Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.21284/elo.v5i3.174 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13325 |
Resumo: | A formação continuada de professores do Ensino Médio, no que tange as ciências da natureza, tem o desafio de incorporar, no conteúdo programático, as pesquisas e tecnologias inovadoras resultantes das novas descobertas no campo da Bioquímica e da Biologia Molecular. O presente trabalho relata a experiência de um projeto de extensão que objetivou a capacitação de professores de Biologia e de Química para o uso de novos métodos de ensino-aprendizagem visando despertar maior interesse dos estudantes pela Ciência. Resultado de parceria entre professores e estudantes universitários com educadores de escolas públicas, o presente projeto possibilitou a capacitação de 34 professores oriundos de 17 diferentes escolas para a utilização de um método de ensino-aprendizagem baseado no emprego de modelos didáticos lúdicos e de problematização da realidade quanto ao consumo de tecnologias e produtos biotecnológicos. |
id |
UFV_635257d6b2fd41ed046149458c6a00ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/13325 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino MédioDidáticaEnsinoEnsino médioCiênciaBioquímicaA formação continuada de professores do Ensino Médio, no que tange as ciências da natureza, tem o desafio de incorporar, no conteúdo programático, as pesquisas e tecnologias inovadoras resultantes das novas descobertas no campo da Bioquímica e da Biologia Molecular. O presente trabalho relata a experiência de um projeto de extensão que objetivou a capacitação de professores de Biologia e de Química para o uso de novos métodos de ensino-aprendizagem visando despertar maior interesse dos estudantes pela Ciência. Resultado de parceria entre professores e estudantes universitários com educadores de escolas públicas, o presente projeto possibilitou a capacitação de 34 professores oriundos de 17 diferentes escolas para a utilização de um método de ensino-aprendizagem baseado no emprego de modelos didáticos lúdicos e de problematização da realidade quanto ao consumo de tecnologias e produtos biotecnológicos.Continued education of high school teachers regarding natural sciences has been challenging in terms of incorporating researches and innovative technologies from discoveries in the field of biochemistry and molecular biology in the curriculum. This paper describes the experience of an extension project aimed at training biology and chemistry teachers for the use of new teaching and learning methods to arouse a greater interest of students for science. Resulting from a partnership between professors and undergraduate students with public school teachers, this project enabled the training of 34 teachers from 17 different schools. The teaching-learning method establishes on the use of didactic models as well as the problem-based knowledge of reality regarding the consumption of technology and biotechnology products.La continua formación de los profesores de educación secundaria con respecto a las ciencias naturales, tiene el desafío de ir incorporando en el contenido programático los resultados de las investigaciones y las tecnologías innovadoras descubiertos en el campo de la bioquímica y la biología molecular. El presente trabajo relata la experiencia de un proyecto de extensión cuyo objetivo es la capacitación de profesores de biología y de química para el uso de nuevos métodos de enseñanza y aprendizaje, buscando despertar un mayor interés de los estudiantes por la ciencia. Como resultado de la asociación entre profesores y estudiantes con docentes de colegios públicos, el presente proyecto posibilitó la capacitación de 34 profesores de 17 diferentes colegios en el uso del método de enseñanza-aprendizaje basado en el empleo de modelos ludo-didácticos y de problematización de la realidad en cuanto al consumo de tecnologías y productos biotecnológicos.ELO Diálogo em Extensão2017-11-20T12:41:46Z2017-11-20T12:41:46Z2016-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2317-5451http://dx.doi.org/10.21284/elo.v5i3.174http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13325porv. 05, n. 03, p. 6-17, Dec. 2016Henriques, Lethícia RibeiroKonig, Isaac Filipe MoreiraDias, Bárbara Karina de MenezesBagno, Flávia FonsecaSantos, Raquel Cristina Vieira dosLeite, João Paulo Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T08:14:19Zoai:locus.ufv.br:123456789/13325Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T08:14:19LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio |
title |
Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio |
spellingShingle |
Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio Henriques, Lethícia Ribeiro Didática Ensino Ensino médio Ciência Bioquímica |
title_short |
Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio |
title_full |
Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio |
title_fullStr |
Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio |
title_sort |
Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio |
author |
Henriques, Lethícia Ribeiro |
author_facet |
Henriques, Lethícia Ribeiro Konig, Isaac Filipe Moreira Dias, Bárbara Karina de Menezes Bagno, Flávia Fonseca Santos, Raquel Cristina Vieira dos Leite, João Paulo Viana |
author_role |
author |
author2 |
Konig, Isaac Filipe Moreira Dias, Bárbara Karina de Menezes Bagno, Flávia Fonseca Santos, Raquel Cristina Vieira dos Leite, João Paulo Viana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Lethícia Ribeiro Konig, Isaac Filipe Moreira Dias, Bárbara Karina de Menezes Bagno, Flávia Fonseca Santos, Raquel Cristina Vieira dos Leite, João Paulo Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Ensino Ensino médio Ciência Bioquímica |
topic |
Didática Ensino Ensino médio Ciência Bioquímica |
description |
A formação continuada de professores do Ensino Médio, no que tange as ciências da natureza, tem o desafio de incorporar, no conteúdo programático, as pesquisas e tecnologias inovadoras resultantes das novas descobertas no campo da Bioquímica e da Biologia Molecular. O presente trabalho relata a experiência de um projeto de extensão que objetivou a capacitação de professores de Biologia e de Química para o uso de novos métodos de ensino-aprendizagem visando despertar maior interesse dos estudantes pela Ciência. Resultado de parceria entre professores e estudantes universitários com educadores de escolas públicas, o presente projeto possibilitou a capacitação de 34 professores oriundos de 17 diferentes escolas para a utilização de um método de ensino-aprendizagem baseado no emprego de modelos didáticos lúdicos e de problematização da realidade quanto ao consumo de tecnologias e produtos biotecnológicos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-17 2017-11-20T12:41:46Z 2017-11-20T12:41:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2317-5451 http://dx.doi.org/10.21284/elo.v5i3.174 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13325 |
identifier_str_mv |
2317-5451 |
url |
http://dx.doi.org/10.21284/elo.v5i3.174 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
v. 05, n. 03, p. 6-17, Dec. 2016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ELO Diálogo em Extensão |
publisher.none.fl_str_mv |
ELO Diálogo em Extensão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1817559998424678400 |