Compreensão dos fatores que motivam os motociclistas a se exporem aos riscos de acidentes no trânsito
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/e521298c-a52d-4725-b27e-f85ff97eab01 |
Resumo: | Área de concentração: Promoção da saúde, prevenção e controle de doenças. |
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Santos, Fábio de JesusMorais, Rosane Luzia de SouzaPaes, Silvia ReginaLessa, Angelina do CarmoAlcantara, Marcus Alessandro dePaes, Silvia ReginaUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Morais, Rosane Luzia de Souza2017-03-06T11:42:59Z2017-03-06T11:42:59Z20162016-08-18SANTOS, Fábio de Jesus. Compreensão dos fatores que motivam os motociclistas a se exporem aos riscos de acidentes no trânsito. 2016. 93 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2016.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/e521298c-a52d-4725-b27e-f85ff97eab01Área de concentração: Promoção da saúde, prevenção e controle de doenças.Aproximadamente 1,24 milhões de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito em todo o mundo, sendo que 23% destas mortes ocorrem com os motociclistas e entre 20 e 50 milhões sofrem traumatismos não fatais. O Brasil é o quinto país no mundo em número de mortes por acidentes de trânsito, sendo que entre os anos de 1996 a 2009 a taxa de mortalidade por acidente de motocicletas aumentou em 800%. Este estudo objetivou identificar e compreender os fatores que motivam os motociclistas a escolherem a motocicleta como um meio de transporte, verificar se eles percebem o risco ao conduzir uma motocicleta, identificar possíveis comportamentos inseguros e conhecer atitudes de prevenção de acidentes praticadas por eles. Optou por um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, desenvolvido com os motociclistas vítimas de acidentes de trânsito que deram entrada no centro cirúrgico do Hospital João XXIII, localizado na cidade de Belo Horizonte/MG, no mês de março de 2016. O método de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, gravada na forma de áudio, com posterior transcrição. Os documentos foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo por categoria temática. Dos 15 motociclistas, todos eram homens, sendo a média de idade igual a 26,9 anos. Os fatores motivacionais revelados foram: o ganho no tempo, a economia proporcionada pelo veículo, o gosto pela motocicleta, o fato de ser um veículo mais rápido, a praticidade, a agilidade, o fato de ser mais barato, a situação de que a condição financeira é de ter uma moto e a situação de ser o único veículo disponível no momento para uso do sujeito. Os motociclistas perceberam o risco a que estão expostos, porém apresentaram esta percepção com enfoques diferentes, como a percepção clara do risco, o risco relacionado a terceiros, relacionado ao condutor, associado à exposição corporal, o risco contínuo e também o risco direto não percebido pelo motociclista. Os comportamentos inseguros foram: falta de atenção, alta velocidade, andar no corredor, pressa demais, ultrapassagem perigosa, costurar no trânsito, agir por impulso, uso de bebida alcoólica, conduzir sem condições alimentares e exibicionismo. As atitudes de prevenção de acidentes reveladas foram: prestar atenção, andar devagar, respeito às sinalizações, não realizar manobras perigosas no trânsito, realizar manutenção contínua da motocicleta, manter distância entre veículos, utilizar seta adequadamente e sair de casa mais cedo. Entende-se que a motivação pode ser criada ao longo da vivência dos motociclistas que são estimulados por questões sociais e culturais. No contexto atual observa-se que o meio de produção capitalista age influenciando e/ou determinando o modo de vida das pessoas. A pesquisa revelou a relação do uso da motocicleta com as necessidades trabalhistas. A hospitalização dos motociclistas não demonstrou ser uma condição que limitasse as respostas deles em prol dos objetivos investigados. Os resultados encontrados foram semelhantes a alguns estudos realizados no Brasil, porém destaca-se a relação entre o fator tempo e o aspecto financeiro como um conjunto quase que obrigatório para o motociclista na escolha do meio de transporte.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016.About 1,240,000 people die every year in traffic accidents in the world, with 23% of these deaths occur with motorcyclists and between 20 and 50,000,000 suffer non-fatal injuries. The Brazil is the fifth country in the world in number of deaths from traffic accidents, and between the years of 1996 to 2009 accident mortality rate of motorcycles increased by 800%. This study aimed to identify and understand the factors that motivate the bikers to choose the motorcycle as a means of transport, check if they perceive the risk while driving a motorcycle, identify potential unsafe behavior and meet accident prevention attitudes practiced by them. Opted for a qualitative study of case study type, developed with the biker’s victims of traffic accidents who checked in the operating room of the John XXIII Hospital, located in the city of Belo Horizonte/MG, in the month of March 2016. The method of data collection was the semi-structured interview, recorded in the form of audio, with subsequent transcription. The documents were analyzed from the perspective of content analysis by thematic category. Of the 15 riders, all were men, the median age being equal to 26.9 years. The motivational factors revealed were: the gain in time, the economy provided by the vehicle, the taste for motorcycles, the fact of being a vehicle faster, practicality, agility, being cheaper, the situation of the financial condition is to have a motorcycle and the situation to be the only vehicle available at the time for use of the subject. Motorcyclists realized the risk to which they are exposed, but presented this perception with different approaches, as the clear perception of risk, the risk related to third parties, related the driver associated with the display, continuous risk and also the direct risk is not perceived by the biker. Unsafe behaviors were: lack of attention, high speed, walking in the hallway, in a flash, dangerous overtaking, sew in traffic, acting on impulse, use of alcohol, driving while impaired and exhibitionism. The attitudes of accident prevention revealed were: pay attention, walk slowly, about the signs, not perform dangerous maneuvers in traffic, perform ongoing maintenance of motorcycle, maintaining distance between vehicles, use arrow keys properly and leave home early. It is understood that motivation can be created along the experience of riders that are stimulated by social and cultural issues. In the current context it is observed that the means of capitalist production acts influencing and/or determining the way of life of the people. The survey found the use of the motorcycle with the labor needs. The hospitalization of riders not shown to be a condition that limited their responses for the investigated. The results were similar to some studies conducted in Brazil, but the relationship between the time factor and the financial aspect as a set almost mandatory for the biker in the choice of means of transport.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessCompreensão dos fatores que motivam os motociclistas a se exporem aos riscos de acidentes no trânsitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAcidentes de trânsitoMotocicletasConhecimentos, atitudes e prática em saúdeAccidents, trafficMotorcyclesHealth knowledge, Attitudes, practicereponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILfabio_jesus_santos.pdf.jpgfabio_jesus_santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3678https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/79323e1c-88a2-4933-838f-dfd026ba9710/downloadde4bda224f636799ac78b4c814473854MD57falseAnonymousREADORIGINALfabio_jesus_santos.pdffabio_jesus_santos.pdfapplication/pdf2424769https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/977e834e-e75b-4192-8021-aace88ae8395/download269d705172be6f1ae7d5fa65bc1bd100MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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