O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Elo (Viçosa, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/995 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa turma de Ensino Médio de uma escola periférica da cidade de Viçosa-MG. Tornou-se relevante repensar novas estratégias para instigar os estudantes a ler mais e a buscar mais informações, uma vez que notava- se pouca informatividade nas redações dos discentes e pouca desenvoltura dos mesmos em captar informações, até mesmo explícitas na superfície textual ou expostas por meio de paráfrases. O jornal foi escolhido como instrumento didático por este ser um suporte que abarca diversos gêneros textuais, além de apresentar informações sobre questões contemporâneas. A partir de leituras, debates e análise crítica das informações jornalísticas, foi possível trabalhar as ideologias dos discursos midiáticos. Destarte, este trabalho convida a comunidade docente, bem como a sociedade em geral, a refletir sobre a inserção de instrumentos de comunicação no espaço escolar como acréscimo à limitação dos textos do livro didático, intervindo na rotina da sala de aula.Palavras chave: Ideologias, jornal impresso, leitor crítico.Áreas temáticas: Educação e comunicação. |
id |
UFV-9_f5b9f6b89966cd9640ae4e3d7b4dc7ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/995 |
network_acronym_str |
UFV-9 |
network_name_str |
Elo (Viçosa, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor críticoEste trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa turma de Ensino Médio de uma escola periférica da cidade de Viçosa-MG. Tornou-se relevante repensar novas estratégias para instigar os estudantes a ler mais e a buscar mais informações, uma vez que notava- se pouca informatividade nas redações dos discentes e pouca desenvoltura dos mesmos em captar informações, até mesmo explícitas na superfície textual ou expostas por meio de paráfrases. O jornal foi escolhido como instrumento didático por este ser um suporte que abarca diversos gêneros textuais, além de apresentar informações sobre questões contemporâneas. A partir de leituras, debates e análise crítica das informações jornalísticas, foi possível trabalhar as ideologias dos discursos midiáticos. Destarte, este trabalho convida a comunidade docente, bem como a sociedade em geral, a refletir sobre a inserção de instrumentos de comunicação no espaço escolar como acréscimo à limitação dos textos do livro didático, intervindo na rotina da sala de aula.Palavras chave: Ideologias, jornal impresso, leitor crítico.Áreas temáticas: Educação e comunicação.Universidade Federal de Viçosa2015-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/99510.21284/elo.v2i1.16Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 2 No. 1 (2013): JulhoRevista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 2 Núm. 1 (2013): JulhoRevista ELO – Diálogos em Extensão; v. 2 n. 1 (2013): Julho2317-54512317-191X10.21284/elo.v2i1reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/995/544Copyright (c) 2015 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Luciana de Carvalho2018-11-28T17:36:34Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/995Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2018-11-28T17:36:34Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico |
title |
O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico |
spellingShingle |
O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico Medeiros, Luciana de Carvalho |
title_short |
O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico |
title_full |
O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico |
title_fullStr |
O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico |
title_full_unstemmed |
O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico |
title_sort |
O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico |
author |
Medeiros, Luciana de Carvalho |
author_facet |
Medeiros, Luciana de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Luciana de Carvalho |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa turma de Ensino Médio de uma escola periférica da cidade de Viçosa-MG. Tornou-se relevante repensar novas estratégias para instigar os estudantes a ler mais e a buscar mais informações, uma vez que notava- se pouca informatividade nas redações dos discentes e pouca desenvoltura dos mesmos em captar informações, até mesmo explícitas na superfície textual ou expostas por meio de paráfrases. O jornal foi escolhido como instrumento didático por este ser um suporte que abarca diversos gêneros textuais, além de apresentar informações sobre questões contemporâneas. A partir de leituras, debates e análise crítica das informações jornalísticas, foi possível trabalhar as ideologias dos discursos midiáticos. Destarte, este trabalho convida a comunidade docente, bem como a sociedade em geral, a refletir sobre a inserção de instrumentos de comunicação no espaço escolar como acréscimo à limitação dos textos do livro didático, intervindo na rotina da sala de aula.Palavras chave: Ideologias, jornal impresso, leitor crítico.Áreas temáticas: Educação e comunicação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/995 10.21284/elo.v2i1.16 |
url |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/995 |
identifier_str_mv |
10.21284/elo.v2i1.16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/995/544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista ELO – Diálogos em Extensão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista ELO – Diálogos em Extensão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 2 No. 1 (2013): Julho Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Julho Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 2 n. 1 (2013): Julho 2317-5451 2317-191X 10.21284/elo.v2i1 reponame:Elo (Viçosa, Online) instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
Elo (Viçosa, Online) |
collection |
Elo (Viçosa, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
elo@ufv.br |
_version_ |
1803387498487873536 |