um panorama do que já foi produzido sobre a temática, fazendo em seguida uma seleção das pesquisas realizadas entre os anos de 2010 a 2017 no país. Pretendemos com este estudo, apresentar parte do referencial teórico utilizado para fundamentar as bases da pesquisa de Mestrado, intitulada A prática docente na EJA multisseriada no programa de Pós-Graduação/ Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto-MG. A pesquisa procura investigar como se dá o processo de ensino em Classes Multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA, mostrando o quão se faz importante refletir e revelar o papel docente nos contextos escolares pesquisados afim de compreender o cotidiano escolar desta modalidade de ensino. Foi realizado um estudo do tipo Estado do Conhecimento, onde foi possível verificar um número reduzido de trabalhos que abordam a temática.ABSTRACT: This Job brings as object of study the Multiseriated Classes in the Education of Young people and Adults. The Education of Young and Adults - EJA, is still a modality of education today, object of intense researches and discussions in the Brazilian educational scene. The objective of this research is to present the educational researches developed about the object of study mentioned, so as to draw a panorama of what has been produced about the subject, making next a selection of the researches carried out between the years 2010 and 2017 in the country. Based on this study, present part of the theoretical framework used to support the bases of Master's research, entitled The teaching practice in the multiseriated, in the Graduate Program / Masters in Education of the Federal University of Ouro Preto- MG. The research seeks to investigate how the teaching process occurs in Multiseriated Classes in the initial years of EJA's Elementary School, showing how important it is to reflect and reveal the teaching role in the researched school contexts in order to understand more about the daily school life of this modality teaching. A study of the Knowledge State type was accomplished, being possible to verify a reduced number of works that discuss the theme.
id UFV-8_e39d5e44f6551bc64ec3054c840635da
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3256
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?Educação de Jovens e Adultos. Classes Multisseriadas. Estado do ConhecimentoRESUMO: Este trabalho traz como objeto de estudo as Classes Multisseriadas na Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos- EJA, é uma modalidade de ensino ainda hoje, alvo de intensas pesquisas e indagações no cenário educacional brasileiro. O objetivo desta investigação é apresentar as pesquisas educacionais desenvolvidas sobre o objeto de estudo acima citado, para assim, traçarmos um panorama do que já foi produzido sobre a temática, fazendo em seguida uma seleção das pesquisas realizadas entre os anos de 2010 a 2017 no país. Pretendemos com este estudo, apresentar parte do referencial teórico utilizado para fundamentar as bases da pesquisa de Mestrado, intitulada A prática docente na EJA multisseriada no programa de Pós-Graduação/ Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto-MG. A pesquisa procura investigar como se dá o processo de ensino em Classes Multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA, mostrando o quão se faz importante refletir e revelar o papel docente nos contextos escolares pesquisados afim de compreender o cotidiano escolar desta modalidade de ensino. Foi realizado um estudo do tipo Estado do Conhecimento, onde foi possível verificar um número reduzido de trabalhos que abordam a temática.ABSTRACT: This Job brings as object of study the Multiseriated Classes in the Education of Young people and Adults. The Education of Young and Adults - EJA, is still a modality of education today, object of intense researches and discussions in the Brazilian educational scene. The objective of this research is to present the educational researches developed about the object of study mentioned, so as to draw a panorama of what has been produced about the subject, making next a selection of the researches carried out between the years 2010 and 2017 in the country. Based on this study, present part of the theoretical framework used to support the bases of Master's research, entitled The teaching practice in the multiseriated, in the Graduate Program / Masters in Education of the Federal University of Ouro Preto- MG. The research seeks to investigate how the teaching process occurs in Multiseriated Classes in the initial years of EJA's Elementary School, showing how important it is to reflect and reveal the teaching role in the researched school contexts in order to understand more about the daily school life of this modality teaching. A study of the Knowledge State type was accomplished, being possible to verify a reduced number of works that discuss the theme.Universidade Federal de Viçosa - UFV2019-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/325610.18540/revesvl2iss2pp0175-0189REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 No. 2 (2019); 0175-0189REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 Núm. 2 (2019); 0175-0189REVES - Revista Relações Sociais; v. 2 n. 2 (2019); 0175-01892595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3256/3372Ribeiro, Ada GuimarãesAraújo, Regina Magna Bonifácio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T19:24:18Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3256Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-09-06T19:24:18REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?
title O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?
spellingShingle O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?
Ribeiro, Ada Guimarães
Educação de Jovens e Adultos. Classes Multisseriadas. Estado do Conhecimento
title_short O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?
title_full O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?
title_fullStr O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?
title_full_unstemmed O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?
title_sort O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA?
author Ribeiro, Ada Guimarães
author_facet Ribeiro, Ada Guimarães
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
author_role author
author2 Araújo, Regina Magna Bonifácio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ada Guimarães
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Classes Multisseriadas. Estado do Conhecimento
topic Educação de Jovens e Adultos. Classes Multisseriadas. Estado do Conhecimento
description RESUMO: Este trabalho traz como objeto de estudo as Classes Multisseriadas na Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos- EJA, é uma modalidade de ensino ainda hoje, alvo de intensas pesquisas e indagações no cenário educacional brasileiro. O objetivo desta investigação é apresentar as pesquisas educacionais desenvolvidas sobre o objeto de estudo acima citado, para assim, traçarmos um panorama do que já foi produzido sobre a temática, fazendo em seguida uma seleção das pesquisas realizadas entre os anos de 2010 a 2017 no país. Pretendemos com este estudo, apresentar parte do referencial teórico utilizado para fundamentar as bases da pesquisa de Mestrado, intitulada A prática docente na EJA multisseriada no programa de Pós-Graduação/ Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto-MG. A pesquisa procura investigar como se dá o processo de ensino em Classes Multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA, mostrando o quão se faz importante refletir e revelar o papel docente nos contextos escolares pesquisados afim de compreender o cotidiano escolar desta modalidade de ensino. Foi realizado um estudo do tipo Estado do Conhecimento, onde foi possível verificar um número reduzido de trabalhos que abordam a temática.ABSTRACT: This Job brings as object of study the Multiseriated Classes in the Education of Young people and Adults. The Education of Young and Adults - EJA, is still a modality of education today, object of intense researches and discussions in the Brazilian educational scene. The objective of this research is to present the educational researches developed about the object of study mentioned, so as to draw a panorama of what has been produced about the subject, making next a selection of the researches carried out between the years 2010 and 2017 in the country. Based on this study, present part of the theoretical framework used to support the bases of Master's research, entitled The teaching practice in the multiseriated, in the Graduate Program / Masters in Education of the Federal University of Ouro Preto- MG. The research seeks to investigate how the teaching process occurs in Multiseriated Classes in the initial years of EJA's Elementary School, showing how important it is to reflect and reveal the teaching role in the researched school contexts in order to understand more about the daily school life of this modality teaching. A study of the Knowledge State type was accomplished, being possible to verify a reduced number of works that discuss the theme.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3256
10.18540/revesvl2iss2pp0175-0189
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3256
identifier_str_mv 10.18540/revesvl2iss2pp0175-0189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3256/3372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 No. 2 (2019); 0175-0189
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 Núm. 2 (2019); 0175-0189
REVES - Revista Relações Sociais; v. 2 n. 2 (2019); 0175-0189
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207366378225664