O conhecimento dos acadêmicos da área da saúde da UFVJM de Diamantina sobre a existência e utilização das práticas integrativas e complementares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Dênia Vargas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/221f48cd-126a-49ca-b6ee-e611b97ca063
Resumo: Em todas as partes que compõem a obra, consta o título: "O conhecimento dos acadêmicos da área da saúde da UFVJM de Diamantina sobre a existência, utilização e eficácia das práticas integrativas e complementares".
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spelling Vieira, Dênia VargasMartins, Fábio Luiz MendonçaMarçal, Márcio AlvesCosta, Henrique SilveiraUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Martins, Fábio Luiz Mendonça2021-09-02T19:07:13Z2021-09-02T19:07:13Z20202020-02-10VIEIRA, Dênia Vargas. O conhecimento dos acadêmicos da área da saúde da UFVJM de Diamantina sobre a existência e utilização das práticas integrativas e complementares. 2020. 58 p. Monografia (Especialização em Residência em Fisioterapia na Saúde Coletiva ) – Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde Coletiva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2020.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/221f48cd-126a-49ca-b6ee-e611b97ca063Em todas as partes que compõem a obra, consta o título: "O conhecimento dos acadêmicos da área da saúde da UFVJM de Diamantina sobre a existência, utilização e eficácia das práticas integrativas e complementares".Agência de apoio financeiro ao trabalho durante o programa da residência: MEC.As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006 e têm sido ampliadas nos últimos anos. As PICS contribuem para a ampliação das ofertas de cuidados em saúde, para a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades. O objetivo desse estudo foi mapear, nos cursos da Faculdade de Ciências Biológicas e da saúde (FCBS) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) de Diamantina-MG, o conhecimento dos acadêmicos do último ano sobre a existência, utilização e eficácia das PICS. A amostra foi composta por 44 discentes (24 ± 2 anos), sexo feminino (80%) e que se encontravam no último ano dos cursos da área da saúde vinculados à FCBS. Foi aplicado um questionário sobre o conhecimento e/ou vivência do discente sobre a existência das PICS e opinião dos mesmos quanto à inserção dessas práticas nos cursos de graduação da saúde. Foi realizada análise descritiva dos dados (frequência e porcentagem) e foi realizado também o teste de Fisher no Excel 2016. Os resultados indicam que os discentes conhecem (90%), consideram eficientes (90%) e acreditam (84%) nas práticas. Tiveram experiência dentro da graduação (60%), curso ou capacitação (31%), jornal ou revista (36%), experiência familiar (32%) e já se submeteram (46%) as PICS. Apenas 47% informaram que as PICS foram ensinadas na graduação e somente 25% conhecem a PNPIC. Todos são favoráveis a inserção das PICS na graduação, pois a grande maioria acredita que as PICS contribuem para sua vida profissional (97%) e para a Atenção em Saúde no SUS (91%). Conclui-se que os acadêmicos possuem elevados índices de conhecimento sobre a existência das PICS, creem, as consideram eficientes e são favoráveis à sua inserção na graduação. No entanto, estas práticas precisam ser institucionalizadas, para que seus benefícios e aplicabilidade sejam melhor difundidos.Monografia (Especialização em Residência) – Programa de Pós-graduação em Fisioterapia na Saúde Coletiva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2020.The Integrative and Complementary Health Practices (PICS) it were institutionalized in the Unified Health System (SUS) in the year of 2006, and have been expanded over last years. The PICS contributes to the expansion of attention of health care, to the rationalization of health actions stimulating innovative and socially contributing alternatives to the sustainable development of communities. The target of this study was to map in the courses University of Biological and Health Sciences (FCBS) of UFVJM in Diamantina-MG, the knowledge of seniors academics about the existence, use and efficiency of PICS. The sample consisted of 44 students (24 ± 2 years), female (80%), and who were in the last year of health courses linked to FCBS. A questionnaire was applied with the students to identify the knowledge and / or experience about the existence of PICS, and their opinion regarding the insertion of these practices in undergraduate health courses. It was executed analysis of the data (frequency and percentage) and Fisher's test was also performed in Excel 2016. The results indicated that students knows (90%), consider them efficient (90%) and believe (84%) in practices. They had experienced within graduation (60%), course or training (31%), newspaper or magazine (36%), family experience (32%) and have already undergone (46%) PICS. Only 47% reported that PICS were taught at graduation and only 25% know the PNPIC. All are in favor of the insertion of PICS in graduation, as the vast majority believe that PICS contribute to their professional life (97%) and to Health Care in SUS (91%). It is concluded that academics have high levels of knowledge about the existence of PICS, they believe, consider them efficient and are favorable to their insertion in graduation. However, these practices needs to be institutionalized, so that their benefits and applicability are better disseminated.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO conhecimento dos acadêmicos da área da saúde da UFVJM de Diamantina sobre a existência e utilização das práticas integrativas e complementaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPráticas integrativas e complementaresConhecimento acadêmicoPolítica Nacional de Práticas e Integrativas e ComplementaresMedicinas tradicionais complementares e integrativasIntegrative and complementary practicesAcademic knowledgeNational Policies on Complementary and Integrative PracticesTraditional complementary and integrative medicinesreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILdenia_vargas_vieira.pdf.jpgdenia_vargas_vieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3527https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/428d36be-b118-485b-a267-b1d1d04f32d7/download01f5246e2cd7dde27473429dd08bc19cMD57falseAnonymousREADTEXTdenia_vargas_vieira.pdf.txtdenia_vargas_vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain63180https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/d8e3a7cf-d42d-4495-91ee-ab238c11f076/download366f8a6d5007328e6fc00f5aa2321470MD56falseAnonymousREADORIGINALdenia_vargas_vieira.pdfdenia_vargas_vieira.pdfapplication/pdf1339480https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/fb00902c-83cb-444e-bc81-2c8ddc8e5c07/download57578b66fc7faba3ebdcb160f7157011MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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