Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Elo (Viçosa, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702 |
Resumo: | This paper aims to analyze how pre-university students from the Free Writing Course, promoted by the Project Interdisciplinary Lectures and Textual Production Workshops for Enem (PROENEM), use argumentative strategies in essay-argumentative essays. To achieve this objective, our theoretical basis is in the postulates of Perelman and Tyteca (1996), on argumentative techniques, Fiorin (2018), in his investigation of argumentation, and Garantizado Júnior (2015), in his analysis model and description of the argumentative phenomenon from a textual and rhetorical perspective. For this work, we analyzed 25 essays produced by 25 pre-university students in Class 1 of the first module of the Writing Course. Our results indicate that the pre-university students of the ProEnem Free Writing Course (Unilab) produced texts that present argumentative strategies using the arguments of comparison, exemplification, casual bonding, authority, among others. |
id |
UFV-9_d8dc39a01e5ae758923096ed1828bbb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/11702 |
network_acronym_str |
UFV-9 |
network_name_str |
Elo (Viçosa, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB)Técnicas argumentativasNova retóricaRedaçãoProEnem (UNILAB)EducaçãoThis paper aims to analyze how pre-university students from the Free Writing Course, promoted by the Project Interdisciplinary Lectures and Textual Production Workshops for Enem (PROENEM), use argumentative strategies in essay-argumentative essays. To achieve this objective, our theoretical basis is in the postulates of Perelman and Tyteca (1996), on argumentative techniques, Fiorin (2018), in his investigation of argumentation, and Garantizado Júnior (2015), in his analysis model and description of the argumentative phenomenon from a textual and rhetorical perspective. For this work, we analyzed 25 essays produced by 25 pre-university students in Class 1 of the first module of the Writing Course. Our results indicate that the pre-university students of the ProEnem Free Writing Course (Unilab) produced texts that present argumentative strategies using the arguments of comparison, exemplification, casual bonding, authority, among others.Este artículo tiene como objetivo analizar cómo los estudiantes preuniversitarios del Curso de Escritura Libre ProEnem, promovido por el Proyecto Talleres de Conferencias Interdisciplinarias y Producción Textual para Enem (PROENEM), utilizan estrategias argumentativas en ensayos ensayo-argumentativos. Para lograr este objetivo, nuestra base teórica se encuentra en los postulados de Perelman y Tyteca (1996), sobre técnicas argumentativas, Fiorin (2018), en su investigación de la argumentación, y Garantizado Júnior (2015), en su modelo de análisis. y descripción del fenómeno argumentativo desde una perspectiva textual y retórica. Para este trabajo, analizamos 25 ensayos elaborados por 25 estudiantes preuniversitarios de la Clase 1 del primer módulo del Curso de Redacción. Nuestros resultados indican que, luego de la intervención didáctica de ProEnem, las estrategias argumentativas de comparación, ejemplificación, vínculo causal y referencia a la autoridad fueron más apropiadamente utilizadas en los textos producidos por los estudiantes preuniversitarios con quienes realizamos la investigación.O presente trabalho tem o objetivo de analisar como os estudantes pré-universitários do Curso de Redação Gratuito ProEnem, promovido pelo Projeto Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM), usam as estratégias argumentativas em redações dissertativo-argumentativas. Para darmos conta desse objetivo, a nossa base teórica está nos postulados de Perelman e Tyteca (1996), sobre as técnicas argumentativas, Fiorin (2018), em sua investigação sobre a argumentação, e Garantizado Júnior (2015), em seu modelo de análise e descrição do fenômeno argumentativo sob uma perspectiva textual e retórica. Para este trabalho, analisamos 25 redações produzidas por 25 estudantes pré-universitários da Turma 1 do primeiro módulo do Curso de Redação. Nossos resultados apontam que, após intervenção didática do ProEnem, as estratégias argumentativas de comparação, exemplificação, vínculo causal, e referência à autoridade foram mais adequadamente utilizadas nos textos produzidos pelos pré-universitários com os quais realizamos a pesquisa.Universidade Federal de Viçosa2021-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1170210.21284/elo.v10i.11702Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 10 (2021): Fluxo ContínuoRevista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 10 (2021): Fluxo ContínuoRevista ELO – Diálogos em Extensão; v. 10 (2021): Fluxo Contínuo2317-54512317-191X10.21284/elo.v10ireponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702/6535Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA, LeonardoJÚNIOR, José Olavo da Silva Garantizado2021-04-12T18:45:48Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/11702Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2021-04-12T18:45:48Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB) |
title |
Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB) |
spellingShingle |
Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB) FERREIRA, Leonardo Técnicas argumentativas Nova retórica Redação ProEnem (UNILAB) Educação |
title_short |
Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB) |
title_full |
Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB) |
title_fullStr |
Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB) |
title_full_unstemmed |
Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB) |
title_sort |
Análise das técnicas argumentativas nos textos dissertativo-argumentativos dos alunos do curso de redação PROENEM (UNILAB) |
author |
FERREIRA, Leonardo |
author_facet |
FERREIRA, Leonardo JÚNIOR, José Olavo da Silva Garantizado |
author_role |
author |
author2 |
JÚNIOR, José Olavo da Silva Garantizado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Leonardo JÚNIOR, José Olavo da Silva Garantizado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnicas argumentativas Nova retórica Redação ProEnem (UNILAB) Educação |
topic |
Técnicas argumentativas Nova retórica Redação ProEnem (UNILAB) Educação |
description |
This paper aims to analyze how pre-university students from the Free Writing Course, promoted by the Project Interdisciplinary Lectures and Textual Production Workshops for Enem (PROENEM), use argumentative strategies in essay-argumentative essays. To achieve this objective, our theoretical basis is in the postulates of Perelman and Tyteca (1996), on argumentative techniques, Fiorin (2018), in his investigation of argumentation, and Garantizado Júnior (2015), in his analysis model and description of the argumentative phenomenon from a textual and rhetorical perspective. For this work, we analyzed 25 essays produced by 25 pre-university students in Class 1 of the first module of the Writing Course. Our results indicate that the pre-university students of the ProEnem Free Writing Course (Unilab) produced texts that present argumentative strategies using the arguments of comparison, exemplification, casual bonding, authority, among others. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702 10.21284/elo.v10i.11702 |
url |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702 |
identifier_str_mv |
10.21284/elo.v10i.11702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/11702/6535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 10 (2021): Fluxo Contínuo Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 10 (2021): Fluxo Contínuo Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 10 (2021): Fluxo Contínuo 2317-5451 2317-191X 10.21284/elo.v10i reponame:Elo (Viçosa, Online) instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
Elo (Viçosa, Online) |
collection |
Elo (Viçosa, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
elo@ufv.br |
_version_ |
1803387499025793024 |