Gestão democrática nas Universidades Federais?: uma análise a partir dos Conselhos Universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery, Daniela Alvares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/6d35abb7-29bd-4833-ae03-85e6dc326c8e
Resumo: Entre os anos de 2019 e 2021, ocorreram intervenções na escolha dos reitores em mais de vinte Instituições de Ensino Superior no Brasil, o que indica um processo de enfraquecimento dos mecanismos democráticos na atualidade. Assim, a gestão democrática universitária tornou-se objeto de debate em virtude da forma como seus atores lidam com seus instrumentos e definem suas práticas. Diante desse contexto, este estudo aborda a gestão democrática a partir dos Conselhos Universitários das Universidade Federais instaladas no Estado de Minas Gerais, originando o seguinte problema de pesquisa: de que maneira os membros dos Conselhos Universitários das Universidades Federais mineiras compreendem a gestão democrática nas instituições de ensino onde atuam? Para o levantamento dos dados foi utilizado um questionário on-line aplicado aos conselheiros universitários de dez das onze Universidades Federais instaladas no Estado de Minas Gerais entre fevereiro e maio de 2021. O total de conselheiros constituídos nessas universidades no momento do levantamento dos dados era de 642, dentre eles docentes, discentes, técnicos-administrativos e representantes da comunidade externa, e, destes, 185 responderam ao questionário. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva, separados por categorias de discentes, docentes e técnicos-administrativos. Enquanto resultados, constatou-se que o perfil dos membros dos Conselhos Universitários não corresponde à composição da sociedade nem mesmo à realidade da própria universidade, havendo singularidades na representatividade desses órgãos. Ademais, foi observado que os conselheiros são favoráveis aos instrumentos de democracia direta, contudo ainda consideram a democracia representativa como ideal em âmbito macro institucional. Observou-se, também, que a maioria dos entrevistados estão satisfeitos com a gestão democrática e a autonomia de suas universidades, sendo constatadas, porém, exceções nas universidades em que ocorreram intervenções externas em seu processo eleitoral para escolha do último reitor. Por fim, a maioria dos conselheiros discorda da discricionariedade que o presidente da república possui para a escolha dos reitores e consideram que a decisão da comunidade universitária deve prevalecer. Contudo, quanto aos atores envolvidos no processo eleitoral, constatou-se um conflito de interesses entre as categorias representativas relacionadas à composição dos orgãos colegiados e ao peso dos votos, em que a categoria docente tem peso superior às demais categorias. Os achados da pesquisa demonstraram a existência de tensões no contexto universitário, principalmente entre grupos de interesses, em que alguns são privilegiados pela própria legislação vigente e corroboram a sua permanência da forma como está para que o privilégio continue. Porém, é importante ressaltar que, em uma realidade de resistência, o aprimoramento do processo democrático é fundamental para a própria sobrevivência das universidades.
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Assim, a gestão democrática universitária tornou-se objeto de debate em virtude da forma como seus atores lidam com seus instrumentos e definem suas práticas. Diante desse contexto, este estudo aborda a gestão democrática a partir dos Conselhos Universitários das Universidade Federais instaladas no Estado de Minas Gerais, originando o seguinte problema de pesquisa: de que maneira os membros dos Conselhos Universitários das Universidades Federais mineiras compreendem a gestão democrática nas instituições de ensino onde atuam? Para o levantamento dos dados foi utilizado um questionário on-line aplicado aos conselheiros universitários de dez das onze Universidades Federais instaladas no Estado de Minas Gerais entre fevereiro e maio de 2021. O total de conselheiros constituídos nessas universidades no momento do levantamento dos dados era de 642, dentre eles docentes, discentes, técnicos-administrativos e representantes da comunidade externa, e, destes, 185 responderam ao questionário. 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Por fim, a maioria dos conselheiros discorda da discricionariedade que o presidente da república possui para a escolha dos reitores e consideram que a decisão da comunidade universitária deve prevalecer. Contudo, quanto aos atores envolvidos no processo eleitoral, constatou-se um conflito de interesses entre as categorias representativas relacionadas à composição dos orgãos colegiados e ao peso dos votos, em que a categoria docente tem peso superior às demais categorias. Os achados da pesquisa demonstraram a existência de tensões no contexto universitário, principalmente entre grupos de interesses, em que alguns são privilegiados pela própria legislação vigente e corroboram a sua permanência da forma como está para que o privilégio continue. Porém, é importante ressaltar que, em uma realidade de resistência, o aprimoramento do processo democrático é fundamental para a própria sobrevivência das universidades.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2022.Between 2019 and 2021 there were interventions in the choice of deans in more than twenty Higher Education Institutions in Brazil, which indicates a process of weakening of democratic mechanisms today. Thus, democratic university management has become an object of debate due to the way its actors deal with their instruments and define their practices. Given this context, this study approaches democratic management from the University Councils of the Federal Universities installed in the State of Minas Gerais, giving rise to the following research problem: how do the members of the University Councils of the Federal Universities of Minas Gerais understand democratic management in institutions of education where do you work? For data collection, an online questionnaire was applied to university counselors from ten of the eleven Federal Universities installed in the State of Minas Gerais between February and May 2021. The total number of counselors constituted in these universities at the time of data collection was 642, among them professors, students, administrative technicians and representatives of the external community, and, of these, 185 responded to the questionnaire. The data obtained were analyzed using descriptive statistics, separated by categories of students, professors and administrative technicians. As a result, it was found that the profile of the members of the University Councils does not correspond to the composition of society or even to the reality of the university itself, with singularities in the representativeness of these bodies. Furthermore, it was observed that the councilors are in favor of the instruments of direct democracy, however they still consider representative democracy as ideal in the macro-institutional scope. It was also observed that most of the interviewees are satisfied with the democratic management and autonomy of their universities, with exceptions being found, however, in universities where external interventions took place in their electoral process to choose the last dean. Finally, most councilors disagree with the discretion that the president of the republic has for the choice of deans and consider that the decision of the university community should prevail. However, as for the actors involved in the electoral process, there was a conflict of interests between the representative categories related to the composition of collegiate bodies and the weight of votes, in which the teaching category has a higher weight than the other categories. The research findings showed the existence of tensions in the university context, mainly between interest groups, in which some are privileged by the current legislation and corroborate with its permanence in the way it is so that the privilege continues. However, it is important to emphasize that, in a reality of resistance, the improvement of the democratic process is fundamental for the very survival of universities.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessGestão democrática nas Universidades Federais?: uma análise a partir dos Conselhos Universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConselho UniversitárioDemocraciaEnsino públicoGestão democráticaUniversidades FederaisUniversity CouncilDemocracyPublic educationDemocratic managementFederal Universitiesreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILdaniela_alvares_nery.pdf.jpgdaniela_alvares_nery.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3234https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/3cdb1eff-2242-4225-af53-151134d4d51c/download5230a75e4de16c89a1a251bfc8da9a56MD57falseAnonymousREADORIGINALdaniela_alvares_nery.pdfdaniela_alvares_nery.pdfapplication/pdf1908540https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/9bfc3953-299c-4ef2-b0c7-694a3dce85c9/download8c5e4a983855f47318fd818cefd7e2d1MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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