A organização dos conteúdos da Educação Física na escola: o que nos dizem os professores do ensino médio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilmara Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/3c79e9e7-2bbb-4f56-a548-81c8d9d7b985
Resumo: O presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como os professores de Educação Física (EF) do Ensino Médio (EM) da cidade de Araçuaí-MG planejam e organizam os conteúdos de suas aulas. A partir do objetivo geral, pretendeu-se: identificar quais as finalidades da EF, enquanto componente curricular, na perspectiva dos professores do EM; analisar as concepções dos professores sobre os documentos norteadores para o ensino de EF e compreender em que medida os documentos norteadores da EF, dentre eles os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), o Conteúdo Básico Comum-MG (CBC-MG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientam o planejamento dos professores e suas práticas pedagógicas. Para tanto, a investigação foi realizada com os professores de EF de cinco escolas, da rede pública, localizadas na cidade de Araçuaí-MG. O estudo contou com a participação de seis docentes, uma vez que dois professores, previstos inicialmente, encontravam-se em licença saúde no período em que os dados foram coletados, sendo, então, excluídos da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada e análise do planejamento de ensino anual dos sujeitos pesquisados. Em relação ao tratamento dos dados, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar que os professores entrevistados relacionam a finalidade da EF à promoção de saúde e à formação crítica. Observou-se que há uma ênfase no ensino do esporte em detrimento a outros conteúdos da cultura corporal de movimento, sendo que apenas dois docentes mencionam desenvolver esse conteúdo na vertente de transformação pedagógica. A maioria dos professores aponta o CBC-MG como referência para a elaboração do planejamento e organização dos conteúdos das aulas e consideram a proposta importante para a prática pedagógica. Em relação aos PCNS e à BNCC, os professores relatam conhecer superficialmente esses documentos. Entende-se que, devido à escassez de pesquisas que tratam sobre a sistematização dos conteúdos da EF, os documentos norteadores apresentam, para o professor crítico, orientações para o planejamento e organização dos conteúdos. No entanto, é necessário um debate mais amplo nos processos de construção dos documentos norteadores, de forma a promover a participação dos docentes que atuam na realidade da escola. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para reflexões da EF no EM e incentivar outras produções nessa importante etapa de formação básica.
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A partir do objetivo geral, pretendeu-se: identificar quais as finalidades da EF, enquanto componente curricular, na perspectiva dos professores do EM; analisar as concepções dos professores sobre os documentos norteadores para o ensino de EF e compreender em que medida os documentos norteadores da EF, dentre eles os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), o Conteúdo Básico Comum-MG (CBC-MG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientam o planejamento dos professores e suas práticas pedagógicas. Para tanto, a investigação foi realizada com os professores de EF de cinco escolas, da rede pública, localizadas na cidade de Araçuaí-MG. O estudo contou com a participação de seis docentes, uma vez que dois professores, previstos inicialmente, encontravam-se em licença saúde no período em que os dados foram coletados, sendo, então, excluídos da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada e análise do planejamento de ensino anual dos sujeitos pesquisados. Em relação ao tratamento dos dados, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar que os professores entrevistados relacionam a finalidade da EF à promoção de saúde e à formação crítica. Observou-se que há uma ênfase no ensino do esporte em detrimento a outros conteúdos da cultura corporal de movimento, sendo que apenas dois docentes mencionam desenvolver esse conteúdo na vertente de transformação pedagógica. A maioria dos professores aponta o CBC-MG como referência para a elaboração do planejamento e organização dos conteúdos das aulas e consideram a proposta importante para a prática pedagógica. Em relação aos PCNS e à BNCC, os professores relatam conhecer superficialmente esses documentos. Entende-se que, devido à escassez de pesquisas que tratam sobre a sistematização dos conteúdos da EF, os documentos norteadores apresentam, para o professor crítico, orientações para o planejamento e organização dos conteúdos. No entanto, é necessário um debate mais amplo nos processos de construção dos documentos norteadores, de forma a promover a participação dos docentes que atuam na realidade da escola. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para reflexões da EF no EM e incentivar outras produções nessa importante etapa de formação básica.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2020.The present study is configured as a field research, of qualitative approach, which sought to understand how Physical Education (PE) teachers from High School (HS) in the city of Araçuaí-MG plan and organize the contents of their classes. From the general objective, it was intended: to identify what are the purposes of PE, as a curricular component, from the perspective of teachers of HS; analyze teachers' conceptions about the guiding documents for PE teaching and understand the extent to which PE guiding documents, among them the National Curriculum Parameters (PCNS), the Common Basic Content-MG (CBC-MG) and the National Base Common Curricular (BNCC), guide the planning of teachers and their pedagogical practices. To this end, the investigation was carried out with the PE teachers from five public schools, located in the city of Araçuaí-MG. The study counted on the participation of six teachers, since two professors, initially foreseen, were on sick leave in the period in which the data were collected, being then excluded from the research. As a data collection instrument, we opted for the semi-structured interview and analysis of the annual teaching planning of the subjects surveyed. In relation to the treatment of data, it was resorted the content analysis technique proposed by Bardin. As a result of the research, it was possible to identify that the teachers interviewed relate the purpose of Physical Education to health promotion and critical training. It was observed that there is an emphasis on teaching sports to the detriment of other body culture content of movement, with only two teachers mention developing this content in strand of pedagogical transformation. Most teachers point to the CBC-MG as a reference for the preparation of planning and organization of the contents of the classes and consider the proposal important for pedagogical practice. Regarding the PCNS and the BNCC, the teachers report knowing these documents superficially. It is understood that, due to the scarcity of research that deals with the systematization of Physical Education contents, the guiding documents present, for the critical teacher, guidelines for the planning and organization of the contents. However, it is necessary a broader debate in the construction processes of the guiding documents, in order to promote the participation of teachers who work in the reality of the school. Thus, it is hoped that this research can contribute to reflections of the PE in HS and encourage other productions in this important stage of basic training.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA organização dos conteúdos da Educação Física na escola: o que nos dizem os professores do ensino médio?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação FísicaEnsino médioOrganização dos conteúdosPlanejamento de ensinoPrática pedagógicaPhysical EducationHigh schoolOrganization of contentsTeaching planningPedagogical practicereponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILgilmara_goncalves_santos.pdf.jpggilmara_goncalves_santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3319https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/84d7292c-d234-484c-b271-8e3f7557e175/downloadc309519856d7458cd7252adaa767d455MD57falseAnonymousREADORIGINALgilmara_goncalves_santos.pdfgilmara_goncalves_santos.pdfapplication/pdf1910815https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/5432f847-6a23-4ac9-b2a5-f71f0c33bbfc/download61b1ef567f94ee790f3845ed0141f57aMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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