Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1903 |
Resumo: | O biodiesel tem se apresentado como uma excelente op??o de combust?vel alternativo para ser usado em motores ciclo diesel, e, al?m dele, um outro combust?vel alvo de estudos para uso em motores de combust?o interna ? o hidrog?nio. Visando a utiliza??o de maiores quantidades de combust?veis provenientes de fontes renov?veis de energia e obten??o de um combust?vel com maior poder detonante/calor?fico e de alta efici?ncia em motores de combust?o interna, este trabalho visou o teste em bancada dinamom?trica de uma nova mistura de combust?veis formulada por meio da dissolu??o de g?s hidrog?nio em combust?veis comerciais diesel S10 e biodiesel B100 e seus respectivos blends nas propor??es B20, B40 e B80. Foram avaliados o desempenho destas amostras combust?veis em termos de pot?ncia e torque a partir de diferentes rota??es do motor e tamb?m de diferentes cargas. Inicialmente, os testes foram realizados com amostras de combust?veis sem a presen?a de hidrog?nio para a promo??o de posterior compara??o de efeitos da presen?a deste g?s nas amostras. Os resultados dos testes em bancada dinamom?trica com as amostras de combust?veis mostraram que houve influ?ncia positiva da adi??o de g?s hidrog?nio nas amostras devido a um melhor desempenho observado em rela??o a valores de rota??o, torque e pot?ncia alcan?ados pelos combust?veis nos motores. No primeiro teste em que utilizou-se o dinam?metro, as amostras de combust?veis que obtiveram um melhor desempenho geral foram as de diesel S10 e B20 com adi??o de H2. No segundo teste, avaliando-se pot?ncia e torque frente a variados valores de rota??o, a amostra que obteve um melhor desempenho foi o blend B20/H2 (combust?vel com dissolu??o por g?s hidrog?nio), pois o mesmo alcan?ou o maior valor de torque e pot?ncia durante a maioria das faixas de rota??o analisadas quando comparado a todas as outras amostras combust?veis. |
id |
UFVJM-2_775914a3d311469fd7b48d38ac5da5d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui:1/1903 |
network_acronym_str |
UFVJM-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFVJM |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Silva, Nataly SouzaMelo, Rog?rio Alexandre Alves deSantos, Sandro Luiz Barbosa dosCastro, Vitorio Delogo deSilva, Jos? Izaquiel Santos daUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Melo, Rog?rio Alexandre Alves de2019-03-07T17:28:25Z2019-03-07T17:28:25Z20182018-09-21SILVA, Nataly Souza. Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica. 2018. 93 p. Disserta??o (Mestrado) ? Programa de P?s-gradua??o em Biocombust?veis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1903O biodiesel tem se apresentado como uma excelente op??o de combust?vel alternativo para ser usado em motores ciclo diesel, e, al?m dele, um outro combust?vel alvo de estudos para uso em motores de combust?o interna ? o hidrog?nio. Visando a utiliza??o de maiores quantidades de combust?veis provenientes de fontes renov?veis de energia e obten??o de um combust?vel com maior poder detonante/calor?fico e de alta efici?ncia em motores de combust?o interna, este trabalho visou o teste em bancada dinamom?trica de uma nova mistura de combust?veis formulada por meio da dissolu??o de g?s hidrog?nio em combust?veis comerciais diesel S10 e biodiesel B100 e seus respectivos blends nas propor??es B20, B40 e B80. Foram avaliados o desempenho destas amostras combust?veis em termos de pot?ncia e torque a partir de diferentes rota??es do motor e tamb?m de diferentes cargas. Inicialmente, os testes foram realizados com amostras de combust?veis sem a presen?a de hidrog?nio para a promo??o de posterior compara??o de efeitos da presen?a deste g?s nas amostras. Os resultados dos testes em bancada dinamom?trica com as amostras de combust?veis mostraram que houve influ?ncia positiva da adi??o de g?s hidrog?nio nas amostras devido a um melhor desempenho observado em rela??o a valores de rota??o, torque e pot?ncia alcan?ados pelos combust?veis nos motores. No primeiro teste em que utilizou-se o dinam?metro, as amostras de combust?veis que obtiveram um melhor desempenho geral foram as de diesel S10 e B20 com adi??o de H2. No segundo teste, avaliando-se pot?ncia e torque frente a variados valores de rota??o, a amostra que obteve um melhor desempenho foi o blend B20/H2 (combust?vel com dissolu??o por g?s hidrog?nio), pois o mesmo alcan?ou o maior valor de torque e pot?ncia durante a maioria das faixas de rota??o analisadas quando comparado a todas as outras amostras combust?veis.Submitted by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2019-02-18T14:28:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) nataly_souza_silva.pdf: 1813490 bytes, checksum: 41954416a8799d3f88e25e9274b68e5f (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2019-03-07T17:28:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) nataly_souza_silva.pdf: 1813490 bytes, checksum: 41954416a8799d3f88e25e9274b68e5f (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-07T17:28:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) nataly_souza_silva.pdf: 1813490 bytes, checksum: 41954416a8799d3f88e25e9274b68e5f (MD5) Previous issue date: 2018Disserta??o (Mestrado) ? Programa de P?s-gradua??o em Biocombust?veis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.Biodiesel has been presented as an excellent alternative fuel option to be used in diesel cycle engines, and in addition to it, another study target fuel for use in internal combustion engines is hydrogen. Aiming at the use of larger quantities of fuels from renewable sources of energy and obtaining a fuel with higher detonating/calorific power and high efficiency in internal combustion engines, this work aimed at the dynamometric bench test of a new formulated fuel mixture by dissolving hydrogen gas in commercial diesel fuels S10 and biodiesel B100 and their respective blends in the proportions B20, B40 and B80. The performance of these fuel samples in terms of power and torque were evaluated from different engine speeds and also from different loads. Initially, the tests were performed with samples of fuels without the presence of hydrogen for the promotion of later comparison of effects of the presence of this gas in the samples. The results of the dynamometric bench tests with the fuel samples showed that there was a positive influence of the addition of hydrogen gas in the samples due to a better performance observed in relation to the values of rotation, torque and power reached by the fuels in the engines. In the first test in which the dynamometer was used, the samples of fuels that obtained a better general performance were those of diesel S10 and B20 with addition of H2. In the second test, power and torque were evaluated against different values of rotation and the sample that obtained the best performance was the B20 / H2 blend (fuel with dissolution by hydrogen gas), as it achieved the highest value of torque and power during most of the rotational ranges analyzed when compared to all other fuel samples.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEfeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?tricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDieselBiodieselHidrog?nioMotoresBancada dinamom?tricaHydrogenEnginesDynamometerreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTnataly_souza_silva.pdf.txtnataly_souza_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain168100http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/6/nataly_souza_silva.pdf.txt8cda2297828b724d8b36775dfe6bc9aeMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82157http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/5/license.txtc0fe10782d3e2994b7c028f47c86ff9eMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALnataly_souza_silva.pdfnataly_souza_silva.pdfapplication/pdf1813490http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/1/nataly_souza_silva.pdf41954416a8799d3f88e25e9274b68e5fMD511/19032019-03-08 03:00:51.577oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttp://acervo.ufvjm.edu.br/oai/requestrepositorio@ufvjm.edu.bropendoar:21452019-03-08T06:00:51Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica |
title |
Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica |
spellingShingle |
Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica Silva, Nataly Souza Diesel Biodiesel Hidrog?nio Motores Bancada dinamom?trica Hydrogen Engines Dynamometer |
title_short |
Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica |
title_full |
Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica |
title_fullStr |
Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica |
title_full_unstemmed |
Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica |
title_sort |
Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica |
author |
Silva, Nataly Souza |
author_facet |
Silva, Nataly Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.references.none.fl_str_mv |
Melo, Rog?rio Alexandre Alves de Santos, Sandro Luiz Barbosa dos Castro, Vitorio Delogo de Silva, Jos? Izaquiel Santos da |
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nataly Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Rog?rio Alexandre Alves de |
contributor_str_mv |
Melo, Rog?rio Alexandre Alves de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Diesel Biodiesel Hidrog?nio Motores Bancada dinamom?trica |
topic |
Diesel Biodiesel Hidrog?nio Motores Bancada dinamom?trica Hydrogen Engines Dynamometer |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Hydrogen Engines Dynamometer |
description |
O biodiesel tem se apresentado como uma excelente op??o de combust?vel alternativo para ser usado em motores ciclo diesel, e, al?m dele, um outro combust?vel alvo de estudos para uso em motores de combust?o interna ? o hidrog?nio. Visando a utiliza??o de maiores quantidades de combust?veis provenientes de fontes renov?veis de energia e obten??o de um combust?vel com maior poder detonante/calor?fico e de alta efici?ncia em motores de combust?o interna, este trabalho visou o teste em bancada dinamom?trica de uma nova mistura de combust?veis formulada por meio da dissolu??o de g?s hidrog?nio em combust?veis comerciais diesel S10 e biodiesel B100 e seus respectivos blends nas propor??es B20, B40 e B80. Foram avaliados o desempenho destas amostras combust?veis em termos de pot?ncia e torque a partir de diferentes rota??es do motor e tamb?m de diferentes cargas. Inicialmente, os testes foram realizados com amostras de combust?veis sem a presen?a de hidrog?nio para a promo??o de posterior compara??o de efeitos da presen?a deste g?s nas amostras. Os resultados dos testes em bancada dinamom?trica com as amostras de combust?veis mostraram que houve influ?ncia positiva da adi??o de g?s hidrog?nio nas amostras devido a um melhor desempenho observado em rela??o a valores de rota??o, torque e pot?ncia alcan?ados pelos combust?veis nos motores. No primeiro teste em que utilizou-se o dinam?metro, as amostras de combust?veis que obtiveram um melhor desempenho geral foram as de diesel S10 e B20 com adi??o de H2. No segundo teste, avaliando-se pot?ncia e torque frente a variados valores de rota??o, a amostra que obteve um melhor desempenho foi o blend B20/H2 (combust?vel com dissolu??o por g?s hidrog?nio), pois o mesmo alcan?ou o maior valor de torque e pot?ncia durante a maioria das faixas de rota??o analisadas quando comparado a todas as outras amostras combust?veis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-07T17:28:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-07T17:28:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Nataly Souza. Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica. 2018. 93 p. Disserta??o (Mestrado) ? Programa de P?s-gradua??o em Biocombust?veis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1903 |
identifier_str_mv |
SILVA, Nataly Souza. Efeito da mistura alternativa diesel-biodiesel comerciais/H2 nos motores de combust?o interna do tipo diesel: testes em bancada dinamom?trica. 2018. 93 p. Disserta??o (Mestrado) ? Programa de P?s-gradua??o em Biocombust?veis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018. |
url |
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFVJM |
publisher.none.fl_str_mv |
UFVJM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFVJM instname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) instacron:UFVJM |
instname_str |
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) |
instacron_str |
UFVJM |
institution |
UFVJM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFVJM |
collection |
Repositório Institucional da UFVJM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/6/nataly_souza_silva.pdf.txt http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/5/license.txt http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/2/license_url http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/3/license_text http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/4/license_rdf http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1903/1/nataly_souza_silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8cda2297828b724d8b36775dfe6bc9ae c0fe10782d3e2994b7c028f47c86ff9e 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 41954416a8799d3f88e25e9274b68e5f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufvjm.edu.br |
_version_ |
1801865803501404160 |