An?lise do servi?o de tele-estomatologia no Vale do Jequitinhonha durante a pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3008 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento do servi?o de tele-estomatologia ofertado em um centro de ensino da regi?o sudeste do Brasil, na cidade de Diamantina, durante a pandemia da COVID-19. Ainda, realizar uma an?lise socioespacial e epidemiol?gica, para elucidar e caracterizar a popula??o que usufruiu do servi?o de tele-estomatologia. Trata-se de um estudo de cunho transversal realizado durante o per?odo de mar?o de 2020 a novembro de 2021. O estudo foi conduzido a partir da an?lise do servi?o de tele-estomatologia oferecido pela cl?nica de estomatologia por meio do aplicativo WhatsApp?. Informa??es cl?nicas e demogr?ficas dos pacientes e dos profissionais solicitantes foram coletadas. Todos os casos foram analisados por um profissional capacitado na ?rea de estomatologia. O geoprocessamento dos munic?pios foi realizado pelo pacote estat?stico QGIS? para Windows?. A dist?ncia em quil?metros (Km) dos munic?pios at? a cidade de Diamantina foi obtida pelo uso do aplicativo Google Maps?. As an?lises dos dados foram feitas com o Microsoft Excel? e os resultados apresentados pela estat?stica descritiva. Durante o per?odo do estudo 189 solicita??es ao servi?o foram registradas. Dessas, 129 foram realizadas por profissionais de sa?de, sendo principalmente cirurgi?es-dentistas (n=94, 72,9%), os quais solicitaram agendamentos dos pacientes (n=100, 77,5%), teleinterconsultas (n=15, 11,6%) e teleorienta??o (n=11, 8,5%). As principais recomenda??es da tele-estomatologia foram bi?psia incisonal (n=55, 28,4%), excisional (n=42, 21,7%) e tratamento medicamentoso (n=37, 19,1%). Desordens Orais Potencialmente Malignas (DOPM)/neoplasias malignas (n=22, 23,0%), processos proliferativos n?o-neopl?sicos (n=17, 17,9%) e doen?as de gl?ndulas salivares (n=16, 16,9%) foram os diagn?sticos mais comuns. Al?m disso, 21 casos (11,1%) n?o necessitaram de atendimento presencial e a dist?ncia m?dia dos munic?pios ao servi?o foi de 186 km. Os pacientes do estudo foram oriundos de 34 munic?pios do estado de Minas Gerais. Estes resultados mostraram que a tele-estomatologia promove um melhor suporte para os profissionais de sa?de, como forma de contribuir no diagn?stico e manejo de les?es orais. |
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Gon?alves, Mois?s Willian AparecidoMesquita, Ana Terezinha MarquesRamos Jorge, Maria Let?ciaLe?n, Jorge EsquicheSantos, C?ssio Roberto Rocha dosUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Mesquita, Ana Terezinha Marques2022-09-26T21:13:19Z2022-09-26T21:13:19Z20222022-02-24GON?ALVES, Mois?s Willian Aparecido. An?lise do servi?o de tele-estomatologia no Vale do Jequitinhonha durante a pandemia da COVID-19. 2022. 71 p. Disserta??o (Mestrado em Odontologia) ? Programa de P?s-Gradua??o em Odontologia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2022.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3008O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento do servi?o de tele-estomatologia ofertado em um centro de ensino da regi?o sudeste do Brasil, na cidade de Diamantina, durante a pandemia da COVID-19. Ainda, realizar uma an?lise socioespacial e epidemiol?gica, para elucidar e caracterizar a popula??o que usufruiu do servi?o de tele-estomatologia. Trata-se de um estudo de cunho transversal realizado durante o per?odo de mar?o de 2020 a novembro de 2021. O estudo foi conduzido a partir da an?lise do servi?o de tele-estomatologia oferecido pela cl?nica de estomatologia por meio do aplicativo WhatsApp?. Informa??es cl?nicas e demogr?ficas dos pacientes e dos profissionais solicitantes foram coletadas. Todos os casos foram analisados por um profissional capacitado na ?rea de estomatologia. O geoprocessamento dos munic?pios foi realizado pelo pacote estat?stico QGIS? para Windows?. A dist?ncia em quil?metros (Km) dos munic?pios at? a cidade de Diamantina foi obtida pelo uso do aplicativo Google Maps?. As an?lises dos dados foram feitas com o Microsoft Excel? e os resultados apresentados pela estat?stica descritiva. Durante o per?odo do estudo 189 solicita??es ao servi?o foram registradas. 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Clinical and demographic information on patients and requesting professionals was collected. All cases were analyzed by a trained professional in the stomatology area. The geoprocessing of the municipalities was performed using the statistical package QGIS? for Windows?. The distance in kilometers (Km) from the municipalities to the city of Diamantina was obtained using the Google Maps? application. Data analyzes were performed using Microsoft Excel? and the results were presented using descriptive statistics. During the study period, 189 service requests were registered. Of these, 129 were health professionals, mainly dentists (n=94, 72.9%), who requested patient appointments (n=100, 77.5%), tele-interconsults (n=15, 11 .6%) and remote orientation (n=11, 8.5%). The main tele(oral)medicine recommendations were incisional biopsy (n=55, 28.4%), excisional biopsy (n=42, 21.7%) and drug treatment (n=37, 19.1%). Potentially Malignant Oral Disorders (PMOD)/malignant neoplasms (n=22, 23.0%), non-neoplastic proliferative processes (n=17, 17.9%) and salivary gland diseases (n=16, 16.9%) were the most frequent diagnoses. In addition, 21 cases (11.1%) did not require a face-to-face appointment and the average distance between the municipalities was 186 km from the service. The patients came from 34 municipalities in the state of Minas Gerais. These results showed that tele(oral)medicine promotes better support for health professionals, as a way of contributing to the diagnosis and management of oral lesions.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAn?lise do servi?o de tele-estomatologia no Vale do Jequitinhonha durante a pandemia da COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTele-estomatologiaTelediagn?sticoEpidemiologiaEstomatologiaCOVID-19TeleconsultationTelepathologyEpidemiologyOral pathologyreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTmoises_willian_aparecido_goncalves.pdf.txtmoises_willian_aparecido_goncalves.pdf.txtExtracted texttext/plain122201http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3008/6/moises_willian_aparecido_goncalves.pdf.txt11015fea10f274cb6d9342df20d48a6eMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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