Sa?de mental e estrat?gias de coping de estudantes de medicina durante a pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2) e do distanciamento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, T?maro Chagas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2817
Resumo: Introdu??o: Devido ao surgimento da pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2) e ? orienta??o para realizar o distanciamento social, as atividades te?ricas e pr?ticas do curso de medicina foram suspensas em decorr?ncia do risco de cont?gio pelo novo coronav?rus. Pesquisas nacionais e internacionais demonstram que a aus?ncia das aulas presenciais e a interrup??o de outras atividades acad?micas provocaram significativo sofrimento ps?quico nos estudantes de medicina, fazendo-os mobilizar diferentes estrat?gias de enfrentamento (coping) para lidar com as situa??es dif?ceis deste momento. Objetivo: Identificar a rela??o entre sintomas de depress?o, ansiedade e estresse e as estrat?gias de enfrentamento (coping) de estudantes de medicina no contexto da pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2) e do distanciamento social. M?todo: Trata-se de um estudo transversal com 141 estudantes de medicina de uma universidade p?blica brasileira. A sa?de mental dos estudantes foi avaliada com a Escala de Depress?o, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e as estrat?gias de enfrentamento foram avaliadas com o invent?rio Brief COPE. Os dados foram coletados de 1? de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021 por meio da plataforma Formul?rios Google. O teste qui-quadrado de Person foi usado para examinar a associa??o entre vari?veis categ?ricas e depress?o, ansiedade e estresse. A correla??o de Spearman foi utilizada para avaliar a correla??o entre depress?o, ansiedade e estresse e as estrat?gias de enfrentamento agrupadas em categorias funcionais (foco no problema, foco na emo??o e evita??o), realizando o teste r-to-z de transforma??o de Fisher para avaliar se havia diferen?as significativas entre as correla??es. O teste t de Student para amostras independentes foi utilizado com o objetivo de investigar se havia diferen?a no uso de estrat?gias de enfrentamento entre os estudantes no n?vel normal e nos n?veis m?nimo a muito grave de depress?o, ansiedade e estresse. Resultados: Em rela??o ? sa?de mental dos estudantes, 97 (68%; IC95%: 60,7-75,9) demonstraram sintomas de depress?o, 80 (56,7%; IC95%: 48,5-64,6) demonstraram sintomas de ansiedade e 102 (72,3%; IC95%: 64,4-79,1) demonstraram sintomas de estresse. Os fatores associados aos sintomas de depress?o, ansiedade e estresse foram faixa et?ria (25-30), sentir-se seguro para ter aulas pr?ticas, hist?rico de acompanhamento psicol?gico/psiqui?trico, diagn?stico de covid-19 e autoavalia??o de que a sa?de mental piorou durante o per?odo da pandemia. Estudantes com sintomas de depress?o, ansiedade e estresse usaram mais estrat?gias de enfrentamento da categoria evita??o, principalmente autoculpa e desinvestimento comportamental. Estudantes no n?vel normal usaram mais estrat?gias focadas no problema e na emo??o, principalmente aceita??o. Conclus?o: Nossos resultados demonstram a rela??o significativa entre estrat?gias de enfrentamento e presen?a de comprometimento psicol?gico em estudantes de medicina durante a pandemia da covid-19.
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Programa de P?s-Gradua??o em Sa?de, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2021.Introduction: Due to the emergence of the covid-19 pandemic (SARS-CoV-2) and the orientation to achieve social distancing, the theoretical and practical activities of the medical course were suspended due to the risk of contagion by the new coronavirus. National and international research demonstrates that the absence of in-person classes and the interruption of other academic activities caused significant psychological distress in medical students, making them mobilize different coping strategies to deal with difficult situations at this time. Objective: We aim to investigate the prevalence of depression, anxiety and stress symptoms in medical students, the associated factors and the relationship between coping strategies and psychological symptoms during the pandemic period. Method: This is a cross-sectional study with 141 medical students from a Brazilian public university. Students' mental health was assessed with the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) and coping strategies were assessed with the Brief COPE inventory. Data were collected from December 1, 2020 to February 28, 2021 through the Google Forms platform. Person's chi-square test was used to examine the association between categorical variables and depression, anxiety and stress. Spearman's correlation was used to assess the correlation between depression, anxiety and stress and coping strategies grouped into functional categories (problem-focused, emotion-focused and avoidance), also performing Fisher's r-to-z transformation test for assess significant differences between the correlations. Student's t test for independent samples was used to investigate whether there was a difference in the use of coping strategies between students in the normal level and in the minimal to very severe levels of depression, anxiety and stress. Results: Regarding students? mental health, 97 (68%; 95%CI: 60.7-75.9) showed symptoms of depression, 80 (56.7%; 95%CI: 48.5-64.6) anxiety symptoms, and 102 (72.3%; 95%CI: 64.4- 79.1) demonstrated symptoms of stress. The associated factors were related to age (25-30), feeling safe to take practical classes, history of psychological/psychiatric treatment, diagnosis of covid-19 and self-assessment that mental health worsened during the period of the pandemic. We also find that students with depression, anxiety and stress used more coping strategies in the avoidance category, while asymptomatic students used more problem and emotion-focused strategies. Conclusion: Our results demonstrate the significant relationship between coping strategies and the presence of psychological impairment in medical students during the COVID- 19 pandemic.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessSa?de mental e estrat?gias de coping de estudantes de medicina durante a pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2) e do distanciamento socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCOVID-19Coping strategiesHealth profileMedical studentsMental healthEstrat?gias de enfrentamentoEstudantes de medicinaPerfil de sa?deSa?de mentalreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTtamaro_chagas_mendes.pdf.txttamaro_chagas_mendes.pdf.txtExtracted texttext/plain100973http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2817/6/tamaro_chagas_mendes.pdf.txtd2c3a7e027c3f7625d7df08e866bcc55MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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