Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, André Minuzzo de [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96082
Resumo: Procuramos neste trabalho analisar como dois professores de Educação Física que atuam em Escolas Públicas do Ensino Fundamental, com mestrado na área e posicionamentos favoráveis às propostas renovadoras, tratam os conteúdos da dimensão conceitual nas suas aulas. Por meio de um estudo do tipo etnográfico, envolvendo a observação e análise das aulas dos professores, dos planos de ensino e de entrevistas com alunos e professores, procuramos investigar: a) os principais conteúdos da dimensão conceitual tratados, b) a organização dos conteúdos da dimensão conceitual, c) as estratégias de ensino. Entre os resultados, verificamos que os principais conteúdos da dimensão conceitual referiram-se ao entendimento dos significados, objetivos, princípios e possibilidades de conhecimentos relacionados à anatomia, nutrição, habilidades motoras, fisiologia, saúde, capacidades físicas, treinamento, aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, estéticos, culturais, regras, técnicas, táticas das práticas integrantes da cultura corporal (jogos, danças, lutas, ginásticas, esportes, brincadeira). Quanto à organização, verificamos que diferentes formas poderão conduzir ao alcance dos objetivos pretendidos, cabendo ao professor fazer opções de acordo com a realidade em que atua. Entretanto, pareceu que seja favorável iniciar por conteúdos mais próximo da realidade ou do interesse do aluno e que se procure estabelecer sincronia com temas de projetos da escola. O uso de desenhos, vídeo e pesquisas mostraram-se bastante eficientes. Consideramos que o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos traz importantes contribuições para a formação do aluno, portanto, precisa ser valorizado nas aulas de Educação Física.
id UNSP_c8333094d6b239afef6760be6b257bdc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96082
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdosEducação física - Estudo e ensinoDimensão conceitual dos conteúdosPrática pedagógicaPhysical educationConceptual contentsPedagogic practicesProcuramos neste trabalho analisar como dois professores de Educação Física que atuam em Escolas Públicas do Ensino Fundamental, com mestrado na área e posicionamentos favoráveis às propostas renovadoras, tratam os conteúdos da dimensão conceitual nas suas aulas. Por meio de um estudo do tipo etnográfico, envolvendo a observação e análise das aulas dos professores, dos planos de ensino e de entrevistas com alunos e professores, procuramos investigar: a) os principais conteúdos da dimensão conceitual tratados, b) a organização dos conteúdos da dimensão conceitual, c) as estratégias de ensino. Entre os resultados, verificamos que os principais conteúdos da dimensão conceitual referiram-se ao entendimento dos significados, objetivos, princípios e possibilidades de conhecimentos relacionados à anatomia, nutrição, habilidades motoras, fisiologia, saúde, capacidades físicas, treinamento, aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, estéticos, culturais, regras, técnicas, táticas das práticas integrantes da cultura corporal (jogos, danças, lutas, ginásticas, esportes, brincadeira). Quanto à organização, verificamos que diferentes formas poderão conduzir ao alcance dos objetivos pretendidos, cabendo ao professor fazer opções de acordo com a realidade em que atua. Entretanto, pareceu que seja favorável iniciar por conteúdos mais próximo da realidade ou do interesse do aluno e que se procure estabelecer sincronia com temas de projetos da escola. O uso de desenhos, vídeo e pesquisas mostraram-se bastante eficientes. Consideramos que o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos traz importantes contribuições para a formação do aluno, portanto, precisa ser valorizado nas aulas de Educação Física.Taking the position in favour of pedagogic practices in Physical Education, which intend to overcome limitations of the traditional teaching model for student's education, including among its objectives the instruction for democratic citizenship; considering that the application of the conceptual contents is one of the common aspects of these theories; we have decided to develop this research, analysing how two Physical Education teachers, who work at Elementary Schools, hold Master Degrees in the field and have favourable positions on new proposals, handle contents of the conceptual dimension in their classes. Through an ethnografic study, involving observation and analysis of the classes, the teaching plan and the interviews with students and other teachers, we tried to investigate what conceptual contects were used, why they were used and the ways of teaching these contents. The main handled conceptual contents refer to the undestanding of meanings, objectives, principles and possibilities of knowledge concerning motor skills, physiology, health, physical capabilities, training, historical, social, economic, politic, esthetic and cultural aspects, rules, techniques, tactics of the integrating practices of the corporal culture (games, dances, fights, gymnastics, sports) due to the belief that the application of this knowledge in a suitable way will allow students to enlarge their reflections, thus their capacity of criticism, which is a fundamental element for teaching citizenship. Several strategies can be utilized for conceptual contents treatment. Others shoud also be quite efficient, such as: drawings, videos and researches.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, André Minuzzo de [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2006-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvi, 144 f.application/pdfBARROS, André Minuzzo de. Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos. 2006. vi, 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/96082000467449barros_am_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:18:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96082Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:50.130051Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
title Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
spellingShingle Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
Barros, André Minuzzo de [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Dimensão conceitual dos conteúdos
Prática pedagógica
Physical education
Conceptual contents
Pedagogic practices
title_short Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
title_full Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
title_fullStr Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
title_sort Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos
author Barros, André Minuzzo de [UNESP]
author_facet Barros, André Minuzzo de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, André Minuzzo de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Dimensão conceitual dos conteúdos
Prática pedagógica
Physical education
Conceptual contents
Pedagogic practices
topic Educação física - Estudo e ensino
Dimensão conceitual dos conteúdos
Prática pedagógica
Physical education
Conceptual contents
Pedagogic practices
description Procuramos neste trabalho analisar como dois professores de Educação Física que atuam em Escolas Públicas do Ensino Fundamental, com mestrado na área e posicionamentos favoráveis às propostas renovadoras, tratam os conteúdos da dimensão conceitual nas suas aulas. Por meio de um estudo do tipo etnográfico, envolvendo a observação e análise das aulas dos professores, dos planos de ensino e de entrevistas com alunos e professores, procuramos investigar: a) os principais conteúdos da dimensão conceitual tratados, b) a organização dos conteúdos da dimensão conceitual, c) as estratégias de ensino. Entre os resultados, verificamos que os principais conteúdos da dimensão conceitual referiram-se ao entendimento dos significados, objetivos, princípios e possibilidades de conhecimentos relacionados à anatomia, nutrição, habilidades motoras, fisiologia, saúde, capacidades físicas, treinamento, aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, estéticos, culturais, regras, técnicas, táticas das práticas integrantes da cultura corporal (jogos, danças, lutas, ginásticas, esportes, brincadeira). Quanto à organização, verificamos que diferentes formas poderão conduzir ao alcance dos objetivos pretendidos, cabendo ao professor fazer opções de acordo com a realidade em que atua. Entretanto, pareceu que seja favorável iniciar por conteúdos mais próximo da realidade ou do interesse do aluno e que se procure estabelecer sincronia com temas de projetos da escola. O uso de desenhos, vídeo e pesquisas mostraram-se bastante eficientes. Consideramos que o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos traz importantes contribuições para a formação do aluno, portanto, precisa ser valorizado nas aulas de Educação Física.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-26
2014-06-11T19:28:00Z
2014-06-11T19:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, André Minuzzo de. Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos. 2006. vi, 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/96082
000467449
barros_am_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv BARROS, André Minuzzo de. Práticas pedagógicas em educação física e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos. 2006. vi, 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.
000467449
barros_am_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 144 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129041251696640