Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172006000300016 http://hdl.handle.net/11449/8410 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é a construção artesanal de um telescópio refletor do tipo Newtoniano relacionando conteúdos abordados na disciplina de óptica, como a formação de imagens em lentes e espelhos, aberrações esféricas e cromáticas, interferência e difração, com cada fase do processo de construção. Com o aparelho construído é possível abordar a fotografia lunar e planetária com alta resolução e sua utilização por alunos do curso de Licenciatura em Física já demonstra ser um grande incentivo à contemplação do céu e à compreensão de muitos fenômenos físicos, com ocorrências de eclipses, formação das marés, estações do ano, etc, que geralmente são pouco abordados nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. de acordo com diagnóstico realizado pelos alunos de graduação em algumas escolas do município de Bauru, verificou-se que a única abordagem de astronomia é apenas em relação ao sistema solar, especificamente órbitas planetárias, nas disciplinas de Física ou Geografia. Além do telescópio, a utilização de animações produzidas por alunos de graduação também pode ser considerada como uma ferramenta eficiente no ensino de astronomia, principalmente para alunos de Ensino Fundamental. |
id |
UNSP_65ca26634a0c6908a66a8e63a99a4107 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8410 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópiosOptics teaching through telescope constructionastronomiatelescópiosensino de Físicaastronomytelescopesoptics teachingA proposta deste trabalho é a construção artesanal de um telescópio refletor do tipo Newtoniano relacionando conteúdos abordados na disciplina de óptica, como a formação de imagens em lentes e espelhos, aberrações esféricas e cromáticas, interferência e difração, com cada fase do processo de construção. Com o aparelho construído é possível abordar a fotografia lunar e planetária com alta resolução e sua utilização por alunos do curso de Licenciatura em Física já demonstra ser um grande incentivo à contemplação do céu e à compreensão de muitos fenômenos físicos, com ocorrências de eclipses, formação das marés, estações do ano, etc, que geralmente são pouco abordados nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. de acordo com diagnóstico realizado pelos alunos de graduação em algumas escolas do município de Bauru, verificou-se que a única abordagem de astronomia é apenas em relação ao sistema solar, especificamente órbitas planetárias, nas disciplinas de Física ou Geografia. Além do telescópio, a utilização de animações produzidas por alunos de graduação também pode ser considerada como uma ferramenta eficiente no ensino de astronomia, principalmente para alunos de Ensino Fundamental.The scope of this work is the manufacturing of reflective telescope of Newtonian type, relating issues treated in optics classes, such as image formation, chromatic and spherical aberrations, interference and diffraction, with each step of the building process. The built equipment allows analyzing lunar and planetary photography with high resolution, and its use by high school students gives a great motivation to sky contemplation, as well as the understanding of several physical phenomena, generally poorly treated in public schools. Besides the telescope itself, the software produced by undergraduate students has also been used as an efficient tool in astronomy teaching, mainly to first-level students.UNESP Faculdade de Ciências Departamento de FísicaUNESP Faculdade de Ciências Departamento de FísicaSociedade Brasileira de FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bernardes, Tamara O. [UNESP]Barbosa, Rafael R. [UNESP]Iachel, Gustavo [UNESP]Batagin Neto, Augusto [UNESP]Pinheiro, Marco A.L. [UNESP]Scalvi, Rosa M. Fernandes [UNESP]2014-05-20T13:26:12Z2014-05-20T13:26:12Z2006-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article391-396application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172006000300016Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 28, n. 3, p. 391-396, 2006.1806-1117http://hdl.handle.net/11449/841010.1590/S1806-11172006000300016S1806-11172006000300016S1806-11172006000300016.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Ensino de Física0,202info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T17:40:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8410Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:07:50.983365Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios Optics teaching through telescope construction |
title |
Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios |
spellingShingle |
Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios Bernardes, Tamara O. [UNESP] astronomia telescópios ensino de Física astronomy telescopes optics teaching |
title_short |
Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios |
title_full |
Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios |
title_fullStr |
Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios |
title_full_unstemmed |
Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios |
title_sort |
Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios |
author |
Bernardes, Tamara O. [UNESP] |
author_facet |
Bernardes, Tamara O. [UNESP] Barbosa, Rafael R. [UNESP] Iachel, Gustavo [UNESP] Batagin Neto, Augusto [UNESP] Pinheiro, Marco A.L. [UNESP] Scalvi, Rosa M. Fernandes [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Rafael R. [UNESP] Iachel, Gustavo [UNESP] Batagin Neto, Augusto [UNESP] Pinheiro, Marco A.L. [UNESP] Scalvi, Rosa M. Fernandes [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Tamara O. [UNESP] Barbosa, Rafael R. [UNESP] Iachel, Gustavo [UNESP] Batagin Neto, Augusto [UNESP] Pinheiro, Marco A.L. [UNESP] Scalvi, Rosa M. Fernandes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
astronomia telescópios ensino de Física astronomy telescopes optics teaching |
topic |
astronomia telescópios ensino de Física astronomy telescopes optics teaching |
description |
A proposta deste trabalho é a construção artesanal de um telescópio refletor do tipo Newtoniano relacionando conteúdos abordados na disciplina de óptica, como a formação de imagens em lentes e espelhos, aberrações esféricas e cromáticas, interferência e difração, com cada fase do processo de construção. Com o aparelho construído é possível abordar a fotografia lunar e planetária com alta resolução e sua utilização por alunos do curso de Licenciatura em Física já demonstra ser um grande incentivo à contemplação do céu e à compreensão de muitos fenômenos físicos, com ocorrências de eclipses, formação das marés, estações do ano, etc, que geralmente são pouco abordados nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. de acordo com diagnóstico realizado pelos alunos de graduação em algumas escolas do município de Bauru, verificou-se que a única abordagem de astronomia é apenas em relação ao sistema solar, especificamente órbitas planetárias, nas disciplinas de Física ou Geografia. Além do telescópio, a utilização de animações produzidas por alunos de graduação também pode ser considerada como uma ferramenta eficiente no ensino de astronomia, principalmente para alunos de Ensino Fundamental. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 2014-05-20T13:26:12Z 2014-05-20T13:26:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172006000300016 Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 28, n. 3, p. 391-396, 2006. 1806-1117 http://hdl.handle.net/11449/8410 10.1590/S1806-11172006000300016 S1806-11172006000300016 S1806-11172006000300016.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172006000300016 http://hdl.handle.net/11449/8410 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 28, n. 3, p. 391-396, 2006. 1806-1117 10.1590/S1806-11172006000300016 S1806-11172006000300016 S1806-11172006000300016.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física 0,202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
391-396 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129288900182016 |