O povo Xacriabá: luta, história, mito e literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Gilmara Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/aeaa9262-f66a-4fa4-96ae-ca5c24388a7c
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo contextualizar a história de lutas e conquistas dos povos indígenas no Brasil e, em especial, dos Xacriabá. O interesse em compreender os povos Xacriabá, situados em São João das Missões – Norte de Minas Gerais – Brasil, é pertinente, visto que, ao tecermos considerações da esfera macro (indígenas no Brasil) para a micro (indígenas em Minas Gerais), conseguimos compreender os desafios pelos quais eles passaram. Desse modo, tendo em vista que os Xacriabá possuem uma rica literatura materializada na escrita, cujas obras de autoria coletiva permitem entrever os embates históricos e a produção de mitos, pode-se perceber como estes sujeitos lidaram com o processo escolar. Nesse sentido, busca-se, também, através da análise de duas obras literárias escritas em língua portuguesa: O tempo passa e a história fica (1997) e Com os mais velhos (2005), i) identificar como os Xacriabá incorporam o discurso mítico dentro da aldeia e fora dela; ii) entender como esses índios se apresentam socialmente por meio da obra literária e do mito; e iii) compreender o mito estudado sob as classificações metamórficas, uma vez que se detectou, na constituição das narrativas, o processo de metamorfose. Com base nisso, ao final, torna-se possível analisar o mito da Onça Iaiá Cabocla, considerada o principal ser mítico pelos Xacriabá.
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O interesse em compreender os povos Xacriabá, situados em São João das Missões – Norte de Minas Gerais – Brasil, é pertinente, visto que, ao tecermos considerações da esfera macro (indígenas no Brasil) para a micro (indígenas em Minas Gerais), conseguimos compreender os desafios pelos quais eles passaram. Desse modo, tendo em vista que os Xacriabá possuem uma rica literatura materializada na escrita, cujas obras de autoria coletiva permitem entrever os embates históricos e a produção de mitos, pode-se perceber como estes sujeitos lidaram com o processo escolar. Nesse sentido, busca-se, também, através da análise de duas obras literárias escritas em língua portuguesa: O tempo passa e a história fica (1997) e Com os mais velhos (2005), i) identificar como os Xacriabá incorporam o discurso mítico dentro da aldeia e fora dela; ii) entender como esses índios se apresentam socialmente por meio da obra literária e do mito; e iii) compreender o mito estudado sob as classificações metamórficas, uma vez que se detectou, na constituição das narrativas, o processo de metamorfose. Com base nisso, ao final, torna-se possível analisar o mito da Onça Iaiá Cabocla, considerada o principal ser mítico pelos Xacriabá.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016.This study aims to contextualize the story of struggles and achievements of indigenous peoples in Brazil, in particular the Xacriabá people's story. The interest in understanding the Xacriabá people, located in São João das Missões – North of Minas Gerais – Brazil, is relevant because we can understand the challenges by which they have been through, when we make considerations which go from the macro sphere (indigenous in Brazil) to the micro (indigenous in Minas Gerais). Thus, given that the Xacriabá people have a rich literature materialized in writing, whose works of collective authorship allow a glimpse of the historical conflits and the production of myths, it is possible to see how these people dealt with the school process. In this sense, through the analysis of two literary works written in Portuguese, O tempo passa e a história fica (1997) and Com os mais velhos (2005), the aim is also i) identify how the Xacriabá people embody the mythic discourse within the village and beyond; ii) understand how these Indians present themselves socially through the literary works and through the myth; and iii) understand the myth which was studied under the metamorphic classifications, once it was detected, in the constitution of the narratives, the process of metamorphosis. Based on that, at the end, it becomes possible to analyze the myth of Onça Iaiá Cabocla, considered the main mythical being by the Xacriabá people.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO povo Xacriabá: luta, história, mito e literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPovos XacriabáHistóriaLiteratura indígenaMitoMetamorfoseXacriabá peopleHistoryIndigenous literatureMythMetamorphosisreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILgilmara_maria_rodrigues_casagrande.pdf.jpggilmara_maria_rodrigues_casagrande.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2498https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/552456a1-9e8f-452b-9c6b-825c3439a946/downloada5689d5d16502b3bc6237e722d48ebfdMD57falseAnonymousREADORIGINALgilmara_maria_rodrigues_casagrande.pdfgilmara_maria_rodrigues_casagrande.pdfapplication/pdf1282290https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/049546f2-4116-4222-a0a5-9abaed9e2b52/download62d40f50c9cab3d88d1cb6e8a793c3f1MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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