Avalia??o da estrutura e dos processos hospitalares para melhoria da qualidade na assist?ncia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Anderson de Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/818
Resumo: Os hospitais devem ser espa?os saud?veis de cuidados da sa?de, indo al?m do tratamento de doen?as, com a preven??o de doen?as e a promo??o de sa?de, contribuindo para o empoderamento da pessoa hospitalizada, para que essa possa controlar os fatores que influenciam sua sa?de. O presente estudo objetivou avaliar a estrutura e os processos para melhoria na qualidade da assist?ncia hospitalar, diagnosticar a situa??o atual da qualidade no atendimento a clientes de um hospital de refer?ncia regional, segundo o padr?o de n?vel 1 da ONA e avaliar o conhecimento dos colaboradores do hospital sobre a Institui??o que trabalham e acredita??o hospitalar. Os ve?culos de participa??o da comunidade, a observ?ncia de locais de trabalho saud?veis para profissionais de sa?de e o gerenciamento sustent?vel das organiza??es hospitalares devem ser ativamente comprometidas com o planejamento para a promo??o da sa?de. A metodologia utilizada foi um estudo observacional, descritivo, quantitativo, prospectivo, em uma institui??o hospitalar p?blico-privada filantr?pica, do estado de Minas Gerais. Foram entrevistados 279 colaboradores, dos diversos setores do hospital, no intuito de se firmar um diagn?stico situacional institucional, por setor, baseado nos padr?es da Organiza??o Nacional de Acredita??o. Concluiu-se que a qualidade n?o ? feita somente de processos e modelos escritos, mas tamb?m de pessoas. Se n?o h? uma compreens?o homog?nea dos ideais de qualidade, de seus conceitos e de sua cultura, presente em todos os envolvidos, nas diversas esferas dos processos, formando uma cadeia dirigida a um objetivo comum, ent?o n?o haver? promo??o da mudan?a necess?ria para a melhoria conjunta da qualidade na assist?ncia. H? que se trabalhar a estrutura institucional para estabelecer envolvimento entre os profissionais no sentido de uma nova cultura de qualidade que reforce seus padr?es e sua sustentabilidade econ?mica. Como proposta de interven??o o estudo apontou caminhos para implanta??o de processos de melhoria da assist?ncia, pautados em indicadores assistenciais e gerenciais direcionados ? Institui??o cen?rio da pesquisa. Urge que se inicie uma pol?tica de desenvolvimento de macro e microprocessos voltados para a seguran?a do cliente no hospital em quest?o.
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O presente estudo objetivou avaliar a estrutura e os processos para melhoria na qualidade da assist?ncia hospitalar, diagnosticar a situa??o atual da qualidade no atendimento a clientes de um hospital de refer?ncia regional, segundo o padr?o de n?vel 1 da ONA e avaliar o conhecimento dos colaboradores do hospital sobre a Institui??o que trabalham e acredita??o hospitalar. Os ve?culos de participa??o da comunidade, a observ?ncia de locais de trabalho saud?veis para profissionais de sa?de e o gerenciamento sustent?vel das organiza??es hospitalares devem ser ativamente comprometidas com o planejamento para a promo??o da sa?de. A metodologia utilizada foi um estudo observacional, descritivo, quantitativo, prospectivo, em uma institui??o hospitalar p?blico-privada filantr?pica, do estado de Minas Gerais. Foram entrevistados 279 colaboradores, dos diversos setores do hospital, no intuito de se firmar um diagn?stico situacional institucional, por setor, baseado nos padr?es da Organiza??o Nacional de Acredita??o. Concluiu-se que a qualidade n?o ? feita somente de processos e modelos escritos, mas tamb?m de pessoas. Se n?o h? uma compreens?o homog?nea dos ideais de qualidade, de seus conceitos e de sua cultura, presente em todos os envolvidos, nas diversas esferas dos processos, formando uma cadeia dirigida a um objetivo comum, ent?o n?o haver? promo??o da mudan?a necess?ria para a melhoria conjunta da qualidade na assist?ncia. H? que se trabalhar a estrutura institucional para estabelecer envolvimento entre os profissionais no sentido de uma nova cultura de qualidade que reforce seus padr?es e sua sustentabilidade econ?mica. 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The present study aimed to evaluate the structure and processes to improve the quality of hospital care, diagnose the current situation of quality in customer service of a regional referral hospital, according to the standard level 1 ONA and evaluate employee knowledge of hospital about the institution who work and hospital accreditation. The vehicles of community participation, observance of healthy workplaces for health professionals and sustainable management of hospital organizations must be actively committed to planning for health promotion. The methodology used was an observational, descriptive, quantitative prospective in a public-private philanthropic hospital, state of Minas Gerais. 279 employees, of various sectors of the hospital, were interviewed in order to establish an institutional situation analysis by sector, based on the standards of the National Accreditation Organization. It was concluded that the quality is not made ??only of written processes and models, but also of people. If there is not a homogeneous understanding of the ideals of quality, its concepts and its culture, present in everyone involved in the various spheres of processes, forming a chain driven to a common goal, then there promoting change necessary to improve joint of the quality of care. We must work to establish the institutional structure involvement among professionals towards a new culture of quality standards and strengthen their economic sustainability. As proposed intervention study identified approaches for deployment of improved care processes, guided by the Institution scenario targeted research assistance and management indicators. Urge that begins a policy of developing macro and micro processes focused on customer safety at our hospital.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAvalia??o da estrutura e dos processos hospitalares para melhoria da qualidade na assist?nciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAcredita??o hospitalarGest?o em sa?deQualidade em sa?dereponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTanderson_almeida_rocha.pdf.txtanderson_almeida_rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain216176http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/818/6/anderson_almeida_rocha.pdf.txt2d7306282783d34035e4318b57d4206fMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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