Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Leonardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: JÚNIOR, José Olavo da Silva Garantizado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Elo (Viçosa, Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702
Resumo: This paper aims to analyze how pre-university students from the Free Writing Course, promoted by the Project Interdisciplinary Lectures and Textual Production Workshops for Enem (PROENEM), use argumentative strategies in essay-argumentative essays. To achieve this objective, our theoretical basis is in the postulates of Perelman and Tyteca (1996), on argumentative techniques, Fiorin (2018), in his investigation of argumentation, and Garantizado Júnior (2015), in his analysis model and description of the argumentative phenomenon from a textual and rhetorical perspective. For this work, we analyzed 25 essays produced by 25 pre-university students in Class 1 of the first module of the Writing Course. Our results indicate that the pre-university students of the ProEnem Free Writing Course (Unilab) produced texts that present argumentative strategies using the arguments of comparison, exemplification, casual bonding, authority, among others.
id UFV-9_d8dc39a01e5ae758923096ed1828bbb3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/11702
network_acronym_str UFV-9
network_name_str Elo (Viçosa, Online)
repository_id_str
spelling Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)Técnicas argumentativasNova retóricaRedaçãoProEnem (UNILAB)EducaçãoThis paper aims to analyze how pre-university students from the Free Writing Course, promoted by the Project Interdisciplinary Lectures and Textual Production Workshops for Enem (PROENEM), use argumentative strategies in essay-argumentative essays. To achieve this objective, our theoretical basis is in the postulates of Perelman and Tyteca (1996), on argumentative techniques, Fiorin (2018), in his investigation of argumentation, and Garantizado Júnior (2015), in his analysis model and description of the argumentative phenomenon from a textual and rhetorical perspective. For this work, we analyzed 25 essays produced by 25 pre-university students in Class 1 of the first module of the Writing Course. Our results indicate that the pre-university students of the ProEnem Free Writing Course (Unilab) produced texts that present argumentative strategies using the arguments of comparison, exemplification, casual bonding, authority, among others.Este artículo tiene como objetivo analizar cómo los estudiantes preuniversitarios del Curso de Escritura Libre ProEnem, promovido por el Proyecto Talleres de Conferencias Interdisciplinarias y Producción Textual para Enem (PROENEM), utilizan estrategias argumentativas en ensayos ensayo-argumentativos. Para lograr este objetivo, nuestra base teórica se encuentra en los postulados de Perelman y Tyteca (1996), sobre técnicas argumentativas, Fiorin (2018), en su investigación de la argumentación, y Garantizado Júnior (2015), en su modelo de análisis. y descripción del fenómeno argumentativo desde una perspectiva textual y retórica. Para este trabajo, analizamos 25 ensayos elaborados por 25 estudiantes preuniversitarios de la Clase 1 del primer módulo del Curso de Redacción. Nuestros resultados indican que, luego de la intervención didáctica de ProEnem, las estrategias argumentativas de comparación, ejemplificación, vínculo causal y referencia a la autoridad fueron más apropiadamente utilizadas en los textos producidos por los estudiantes preuniversitarios con quienes realizamos la investigación.O presente trabalho tem o objetivo de analisar como os estudantes pré-universitários do Curso de Redação Gratuito ProEnem, promovido pelo Projeto Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM), usam as estratégias argumentativas em redações dissertativo-argumentativas. Para darmos conta desse objetivo, a nossa base teórica está nos postulados de Perelman e Tyteca (1996), sobre as técnicas argumentativas, Fiorin (2018), em sua investigação sobre a argumentação, e Garantizado Júnior (2015), em seu modelo de análise e descrição do fenômeno argumentativo sob uma perspectiva textual e retórica. Para este trabalho, analisamos 25 redações produzidas por 25 estudantes pré-universitários da Turma 1 do primeiro módulo do Curso de Redação. Nossos resultados apontam que, após intervenção didática do ProEnem, as estratégias argumentativas de comparação, exemplificação, vínculo causal, e referência à autoridade foram mais adequadamente utilizadas nos textos produzidos pelos pré-universitários com os quais realizamos a pesquisa.Universidade Federal de Viçosa2021-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1170210.21284/elo.v10i.11702Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 10 (2021): Fluxo ContínuoRevista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 10 (2021): Fluxo ContínuoRevista ELO – Diálogos em Extensão; v. 10 (2021): Fluxo Contínuo2317-54512317-191X10.21284/elo.v10ireponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702/6535Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA, LeonardoJÚNIOR, José Olavo da Silva Garantizado2021-04-12T18:45:48Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/11702Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2021-04-12T18:45:48Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)
title Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)
spellingShingle Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)
FERREIRA, Leonardo
Técnicas argumentativas
Nova retórica
Redação
ProEnem (UNILAB)
Educação
title_short Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)
title_full Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)
title_fullStr Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)
title_full_unstemmed Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)
title_sort Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)
author FERREIRA, Leonardo
author_facet FERREIRA, Leonardo
JÚNIOR, José Olavo da Silva Garantizado
author_role author
author2 JÚNIOR, José Olavo da Silva Garantizado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Leonardo
JÚNIOR, José Olavo da Silva Garantizado
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas argumentativas
Nova retórica
Redação
ProEnem (UNILAB)
Educação
topic Técnicas argumentativas
Nova retórica
Redação
ProEnem (UNILAB)
Educação
description This paper aims to analyze how pre-university students from the Free Writing Course, promoted by the Project Interdisciplinary Lectures and Textual Production Workshops for Enem (PROENEM), use argumentative strategies in essay-argumentative essays. To achieve this objective, our theoretical basis is in the postulates of Perelman and Tyteca (1996), on argumentative techniques, Fiorin (2018), in his investigation of argumentation, and Garantizado Júnior (2015), in his analysis model and description of the argumentative phenomenon from a textual and rhetorical perspective. For this work, we analyzed 25 essays produced by 25 pre-university students in Class 1 of the first module of the Writing Course. Our results indicate that the pre-university students of the ProEnem Free Writing Course (Unilab) produced texts that present argumentative strategies using the arguments of comparison, exemplification, casual bonding, authority, among others.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702
10.21284/elo.v10i.11702
url https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702
identifier_str_mv 10.21284/elo.v10i.11702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702/6535
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 10 (2021): Fluxo Contínuo
Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 10 (2021): Fluxo Contínuo
Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 10 (2021): Fluxo Contínuo
2317-5451
2317-191X
10.21284/elo.v10i
reponame:Elo (Viçosa, Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Elo (Viçosa, Online)
collection Elo (Viçosa, Online)
repository.name.fl_str_mv Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv elo@ufv.br
_version_ 1803387499025793024