Sentidos da Festa de Santa’Ana do Inhaí (MG): uma análise fenomenológica
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
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Resumo: | Em todas as partes que compõem a obra, consta o título: "Sentidos da Festa de Sant’Ana do Inhaí (MG): uma análise fenomenológica". |
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Morais, Ingrid Priscila Alves deLeite, Roberta VasconcelosGaspar, Yuri EliasPalhares, Virgínia de LimaPádua, Letícia Carolina TeixeiraUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Leite, Roberta Vasconcelos2021-11-09T19:36:11Z2021-11-09T19:36:11Z20212021-05-17MORAIS, Ingrid Priscila Alves de. Sentidos da Festa de Santa’Ana do Inhaí (MG): uma análise fenomenológica. 2021. 90 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Humanas) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2021.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/5b6d9603-e850-4b7c-ae9e-2158a39dc75eEm todas as partes que compõem a obra, consta o título: "Sentidos da Festa de Sant’Ana do Inhaí (MG): uma análise fenomenológica".Estudos que abordam a cultura e a religiosidade popular de comunidades rurais podem desvelar como tais fenômenos entrelaçam-se de modo único e potente, permitindo compreender melhor como parte da população brasileira vive. Neste trabalho, objetivamos investigar os sentidos da festa de Sant’Ana do Inhaí (Distrito de Diamantina/MG) para sujeitos da experiência. Na atenção a diferentes modalidades de sentido (de pertencimento, relacionais, religiosos, econômicos), o intuito é delimitar elementos essenciais da festa para essa comunidade rural. De modo a aprender nuances das múltiplas vivências implicadas na festa enquanto fenômeno, adotamos a Fenomenologia Clássica (Husserl, Stein e Ales Bello) como referencial teórico-metodológico. Temas fundamentais para a pesquisa são desenvolvidos no referencial adotado: elementos essenciais das festas tradicionais; as relações entre tempo sagrado e tempo profano, espaço sagrado e espaço profano; as vinculações entre experiência religiosa e devoção a santos no catolicismo popular brasileiro; as especificidades das vivências comunitárias e das comunidades religiosas. Para a coleta de dados, realizamos pesquisa de campo no Inhaí durante e após as celebrações em homenagem a Sant’Ana no ano de 2019. Selecionamos intencionalmente sete sujeitos que compartilharam conosco suas vivências em relação à festa, alguns de forma presencial e outros de forma virtual. Colhemos relatos que foram transcritos, textualizados e analisados fenomenologicamente segundo as diretrizes de Van der Leeuw. Com esse método de análise, buscamos identificar especificidades das elaborações pessoais e captar elementos compartilhados, tendo como meta delinear como a comunidade do Inhaí vive a festa de Sant’Ana de modo típico. Sendo a pesquisa focada nas elaborações dos sujeitos da experiência, optamos, neste trabalho, por apresenta-las antes dos diálogos teóricos, de modo a valorizar os resultados da pesquisa. Essas elaborações versam sobre sentidos da festa que indicam especificidades de vivências temporais, espaciais, religiosas, comunitárias e de pertencimento. A festa suscita a vivência de um tempo forte e a elaboração sobre as distinções entre o antigamente e o agora, entre o espaço sagrado da fé e o espaço profano da rua. Alguns exaltam a expansão das atrações profanas atraem um público maior de jovens e movimentam a economia local. Outros lamentam o esvaziamento do espaço sagrado e temem pela continuidade da festa se ela perder seu ponto maior. Mesmo divergindo diante dessa tensão em relação ao modo como a festa se divide, devotos e não devotos reconhecem a centralidade de Sant’Ana na constituição da festa, bem como enfatizam o quanto festejar é ocasião de encontros e reencontros. Nos diversos modos de elaborar sentidos da festa, aparece como participar dela se enraíza em participar da comunidade. Na discussão dos resultados com produções sobre outras festas religiosas mineiras, observamos como as relações das múltiplas vivências implicadas em celebrações populares se mostram semelhantes, com um aspecto de resistência enquanto manifestação cultural. Conclui-se que os vários sentidos apreendidos apontam para a festa como vivência de re-união comunitária. Nas diferentes compreensões que diferentes miradas sobre a festa nos permitiram alcançar, colhemos um fio que perpassa, entrelaça, agrega: re-unir em festa é afirmar a comum-unidade.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2021.Studies that address popular culture and religiosity of rural communities can reveal how these phenomena intertwine in a unique and powerful way, allowing a better understanding of how part of the Brazilian population lives. In this research, we aimed to investigate the senses of the Sant'Ana do Inhaí religious festival (Diamantina District / Minas Gerais) in the perspectives of the subjects of the experience. In attention to different modalities of meaning (such as belonging, relational, religious, economic), the aim is to delimit essential elements of the party for this rural community. In order to learn nuances of the multiple experiences involved in the festivity as a phenomenon, we adopted Classical Phenomenology (Husserl, Stein and Ales Bello) as a theoretical-methodological framework. Fundamental themes for research are developed in the framework adopted: essential elements of traditional festivals; the relationship between sacred time and profane time, sacred space and profane space; the links between religious experience and devotion to saints in Brazilian popular Catholicism; the community experiences and religious communities specificities. For data collection, we conducted a field research in Inhaí during and after the celebrations in honor of Sant'Ana in 2019. We intentionally selected seven subjects who shared their experiences with us regarding the party, some in person and others in a virtual way. We collected reports that were transcribed, textualized and analyzed phenomenologically according to the guidelines of Van der Leeuw. With this method of analysis, we sought to identify specifics of personal elaborations and capture shared elements, with the goal of outlining how the community of Inhaí experiences the Sant'Ana festival in a typical way. Since the research is focused on the elaborations of the subjects’ experience, we chose, in this research, to present them before the theoretical dialogues, in order to increase the value of research results. These elaborations deal with the meanings of the festivity that indicate specificities of temporal, spatial, religious, community and belonging experiences. The festivities elicit the experience of a strong time and the elaboration on the distinctions between the old and the now, between faith sacred space and the street profane space. Some extol the expansion of profane attractions that gather a larger audience of young people and boost the local economy. Others regret the emptying of the sacred space and fear for the continuity of the party if it loses its main point. Even though they diverge in the face of this tension in relation to the way the party is divided, devotees and non-devotees recognize the centrality of Sant'Ana in the festivity constitution, as well as emphasize how much celebrating is an occasion for meetings and reunions. In the different ways of elaborating the senses of the festival, it appears as participating in it and takes root in participating in the community.In the discussion of the results with productions about other religious festivals in Minas Gerais, we observed how the relationships between the multiple experiences involved in popular celebrations are similar, with an aspect of resistance as a cultural manifestation. It was concluded that the various senses apprehended point to the party as an experience of community re-union. In the different understandings that different perspectives on the party have allowed us to achieve, we have collected a thread that runs through, interweaves, aggregates: to re-unite in a party is to affirm common unity (community).porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessSentidos da Festa de Santa’Ana do Inhaí (MG): uma análise fenomenológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFesta religiosaFenomenologiaComunidadeReligious festivalsPhenomenologyCommunityreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILingrid_priscila_alves_morais.pdf.jpgingrid_priscila_alves_morais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3146https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/d785847e-04cc-44a7-84ea-b8befdd2e059/download9556f9c35e2f3b93fc5cbeda0ce78b71MD57falseAnonymousREADORIGINALingrid_priscila_alves_morais.pdfingrid_priscila_alves_morais.pdfapplication/pdf3749045https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/2bb1e8dc-d92d-4029-9e6a-41e58e35a2c9/download2e815cd22eb5633afd2386cff56e40dbMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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