Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedetti Filho, Edemar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos Júnior, João Batista, Cardoso, Bruna Antunes, Mantoanelli, Jessica Oliveira Fontoni, Souza, Thais Mota, Cavagis, Alexandre Donizeti Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Elo (Viçosa, Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1173
Resumo: O presente artigo descreve o emprego de um esquete teatral interativo na divulgação científica e formação inicial de professores de Química. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Itapetininga (SP), por estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos. A apresentação do esquete propiciou um grande envolvimento dos alunos do Ensino Médio em uma metodologia alternativa de ensino, que também foi importante para aprimorar as habilidades dos licenciandos em Química na ministração de aulas, especialmente no que diz respeito ao planejamento de atividades lúdicas alternativas, confrontando-os com uma situação real de ensino e aprendizagem na qual puderam aprimorar sua desenvoltura para apresentações em público.
id UFV-9_ea41f87a4f685b15b8c86bb806d34891
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1173
network_acronym_str UFV-9
network_name_str Elo (Viçosa, Online)
repository_id_str
spelling Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de QuímicaO presente artigo descreve o emprego de um esquete teatral interativo na divulgação científica e formação inicial de professores de Química. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Itapetininga (SP), por estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos. A apresentação do esquete propiciou um grande envolvimento dos alunos do Ensino Médio em uma metodologia alternativa de ensino, que também foi importante para aprimorar as habilidades dos licenciandos em Química na ministração de aulas, especialmente no que diz respeito ao planejamento de atividades lúdicas alternativas, confrontando-os com uma situação real de ensino e aprendizagem na qual puderam aprimorar sua desenvoltura para apresentações em público.Universidade Federal de Viçosa2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/117310.21284/elo.v6i1.235Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 6 No. 1 (2017)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 6 Núm. 1 (2017)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 6 n. 1 (2017)2317-54512317-191X10.21284/elo.v6i1reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1173/627Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenedetti Filho, EdemarSantos Júnior, João BatistaCardoso, Bruna AntunesMantoanelli, Jessica Oliveira FontoniSouza, Thais MotaCavagis, Alexandre Donizeti Martins2018-11-28T17:37:20Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1173Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2018-11-28T17:37:20Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química
title Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química
spellingShingle Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química
Benedetti Filho, Edemar
title_short Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química
title_full Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química
title_fullStr Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química
title_full_unstemmed Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química
title_sort Esquete teatral interativo como alternativa metodológica para divulgação científica de temas relacionados ao ensino de Química
author Benedetti Filho, Edemar
author_facet Benedetti Filho, Edemar
Santos Júnior, João Batista
Cardoso, Bruna Antunes
Mantoanelli, Jessica Oliveira Fontoni
Souza, Thais Mota
Cavagis, Alexandre Donizeti Martins
author_role author
author2 Santos Júnior, João Batista
Cardoso, Bruna Antunes
Mantoanelli, Jessica Oliveira Fontoni
Souza, Thais Mota
Cavagis, Alexandre Donizeti Martins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benedetti Filho, Edemar
Santos Júnior, João Batista
Cardoso, Bruna Antunes
Mantoanelli, Jessica Oliveira Fontoni
Souza, Thais Mota
Cavagis, Alexandre Donizeti Martins
description O presente artigo descreve o emprego de um esquete teatral interativo na divulgação científica e formação inicial de professores de Química. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Itapetininga (SP), por estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos. A apresentação do esquete propiciou um grande envolvimento dos alunos do Ensino Médio em uma metodologia alternativa de ensino, que também foi importante para aprimorar as habilidades dos licenciandos em Química na ministração de aulas, especialmente no que diz respeito ao planejamento de atividades lúdicas alternativas, confrontando-os com uma situação real de ensino e aprendizagem na qual puderam aprimorar sua desenvoltura para apresentações em público.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1173
10.21284/elo.v6i1.235
url https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1173
identifier_str_mv 10.21284/elo.v6i1.235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1173/627
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 6 No. 1 (2017)
Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 6 Núm. 1 (2017)
Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 6 n. 1 (2017)
2317-5451
2317-191X
10.21284/elo.v6i1
reponame:Elo (Viçosa, Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Elo (Viçosa, Online)
collection Elo (Viçosa, Online)
repository.name.fl_str_mv Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv elo@ufv.br
_version_ 1803387498589585409