Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Elo (Viçosa, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1173 |
Resumo: | O presente artigo descreve o emprego de um esquete teatral interativo na divulgação científica e formação inicial de professores de Química. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Itapetininga (SP), por estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos. A apresentação do esquete propiciou um grande envolvimento dos alunos do Ensino Médio em uma metodologia alternativa de ensino, que também foi importante para aprimorar as habilidades dos licenciandos em Química na ministração de aulas, especialmente no que diz respeito ao planejamento de atividades lúdicas alternativas, confrontando-os com uma situação real de ensino e aprendizagem na qual puderam aprimorar sua desenvoltura para apresentações em público. |
id |
UFV-9_ea41f87a4f685b15b8c86bb806d34891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1173 |
network_acronym_str |
UFV-9 |
network_name_str |
Elo (Viçosa, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de QuímicaO presente artigo descreve o emprego de um esquete teatral interativo na divulgação científica e formação inicial de professores de Química. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Itapetininga (SP), por estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos. A apresentação do esquete propiciou um grande envolvimento dos alunos do Ensino Médio em uma metodologia alternativa de ensino, que também foi importante para aprimorar as habilidades dos licenciandos em Química na ministração de aulas, especialmente no que diz respeito ao planejamento de atividades lúdicas alternativas, confrontando-os com uma situação real de ensino e aprendizagem na qual puderam aprimorar sua desenvoltura para apresentações em público.Universidade Federal de Viçosa2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/117310.21284/elo.v6i1.235Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 6 No. 1 (2017)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 6 Núm. 1 (2017)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 6 n. 1 (2017)2317-54512317-191X10.21284/elo.v6i1reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1173/627Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenedetti Filho, EdemarSantos Júnior, João BatistaCardoso, Bruna AntunesMantoanelli, Jessica Oliveira FontoniSouza, Thais MotaCavagis, Alexandre Donizeti Martins2018-11-28T17:37:20Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1173Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2018-11-28T17:37:20Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química |
title |
Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química |
spellingShingle |
Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química Benedetti Filho, Edemar |
title_short |
Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química |
title_full |
Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química |
title_fullStr |
Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química |
title_full_unstemmed |
Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química |
title_sort |
Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química |
author |
Benedetti Filho, Edemar |
author_facet |
Benedetti Filho, Edemar Santos Júnior, João Batista Cardoso, Bruna Antunes Mantoanelli, Jessica Oliveira Fontoni Souza, Thais Mota Cavagis, Alexandre Donizeti Martins |
author_role |
author |
author2 |
Santos Júnior, João Batista Cardoso, Bruna Antunes Mantoanelli, Jessica Oliveira Fontoni Souza, Thais Mota Cavagis, Alexandre Donizeti Martins |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benedetti Filho, Edemar Santos Júnior, João Batista Cardoso, Bruna Antunes Mantoanelli, Jessica Oliveira Fontoni Souza, Thais Mota Cavagis, Alexandre Donizeti Martins |
description |
O presente artigo descreve o emprego de um esquete teatral interativo na divulgação científica e formação inicial de professores de Química. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Itapetininga (SP), por estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos. A apresentação do esquete propiciou um grande envolvimento dos alunos do Ensino Médio em uma metodologia alternativa de ensino, que também foi importante para aprimorar as habilidades dos licenciandos em Química na ministração de aulas, especialmente no que diz respeito ao planejamento de atividades lúdicas alternativas, confrontando-os com uma situação real de ensino e aprendizagem na qual puderam aprimorar sua desenvoltura para apresentações em público. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1173 10.21284/elo.v6i1.235 |
url |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1173 |
identifier_str_mv |
10.21284/elo.v6i1.235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1173/627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 6 No. 1 (2017) Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 6 Núm. 1 (2017) Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 6 n. 1 (2017) 2317-5451 2317-191X 10.21284/elo.v6i1 reponame:Elo (Viçosa, Online) instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
Elo (Viçosa, Online) |
collection |
Elo (Viçosa, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
elo@ufv.br |
_version_ |
1803387498589585409 |