O papel dos Centros Municipais de Educação Infantil na identificação precoce de sinais do transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alyne de Jesus Moreira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/448d1ea8-234c-4ddb-a83f-d6a02fa8cb3b
Resumo: A identificação precoce de transtornos infantis, especialmente em idade pré-escolar é, em muitos casos, fator primordial para o sucesso do tratamento. No caso do Transtorno do Espectro Autista - TEA, distúrbio que compromete três principais áreas do desenvolvimento humano: interação social, comportamento e comunicação é fundamental que a identificação se dê o mais cedo, sendo possível que ocorra ainda nos primeiros meses de vida. Quanto mais se conhecer do transtorno e mais cedo identificá-lo, mais estratégias de intervenção serão criadas. O trabalho desenvolvido visa agregar ao trabalho do (a) professor (a) de creches esta identificação, uma vez que a tendência atual é de que as crianças sejam educadas nesses espaços escolares ainda antes do primeiro ano de vida. O objetivo geral da pesquisa é compreender se os CMEIs da sede do Município de Diamantina/MG e seus professores desenvolvem alguma ação capaz de identificar precocemente nas crianças traços do Transtorno do Espectro Autista, ainda não diagnosticado. No que tange aos objetivos específicos, estes se atêm em analisar o perfil e o trabalho dos professores nos CMEIs pesquisados, identificar quais os conceitos e informações estes professores possuem sobre os traços do TEA e sua identificação precoce, além de analisar se os CMEIs possuem alguma ação voltada para o trabalho com crianças portadoras do Transtorno. Neste sentido, a pesquisa foi desenvolvida junto aos segmentos: Maternal I, II e III de três CMEIs presentes no Município de Diamantina/MG com a seguinte problematização: o CMEI pode constituir-se um meio capaz de identificar sinais precoces do TEA? A pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semi-estruturada e foi baseada na teoria da análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011). Os resultados do estudo evidenciaram que o CMEI pode sim se constituir em um espaço capaz de identificar traços precoces do transtorno autístico. Contudo, avaliou-se necessário a realização de projetos voltados para o preparo e a capacitação dos professores, de oferta de cursos relacionados às fases de desenvolvimento da criança e de orientação acerca dos caminhos a serem percorridos desde a identificação de traços do autismo até o encaminhamento da criança aos profissionais responsáveis.
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spelling Silva, Alyne de Jesus Moreira daOliveira, Wellington deMiranda, João Luiz deSantos, Wéllia PimentelUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Oliveira, Wellington de2018-12-12T16:22:59Z2018-12-12T16:22:59Z20182018-09-13SILVA, Alyne de Jesus Moreira da. O papel dos Centros Municipais de Educação Infantil na identificação precoce de sinais do transtorno do espectro autista. 2018. 133 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/448d1ea8-234c-4ddb-a83f-d6a02fa8cb3bA identificação precoce de transtornos infantis, especialmente em idade pré-escolar é, em muitos casos, fator primordial para o sucesso do tratamento. No caso do Transtorno do Espectro Autista - TEA, distúrbio que compromete três principais áreas do desenvolvimento humano: interação social, comportamento e comunicação é fundamental que a identificação se dê o mais cedo, sendo possível que ocorra ainda nos primeiros meses de vida. Quanto mais se conhecer do transtorno e mais cedo identificá-lo, mais estratégias de intervenção serão criadas. O trabalho desenvolvido visa agregar ao trabalho do (a) professor (a) de creches esta identificação, uma vez que a tendência atual é de que as crianças sejam educadas nesses espaços escolares ainda antes do primeiro ano de vida. O objetivo geral da pesquisa é compreender se os CMEIs da sede do Município de Diamantina/MG e seus professores desenvolvem alguma ação capaz de identificar precocemente nas crianças traços do Transtorno do Espectro Autista, ainda não diagnosticado. No que tange aos objetivos específicos, estes se atêm em analisar o perfil e o trabalho dos professores nos CMEIs pesquisados, identificar quais os conceitos e informações estes professores possuem sobre os traços do TEA e sua identificação precoce, além de analisar se os CMEIs possuem alguma ação voltada para o trabalho com crianças portadoras do Transtorno. Neste sentido, a pesquisa foi desenvolvida junto aos segmentos: Maternal I, II e III de três CMEIs presentes no Município de Diamantina/MG com a seguinte problematização: o CMEI pode constituir-se um meio capaz de identificar sinais precoces do TEA? A pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semi-estruturada e foi baseada na teoria da análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011). Os resultados do estudo evidenciaram que o CMEI pode sim se constituir em um espaço capaz de identificar traços precoces do transtorno autístico. Contudo, avaliou-se necessário a realização de projetos voltados para o preparo e a capacitação dos professores, de oferta de cursos relacionados às fases de desenvolvimento da criança e de orientação acerca dos caminhos a serem percorridos desde a identificação de traços do autismo até o encaminhamento da criança aos profissionais responsáveis.Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.Early identification of childhood disorders, especially preschoolers is often a key factor in the success of treatment. In the case of Autistic Spectrum Disorder - ASD, a disorder that compromises three main areas of human development: social interaction, behavior and communication, it is essential that identification be given as early as possible, and may occur even in the first months of life. The more you become aware of the disorder and the sooner you identify it, the more intervention strategies will be created. The objective of this research is to add to the work of this kindergarten teacher, since the current tendency is for the children to be educated in these school spaces even before the first year of life. The general objective of the research is to understand if the CMEIs of the Municipality of Diamantina / MG and their teachers develop some action capable of identifying in early children traces of Autism Spectrum Disorder, as yet undiagnosed. Regarding the specific objectives, the students focus on analyzing the profile and the work of the teachers in the CMEIs researched, identifying what concepts and information these teachers have about the traits of the ASD and its early identification, as well as analyzing if the CMEIs have any action aimed at working with children with the disorder. In this sense, the research was developed with the following segments: Maternal I, II and III of three CMEIs present in the municipality of Diamantina / MG with the following problematization: can the CMEI be a means capable of identifying early signs of ASD? The research was carried out with the application of semi-structured interview and it was based on the theory of content analysis, from the perspective of Bardin (2011). The results of the study showed that the CMEI may constitute a space capable of identifying early traits of autistic disorder. However, it was considered necessary to carry out projects focused in the preparation and training of teachers, offering courses related to the developmental phases of the child and guidance on the paths to be traveled from the identification traits of autism to forwarding of the professionals responsibles.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO papel dos Centros Municipais de Educação Infantil na identificação precoce de sinais do transtorno do espectro autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTranstornoAutismoIdentificação precoceIntervenção precoceEducação InfantilDisorderAutismEarly identificationEarly interventionChild educationreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILalyne_jesus_moreira_silva.pdf.jpgalyne_jesus_moreira_silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3266https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/d8c3c557-f62a-4785-8ab3-510febf072b1/download5f638d2919bf06384c8bf9d4cc83ed1bMD57falseAnonymousREADORIGINALalyne_jesus_moreira_silva.pdfalyne_jesus_moreira_silva.pdfapplication/pdf6909339https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/6b0a8589-e3b6-477a-ae9c-75795a787c92/download5d469a2bdcaed3b15dea856c344fef0cMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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