Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Luísa Volpato
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barros, Giulianna Amador, Andrade, Bianca Priuli, Luquete, Camilla Fernandes Passos, Oliveira, Fernanda Melo, Chiaramonte, Letícia, Rossit, Rosana Aparecida Salvador
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Elo (Viçosa, Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1145
Resumo: A equipe do Programa de Educação Tutorial - PET Saúde da Criança atua no contexto hospitalar com atividades lúdicas envolvendo a musicalização para tentar minimizar os efeitos causados pela hospitalização. O objetivo é analisar a influência desta intervenção para as crianças e seus acompanhantes na Pediatria/SUS da Santa Casa de Santos. A pesquisa qualitativa foi conduzida a partir de uma atividade tendo como recurso um guarda-chuva colorido, com palavras selecionadas previamente e penduradas além de instrumentos sonoros. Cada participante escolhe uma palavra e lembra uma música para que todos cantem com o acompanhamento dos instrumentos. Ao fim da atividade, é aplicado um questionário aberto sobre percepções e sensações que emergiram a partir da atividade. Os resultados apontaram que a música interfere no espaço hospitalar proporcionando diferentes sensações. Destaca-se a importância dessa atividade, pois mobiliza o ambiente e as pessoas.
id UFV-9_8b348b20d2b5d1773da13184481f9d54
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1145
network_acronym_str UFV-9
network_name_str Elo (Viçosa, Online)
repository_id_str
spelling Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musicalA equipe do Programa de Educação Tutorial - PET Saúde da Criança atua no contexto hospitalar com atividades lúdicas envolvendo a musicalização para tentar minimizar os efeitos causados pela hospitalização. O objetivo é analisar a influência desta intervenção para as crianças e seus acompanhantes na Pediatria/SUS da Santa Casa de Santos. A pesquisa qualitativa foi conduzida a partir de uma atividade tendo como recurso um guarda-chuva colorido, com palavras selecionadas previamente e penduradas além de instrumentos sonoros. Cada participante escolhe uma palavra e lembra uma música para que todos cantem com o acompanhamento dos instrumentos. Ao fim da atividade, é aplicado um questionário aberto sobre percepções e sensações que emergiram a partir da atividade. Os resultados apontaram que a música interfere no espaço hospitalar proporcionando diferentes sensações. Destaca-se a importância dessa atividade, pois mobiliza o ambiente e as pessoas.Universidade Federal de Viçosa2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/114510.21284/elo.v5i3.196Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 5 No. 3 (2016)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 5 Núm. 3 (2016)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 5 n. 3 (2016)2317-54512317-191X10.21284/elo.v5i3reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1145/616Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastilho, Luísa VolpatoBarros, Giulianna AmadorAndrade, Bianca PriuliLuquete, Camilla Fernandes PassosOliveira, Fernanda MeloChiaramonte, LetíciaRossit, Rosana Aparecida Salvador2018-11-28T17:37:13Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1145Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2018-11-28T17:37:13Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical
title Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical
spellingShingle Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical
Castilho, Luísa Volpato
title_short Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical
title_full Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical
title_fullStr Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical
title_full_unstemmed Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical
title_sort Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical
author Castilho, Luísa Volpato
author_facet Castilho, Luísa Volpato
Barros, Giulianna Amador
Andrade, Bianca Priuli
Luquete, Camilla Fernandes Passos
Oliveira, Fernanda Melo
Chiaramonte, Letícia
Rossit, Rosana Aparecida Salvador
author_role author
author2 Barros, Giulianna Amador
Andrade, Bianca Priuli
Luquete, Camilla Fernandes Passos
Oliveira, Fernanda Melo
Chiaramonte, Letícia
Rossit, Rosana Aparecida Salvador
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Luísa Volpato
Barros, Giulianna Amador
Andrade, Bianca Priuli
Luquete, Camilla Fernandes Passos
Oliveira, Fernanda Melo
Chiaramonte, Letícia
Rossit, Rosana Aparecida Salvador
description A equipe do Programa de Educação Tutorial - PET Saúde da Criança atua no contexto hospitalar com atividades lúdicas envolvendo a musicalização para tentar minimizar os efeitos causados pela hospitalização. O objetivo é analisar a influência desta intervenção para as crianças e seus acompanhantes na Pediatria/SUS da Santa Casa de Santos. A pesquisa qualitativa foi conduzida a partir de uma atividade tendo como recurso um guarda-chuva colorido, com palavras selecionadas previamente e penduradas além de instrumentos sonoros. Cada participante escolhe uma palavra e lembra uma música para que todos cantem com o acompanhamento dos instrumentos. Ao fim da atividade, é aplicado um questionário aberto sobre percepções e sensações que emergiram a partir da atividade. Os resultados apontaram que a música interfere no espaço hospitalar proporcionando diferentes sensações. Destaca-se a importância dessa atividade, pois mobiliza o ambiente e as pessoas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1145
10.21284/elo.v5i3.196
url https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1145
identifier_str_mv 10.21284/elo.v5i3.196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1145/616
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 5 No. 3 (2016)
Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 5 Núm. 3 (2016)
Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 5 n. 3 (2016)
2317-5451
2317-191X
10.21284/elo.v5i3
reponame:Elo (Viçosa, Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Elo (Viçosa, Online)
collection Elo (Viçosa, Online)
repository.name.fl_str_mv Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv elo@ufv.br
_version_ 1803387498577002496