Atuação da comissão de ética pública no contexto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no período de 2008 a 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eufrosina Ribeiro Lopes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/d972d1b3-0ab7-477a-a076-47cb47c2a75d
Resumo: Um dos argumentos para a promoção da ética nas organizações é a necessidade de coibir e evitar práticas de desvios éticos recorrentes nos órgãos públicos. Para tanto, o governo federal determinou a constituição das Comissões de Ética, nos seus órgãos e instituições, para contribuir com a plena vigência do Código de Ética do Servidor. Partindo do princípio de que a consciência ética é aprendida pelo ser humano, a ética na administração pública deve ser desenvolvida junto aos agentes públicos, de forma que possam conhecer e compreender o regramento ético próprio, educando-se para a prática dos valores nele contidos. Diante disso, entende-se que a Comissão de Ética deve executar suas funções para a observância do Código de Ética, com a finalidade primeira de educar os agentes públicos, favorecendo a promoção da ética. Entretanto, questiona-se se a Comissão de Ética (CE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) exerce sua função educativa instituída. Nesse sentido, o problema se desdobra nas seguintes perguntas norteadoras: Existe um plano de trabalho da CE? Quais são as atividades descritas nesse plano, que contemplam a função educativa da comissão? Quais as principais atividades desenvolvidas concretamente pela CE, para efetivar sua função educativa? Existem produções da CE para desenvolver sua função educativa? A CE busca realizar parcerias com setores internos? Desse modo, o presente trabalho analisou a atuação da CE no contexto da UFVJM, na perspectiva educativa, pautada nas normativas e nos Decretos que orientam sua constituição e funcionamento. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, valendo-se de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Analisaram-se as atividades desenvolvidas pela CE, no período de 2008 a 2014, sob a perspectiva de suas ações educativas, bem como, identificar quais são as principais dificuldades enfrentadas pela CE, para exercer suas funções. Também foram analisados os documentos não sigilosos e feitas entrevistas semiestruturadas com servidores, membros que atuam ou atuaram na CE. Mediante os resultados obtidos, foi possível concluir que sobressaem as ações de natureza investigativa, uma vez que, em sua maioria, pautou-se na apuração de desvios éticos. Constatou-se que parte da comissão não recebeu capacitação para exercer suas funções, sendo a falta de recurso da instituição a justificativa para tal. Outro fator importante diz respeito à formação dos integrantes da CE, pois, os entrevistados apontam como grande dificuldade, não ter uma formação que favoreça o desenvolvimento das atividades. Faz-se necessário apontar que para a composição da CE, seus membros julgam essencial a participação dos mesmos na indicação dos próximos indivíduos a ocuparem as funções; haja vista que, no âmbito da UFVJM, foi possível identificar que, diversas vezes, essa decisão não coube também à CE, visto que as portarias de designação foram expedidas sem consulta prévia ao CE ou ao novo integrante. Diante dos resultados obtidos, entende-se que existe necessidade de implantação de ações educativas para a comunidade acadêmica e maior capacitação dos membros da CE, a fim de que sejam fomentadas tanto a ética pública, como a ética profissional no âmbito da UFVJM.
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Para tanto, o governo federal determinou a constituição das Comissões de Ética, nos seus órgãos e instituições, para contribuir com a plena vigência do Código de Ética do Servidor. Partindo do princípio de que a consciência ética é aprendida pelo ser humano, a ética na administração pública deve ser desenvolvida junto aos agentes públicos, de forma que possam conhecer e compreender o regramento ético próprio, educando-se para a prática dos valores nele contidos. Diante disso, entende-se que a Comissão de Ética deve executar suas funções para a observância do Código de Ética, com a finalidade primeira de educar os agentes públicos, favorecendo a promoção da ética. Entretanto, questiona-se se a Comissão de Ética (CE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) exerce sua função educativa instituída. Nesse sentido, o problema se desdobra nas seguintes perguntas norteadoras: Existe um plano de trabalho da CE? Quais são as atividades descritas nesse plano, que contemplam a função educativa da comissão? Quais as principais atividades desenvolvidas concretamente pela CE, para efetivar sua função educativa? Existem produções da CE para desenvolver sua função educativa? A CE busca realizar parcerias com setores internos? Desse modo, o presente trabalho analisou a atuação da CE no contexto da UFVJM, na perspectiva educativa, pautada nas normativas e nos Decretos que orientam sua constituição e funcionamento. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, valendo-se de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Analisaram-se as atividades desenvolvidas pela CE, no período de 2008 a 2014, sob a perspectiva de suas ações educativas, bem como, identificar quais são as principais dificuldades enfrentadas pela CE, para exercer suas funções. Também foram analisados os documentos não sigilosos e feitas entrevistas semiestruturadas com servidores, membros que atuam ou atuaram na CE. Mediante os resultados obtidos, foi possível concluir que sobressaem as ações de natureza investigativa, uma vez que, em sua maioria, pautou-se na apuração de desvios éticos. Constatou-se que parte da comissão não recebeu capacitação para exercer suas funções, sendo a falta de recurso da instituição a justificativa para tal. Outro fator importante diz respeito à formação dos integrantes da CE, pois, os entrevistados apontam como grande dificuldade, não ter uma formação que favoreça o desenvolvimento das atividades. 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For this, the Federal Government has determined the constitution of Ethics Commissions, in its organizations and institutions, to cooperate with the full validity of the Laborer Ethics Code. Considering that ethic conscience is learned by the humans, ethics in public administration must be developed with the public agents, so that they may know and understand the self-ethical ruling, educating them to practice values within it. Considering that, we understand that the Ethics Commission (EC) must execute its functions to the Ethics Code observance, with the primordial purpose in educate the public agents favoring the ethic promotion. However, we ask if the Ethics Commission of the Vales do Jequitinhonha e Mucuri Federal University (UFVJM) wield its instituted educative function. In this way, the problem unfolds in the following guiding questions: Is there a work plan from the Ethics Commission? What are the activities described in this plan that include the educative function of the Commission? What are the main productions developed by the EC to wield its educative function? Are there CE´s productions to develop this educative function? Does the EC try to accomplish partnerships with other instances? Thus, this study analyzed the EC actions, in UFVJM context, regarding the educative perspective, set in Normative and Enactments that guide its constitution and operation. This research refers to a qualitative approach, with exploratory aim, making use of bibliographical, documental and field searches. The activities developed by the EC were analyzed in the period of 2008 to 2014, under the perspective of their educative actions, as well as we looked for to identify what are the main difficulties faced by the EC to perform their functions. We also analyzed the non-confidential documents and interviewed the laborers through a non-structured interview, persons who compound and compounded the EC. The results permitted to conclude that the actions of investigative nature stand, since, mostly, it was based on the investigation of ethical misconduct. It was found that the committee did not receive training to perform their functions, and the lack of the institution's resources was the justification for it. Another important factor to be discussed concerns to the training of the EC members, the interviewed ones pointed out as a big difficulty not to have an education that favors the development of activities. It is necessary to point that for the EC composition, its members deem essential their participation in indicating the next individuals to occupy the functions; given that, under the UFVJM, we observed that, several times, that decision did not have the EC participation, since the ordinances designation were issued without prior consultation to the EC or to the new member. Given the results, We understand that there is the necessity of implementing educational activities for the academic community and increased training of EC members in order to be promoted both public ethics and the professional ethics within the UFVJM.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAtuação da comissão de ética pública no contexto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no período de 2008 a 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaçãoÉticaÉtica profissionalCódigo de ética profissionaComissão de ética públicaEducationEthicsProfessional ethicsProfessional ethics codePublic ethic commissionreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILeufrosina_ribeiro_loopes_silva.pdf.jpgeufrosina_ribeiro_loopes_silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2440https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/e0d0a97f-ef95-4bbd-b629-9fef199b0b06/download88cb30bcf92163d2be83d45c064d93bbMD54falseAnonymousREADORIGINALeufrosina_ribeiro_loopes_silva.pdfeufrosina_ribeiro_loopes_silva.pdfapplication/pdf908972https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/ebd65ebc-f219-47a9-825c-7927aa850aa0/downloada8f12d2c6d5fa00d66f922829b44ffedMD51trueAnonymousREADLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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