Explorando construções de telescópios no ensino de matemática da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kélcio Christian Rocha de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/08551539-494a-4bf6-b893-b06e742f710a
Resumo: O presente trabalho aborda a construção e o desenvolvimento de um telescópio refrator de baixo custo destinado a observações astronômicas e também como instrumento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Matemática da educação básica. O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos, devido sua capacidade de coletar mais luz desses objetos. Nesse sentido, buscou-se construir um instrumento de baixo custo e de boa qualidade, cujo maior desafio foi minimizar o efeito da aberração cromática. Com o objetivo de explorar o telescópio, sua estrutura interna foi analisada e explicada para mostrar que as pessoas podem construir um instrumento simples para fazer suas observações astronômicas. O resultado obtido dessa pesquisa pode ser utilizado em sala de aula como material didático para estudar Física e Matemática, contribuindo para a aprendizagem dos alunos nestas disciplinas. A escolha da construção de telescópios refratores se justifica não apenas pelo grande potencial matemático que pode ser explorado utilizando o referido instrumento, mas também por este aparelho ser essencial para a evolução da Ciência em áreas como Física, Matemática e Astronomia. Conforme pesquisas de mercado, o telescópio não é acessível como um telefone celular ou uma bola de futebol, isto poderia se justificar se houvesse um desinteresse das pessoas por este instrumento, mas verifica-se justamente o contrário, as pessoas têm grande curiosidade de fazer observações quando tem acesso ao telescópio. O trabalho aborda o fenômeno da refração e o funcionamento das lentes objetiva e ocular que são os componentes principais do telescópio. Com o objetivo de acompanhar as observações através do telescópio e como recurso para aprender Astronomia, será apresentado o software Stellarium. O funcionamento e a construção do telescópio refrator foram desenvolvidos como propostas para serem realizadas em oficinas com objetivo de resgatar e estimular a curiosidade dos participantes, além de investigar as contribuições para o aprendizado de Astronomia e conceitos básicos de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se com a proposta contribuir para a formação inicial de docentes, para isso foi desenvolvida uma oficina piloto com alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, que posteriormente foi aplicada em uma escola estadual, cujos resultados foram analisados.
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spelling Souza, Kélcio Christian Rocha deFranco, Mauro LucioCanôas, Silvia SwainMacedo, Josue Antunes deUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Franco, Mauro Lúcio2019-09-18T17:05:06Z2019-09-18T17:05:06Z20182018-04-23SOUZA, Kélcio Christian Rocha de. Explorando construções de telescópios no ensino de matemática da educação básica. 2018. 86 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2018.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/08551539-494a-4bf6-b893-b06e742f710aO presente trabalho aborda a construção e o desenvolvimento de um telescópio refrator de baixo custo destinado a observações astronômicas e também como instrumento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Matemática da educação básica. O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos, devido sua capacidade de coletar mais luz desses objetos. Nesse sentido, buscou-se construir um instrumento de baixo custo e de boa qualidade, cujo maior desafio foi minimizar o efeito da aberração cromática. Com o objetivo de explorar o telescópio, sua estrutura interna foi analisada e explicada para mostrar que as pessoas podem construir um instrumento simples para fazer suas observações astronômicas. O resultado obtido dessa pesquisa pode ser utilizado em sala de aula como material didático para estudar Física e Matemática, contribuindo para a aprendizagem dos alunos nestas disciplinas. A escolha da construção de telescópios refratores se justifica não apenas pelo grande potencial matemático que pode ser explorado utilizando o referido instrumento, mas também por este aparelho ser essencial para a evolução da Ciência em áreas como Física, Matemática e Astronomia. Conforme pesquisas de mercado, o telescópio não é acessível como um telefone celular ou uma bola de futebol, isto poderia se justificar se houvesse um desinteresse das pessoas por este instrumento, mas verifica-se justamente o contrário, as pessoas têm grande curiosidade de fazer observações quando tem acesso ao telescópio. O trabalho aborda o fenômeno da refração e o funcionamento das lentes objetiva e ocular que são os componentes principais do telescópio. Com o objetivo de acompanhar as observações através do telescópio e como recurso para aprender Astronomia, será apresentado o software Stellarium. O funcionamento e a construção do telescópio refrator foram desenvolvidos como propostas para serem realizadas em oficinas com objetivo de resgatar e estimular a curiosidade dos participantes, além de investigar as contribuições para o aprendizado de Astronomia e conceitos básicos de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se com a proposta contribuir para a formação inicial de docentes, para isso foi desenvolvida uma oficina piloto com alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, que posteriormente foi aplicada em uma escola estadual, cujos resultados foram analisados.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação Matemática, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.The present work deals with the construction and development of a low cost refractor telescope for astronomical observations and also as an instrument for learning Mathematics contents of basic education. The telescope is an instrument that extends the ability of human eyes to observe and measure distant objects because of their ability to collect more light from these objects. In this sense, we tried to build a low-cost and good quality instrument, whose main challenge was to minimize the effect of chromatic aberration. In order to demystify the telescope, its internal structure was analyzed and explained to show that people can construct a simple instrument to make their astronomical observations. The result obtained from this research can be used in the classroom as didactic material to study interdisciplinary Physics and Mathematics, contributing to the students' learning in these disciplines. The choice of refractor telescope construction is justified not only by the great mathematical potential that can be exploited using that instrument, but also by this apparatus being essential for the evolution of Science in areas such as Physics, Mathematics and Astronomy. According to market research, the telescope is not an accessible instrument such as a cell phone or a soccer ball, this could be justified if there was a disinterest of people by the same, but it is the opposite, people are very curious to do when you have access to the telescope. The work addresses the phenomenon of refraction and the operation of the objective and ocular lenses that are the main components of the telescope. In order to follow the observations through the telescope and as a resource to learn Astronomy, the Stellarium software will be presented. The operation and construction of the refractor telescope were developed as proposals to be worked in workshops aiming to rescue and stimulate the curiosity of the participants, as well as investigating the contributions to the learning of astronomy and basic concepts of Mathematics in Elementary and Middle School. The intention is to contribute to the initial training of teachers, for which a pilot workshop was developed with students from the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID), which was later applied to a state school, the results of which were analyzed.porUFVJMAn error occurred getting the license - uri.A concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessExplorando construções de telescópios no ensino de matemática da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConstruções de telescópiosEnsino de matemáticaEnsino de astronomiaTelescope constructionsMathematics teachingAstronomy teachingreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILkelcio_christian_rocha_souza.pdf.jpgkelcio_christian_rocha_souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2923https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/a091f591-736d-4348-b8f0-34ecdcdb178d/download24425ea427902b8460f48d87bc157486MD59falseAnonymousREADORIGINALkelcio_christian_rocha_souza.pdfkelcio_christian_rocha_souza.pdfapplication/pdf3717432https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/25537741-5fc1-417b-878f-1712db4d1f41/downloade25f67ce0134caafbd2d0eef35a70cd1MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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