Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Lethícia Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Konig, Isaac Filipe Moreira, Dias, Bárbara Karina de Menezes, Bagno, Flávia Fonseca, dos Santos, Raquel Cristina Vieira, Leite, João Paulo Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Elo (Viçosa, Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1128
Resumo: A formação continuada de professores do Ensino Médio, no que tange as ciências da natureza, temo desafio de incorporar, no conteúdo programático, as pesquisas e tecnologias inovadoras resultantes dasnovas descobertas no campo da Bioquímica e da Biologia Molecular. O presente trabalho relata a experiênciade um projeto de extensão que objetivou a capacitação de professores de Biologia e de Química para o uso denovos métodos de ensino-aprendizagem visando despertar maior interesse dos estudantes pela Ciência. Resultadode parceria entre professores e estudantes universitários com educadores de escolas públicas, o presente projetopossibilitou a capacitação de 34 professores oriundos de 17 diferentes escolas para a utilização de um métodode ensino-aprendizagem baseado no emprego de modelos didáticos lúdicos e de problematização da realidadequanto ao consumo de tecnologias e produtos biotecnológicos.
id UFV-9_632fcdc529af12c4d72c97acfb542934
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1128
network_acronym_str UFV-9
network_name_str Elo (Viçosa, Online)
repository_id_str
spelling Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino MédioA formação continuada de professores do Ensino Médio, no que tange as ciências da natureza, temo desafio de incorporar, no conteúdo programático, as pesquisas e tecnologias inovadoras resultantes dasnovas descobertas no campo da Bioquímica e da Biologia Molecular. O presente trabalho relata a experiênciade um projeto de extensão que objetivou a capacitação de professores de Biologia e de Química para o uso denovos métodos de ensino-aprendizagem visando despertar maior interesse dos estudantes pela Ciência. Resultadode parceria entre professores e estudantes universitários com educadores de escolas públicas, o presente projetopossibilitou a capacitação de 34 professores oriundos de 17 diferentes escolas para a utilização de um métodode ensino-aprendizagem baseado no emprego de modelos didáticos lúdicos e de problematização da realidadequanto ao consumo de tecnologias e produtos biotecnológicos.Universidade Federal de Viçosa2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/112810.21284/elo.v5i3.174Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 5 No. 3 (2016)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 5 Núm. 3 (2016)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 5 n. 3 (2016)2317-54512317-191X10.21284/elo.v5i3reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1128/609Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHenriques, Lethícia RibeiroKonig, Isaac Filipe MoreiraDias, Bárbara Karina de MenezesBagno, Flávia Fonsecados Santos, Raquel Cristina VieiraLeite, João Paulo Viana2018-11-28T17:37:08Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1128Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2018-11-28T17:37:08Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio
title Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio
spellingShingle Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio
Henriques, Lethícia Ribeiro
title_short Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio
title_full Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio
title_fullStr Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio
title_full_unstemmed Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio
title_sort Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio
author Henriques, Lethícia Ribeiro
author_facet Henriques, Lethícia Ribeiro
Konig, Isaac Filipe Moreira
Dias, Bárbara Karina de Menezes
Bagno, Flávia Fonseca
dos Santos, Raquel Cristina Vieira
Leite, João Paulo Viana
author_role author
author2 Konig, Isaac Filipe Moreira
Dias, Bárbara Karina de Menezes
Bagno, Flávia Fonseca
dos Santos, Raquel Cristina Vieira
Leite, João Paulo Viana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Lethícia Ribeiro
Konig, Isaac Filipe Moreira
Dias, Bárbara Karina de Menezes
Bagno, Flávia Fonseca
dos Santos, Raquel Cristina Vieira
Leite, João Paulo Viana
description A formação continuada de professores do Ensino Médio, no que tange as ciências da natureza, temo desafio de incorporar, no conteúdo programático, as pesquisas e tecnologias inovadoras resultantes dasnovas descobertas no campo da Bioquímica e da Biologia Molecular. O presente trabalho relata a experiênciade um projeto de extensão que objetivou a capacitação de professores de Biologia e de Química para o uso denovos métodos de ensino-aprendizagem visando despertar maior interesse dos estudantes pela Ciência. Resultadode parceria entre professores e estudantes universitários com educadores de escolas públicas, o presente projetopossibilitou a capacitação de 34 professores oriundos de 17 diferentes escolas para a utilização de um métodode ensino-aprendizagem baseado no emprego de modelos didáticos lúdicos e de problematização da realidadequanto ao consumo de tecnologias e produtos biotecnológicos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1128
10.21284/elo.v5i3.174
url https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1128
identifier_str_mv 10.21284/elo.v5i3.174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1128/609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 5 No. 3 (2016)
Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 5 Núm. 3 (2016)
Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 5 n. 3 (2016)
2317-5451
2317-191X
10.21284/elo.v5i3
reponame:Elo (Viçosa, Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Elo (Viçosa, Online)
collection Elo (Viçosa, Online)
repository.name.fl_str_mv Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv elo@ufv.br
_version_ 1803387498567565312