Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Elo (Viçosa, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1145 |
Resumo: | A equipe do Programa de Educação Tutorial - PET Saúde da Criança atua no contexto hospitalar com atividades lúdicas envolvendo a musicalização para tentar minimizar os efeitos causados pela hospitalização. O objetivo é analisar a influência desta intervenção para as crianças e seus acompanhantes na Pediatria/SUS da Santa Casa de Santos. A pesquisa qualitativa foi conduzida a partir de uma atividade tendo como recurso um guarda-chuva colorido, com palavras selecionadas previamente e penduradas além de instrumentos sonoros. Cada participante escolhe uma palavra e lembra uma música para que todos cantem com o acompanhamento dos instrumentos. Ao fim da atividade, é aplicado um questionário aberto sobre percepções e sensações que emergiram a partir da atividade. Os resultados apontaram que a música interfere no espaço hospitalar proporcionando diferentes sensações. Destaca-se a importância dessa atividade, pois mobiliza o ambiente e as pessoas. |
id |
UFV-9_8b348b20d2b5d1773da13184481f9d54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1145 |
network_acronym_str |
UFV-9 |
network_name_str |
Elo (Viçosa, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musicalA equipe do Programa de Educação Tutorial - PET Saúde da Criança atua no contexto hospitalar com atividades lúdicas envolvendo a musicalização para tentar minimizar os efeitos causados pela hospitalização. O objetivo é analisar a influência desta intervenção para as crianças e seus acompanhantes na Pediatria/SUS da Santa Casa de Santos. A pesquisa qualitativa foi conduzida a partir de uma atividade tendo como recurso um guarda-chuva colorido, com palavras selecionadas previamente e penduradas além de instrumentos sonoros. Cada participante escolhe uma palavra e lembra uma música para que todos cantem com o acompanhamento dos instrumentos. Ao fim da atividade, é aplicado um questionário aberto sobre percepções e sensações que emergiram a partir da atividade. Os resultados apontaram que a música interfere no espaço hospitalar proporcionando diferentes sensações. Destaca-se a importância dessa atividade, pois mobiliza o ambiente e as pessoas.Universidade Federal de Viçosa2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/114510.21284/elo.v5i3.196Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 5 No. 3 (2016)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 5 Núm. 3 (2016)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 5 n. 3 (2016)2317-54512317-191X10.21284/elo.v5i3reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1145/616Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastilho, Luísa VolpatoBarros, Giulianna AmadorAndrade, Bianca PriuliLuquete, Camilla Fernandes PassosOliveira, Fernanda MeloChiaramonte, LetíciaRossit, Rosana Aparecida Salvador2018-11-28T17:37:13Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1145Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2018-11-28T17:37:13Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical |
title |
Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical |
spellingShingle |
Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical Castilho, Luísa Volpato |
title_short |
Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical |
title_full |
Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical |
title_fullStr |
Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical |
title_full_unstemmed |
Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical |
title_sort |
Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical |
author |
Castilho, Luísa Volpato |
author_facet |
Castilho, Luísa Volpato Barros, Giulianna Amador Andrade, Bianca Priuli Luquete, Camilla Fernandes Passos Oliveira, Fernanda Melo Chiaramonte, Letícia Rossit, Rosana Aparecida Salvador |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Giulianna Amador Andrade, Bianca Priuli Luquete, Camilla Fernandes Passos Oliveira, Fernanda Melo Chiaramonte, Letícia Rossit, Rosana Aparecida Salvador |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilho, Luísa Volpato Barros, Giulianna Amador Andrade, Bianca Priuli Luquete, Camilla Fernandes Passos Oliveira, Fernanda Melo Chiaramonte, Letícia Rossit, Rosana Aparecida Salvador |
description |
A equipe do Programa de Educação Tutorial - PET Saúde da Criança atua no contexto hospitalar com atividades lúdicas envolvendo a musicalização para tentar minimizar os efeitos causados pela hospitalização. O objetivo é analisar a influência desta intervenção para as crianças e seus acompanhantes na Pediatria/SUS da Santa Casa de Santos. A pesquisa qualitativa foi conduzida a partir de uma atividade tendo como recurso um guarda-chuva colorido, com palavras selecionadas previamente e penduradas além de instrumentos sonoros. Cada participante escolhe uma palavra e lembra uma música para que todos cantem com o acompanhamento dos instrumentos. Ao fim da atividade, é aplicado um questionário aberto sobre percepções e sensações que emergiram a partir da atividade. Os resultados apontaram que a música interfere no espaço hospitalar proporcionando diferentes sensações. Destaca-se a importância dessa atividade, pois mobiliza o ambiente e as pessoas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1145 10.21284/elo.v5i3.196 |
url |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1145 |
identifier_str_mv |
10.21284/elo.v5i3.196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1145/616 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 5 No. 3 (2016) Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 5 Núm. 3 (2016) Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 5 n. 3 (2016) 2317-5451 2317-191X 10.21284/elo.v5i3 reponame:Elo (Viçosa, Online) instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
Elo (Viçosa, Online) |
collection |
Elo (Viçosa, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
elo@ufv.br |
_version_ |
1803387498577002496 |