Os efeitos do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na realidade das escolas de Teófilo Otoni nas perspectivas dos atores envolvidos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/82f1b039-db88-47c3-87b4-b0ad21be63a1 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade analisar os efeitos do ranking do Enem na prática pedagógica e no currículo escolar do ensino médio nas escolas públicas estaduais do município de Teófilo Otoni, no estado de Minas Gerais a partir da percepção dos atores envolvidos (docentes e gestores) no ano 2016. Como objetivos específicos foram analisadas as políticas educacionais na contemporaneidade; as diretrizes do ensino médio e o papel do Enem no cumprimento dessas diretrizes. Foram também identificados os efeitos do Enem na realidade do ensino médio das escolas a partir da percepção dos docentes e gestores das escolas públicas de Teófilo Otoni, a partir da criação desse exame. Para atender aos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir dos estudos divulgados sobre o tema, análise documental da legislação pertinente e das principais orientações emanadas do Ministério da Educação acerca desse exame e pesquisa de campo nas escolas do município. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores e aplicados vinte e três questionários para os docentes das escolas: Coqueiros, Urucuia, Santana e São Jorge. Os dados revelaram que o ranqueamento das escolas está provocando uma alteração das práticas escolares com vistas a se situarem em posição melhor na divulgação do próximo ranqueamento. Mostraram, também, a existência de competição entre escolas e o estreitamento curricular, uma vez que as ações de sala de aula são planejadas com ênfase em projetos de revisão de conteúdos com o objetivo de preparar o estudante apenas para se sair bem na prova. Revelaram, igualmente, que as escolas vêm criando um currículo informal voltado especialmente para preparar os estudantes para obterem bons resultados no Enem deixando de lado o objetivo principal do currículo que é a formação humana e a qualidade do ensino. Isso porque os resultados desse exame têm provocado alterações na rotina das escolas por meio da adequação do currículo e das práticas pedagógicas atreladas a esses resultados. |
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Rosa, Jose GasparBarros, Geórgia FernandesAlmeida, Ivana CarneiroSouza, Marcio Coutinho deUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Souza, Marcio Coutinho de2018-05-15T18:53:23Z2018-05-15T18:53:23Z20162016-10-21ROSA, Jose Gaspar. Os efeitos do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na realidade das escolas de Teófilo Otoni nas perspectivas dos atores envolvidos. 2016. 117 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2016.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/82f1b039-db88-47c3-87b4-b0ad21be63a1O presente trabalho tem como finalidade analisar os efeitos do ranking do Enem na prática pedagógica e no currículo escolar do ensino médio nas escolas públicas estaduais do município de Teófilo Otoni, no estado de Minas Gerais a partir da percepção dos atores envolvidos (docentes e gestores) no ano 2016. Como objetivos específicos foram analisadas as políticas educacionais na contemporaneidade; as diretrizes do ensino médio e o papel do Enem no cumprimento dessas diretrizes. Foram também identificados os efeitos do Enem na realidade do ensino médio das escolas a partir da percepção dos docentes e gestores das escolas públicas de Teófilo Otoni, a partir da criação desse exame. Para atender aos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir dos estudos divulgados sobre o tema, análise documental da legislação pertinente e das principais orientações emanadas do Ministério da Educação acerca desse exame e pesquisa de campo nas escolas do município. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores e aplicados vinte e três questionários para os docentes das escolas: Coqueiros, Urucuia, Santana e São Jorge. Os dados revelaram que o ranqueamento das escolas está provocando uma alteração das práticas escolares com vistas a se situarem em posição melhor na divulgação do próximo ranqueamento. Mostraram, também, a existência de competição entre escolas e o estreitamento curricular, uma vez que as ações de sala de aula são planejadas com ênfase em projetos de revisão de conteúdos com o objetivo de preparar o estudante apenas para se sair bem na prova. Revelaram, igualmente, que as escolas vêm criando um currículo informal voltado especialmente para preparar os estudantes para obterem bons resultados no Enem deixando de lado o objetivo principal do currículo que é a formação humana e a qualidade do ensino. Isso porque os resultados desse exame têm provocado alterações na rotina das escolas por meio da adequação do currículo e das práticas pedagógicas atreladas a esses resultados.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Saúde e Sociedade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016.The present project intend to analyze the effects of the Enem ranking on pedagogical practices and also on educational curriculum of the publics high schools of the city of Teofilo Otoni, in Minas Gerais state, by the feelings of the (teachers and managers) in the year 2016. As the main objective were analyzed the current educational policies, the guidelines of high school education, and the influence of Enem on the achievement of what was proposed. The effects of Enem into the reality of the public high schools of the city were identified by the feelings of teachers and managers. To achieve the proposed goals, a bibliographic research were done involving the studies about this theme, the main guidelines published by the Education Ministry, the analyze of relevant legislation and also field research on the schools. The field research has been based on semi-structured interview with four managers, and the application of twenty three quizzes for the teachers of the schools: Coqueiros, Urucuia, Santana and São Jorge. The data revealed that the schools practices have been changing in an act tolook for better positions on the Enem ranking. They also showed the crescent competition between the schools and the intake of the curriculum once the acts on class are planed just to prepare the students for the test. This situation ends up creating a non-formal curriculum once the main objective of the institutions became a better position, leaving apart the most important value of public education, the human formation and quality of education.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessOs efeitos do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na realidade das escolas de Teófilo Otoni nas perspectivas dos atores envolvidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnemEnsino médioRanqueamentoHigh schoolRankingreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILjose_gaspar_rosa.pdf.jpgjose_gaspar_rosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2673https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/49289a3f-6201-43fe-86c3-8254dea78663/download1a19bee317a52ddb4dddd9a1374ad2a0MD57falseAnonymousREADORIGINALjose_gaspar_rosa.pdfjose_gaspar_rosa.pdfapplication/pdf944028https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/1a04a14e-b88e-431c-9278-ebec2cf151a2/download91b27d128ff9013b6aae81db12dcbaa0MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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