An?lise sobre os impactos da implementa??o da Lei 10.639 no munic?pio de Te?filo Otoni

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalh?es, Lidiane Silva Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1741
Resumo: A hist?ria oficial do Brasil e seus registros em livros, bem como os curr?culos escolares sempre deram ?nfase ? influ?ncia da cultura europeia na constru??o da na??o brasileira, desconsiderando a ineg?vel, forte e incisiva contribui??o cultural dos povos ind?genas e africanos nesse mesmo processo. De um modo geral, verifica-se que professores e escolas ainda n?o aprenderam a conviver com essa realidade e, por conseguinte, n?o sabem abordar de maneira significativa o tema, refor?ando o car?ter euroc?ntrico dos conte?dos, perpetuando a exclus?o, o preconceito e o racismo nas rela??es. Enquanto pol?tica p?blica em educa??o voltada para a popula??o negra do Brasil, as Leis 10.639/03 e 11.645/08 tornaram obrigat?rios o ensino de Hist?ria e Cultura da ?frica e Afro-brasileira e como instrumento concreto para o cumprimento delas foi criado o Projeto UNIAFRO com o objetivo de oferecer forma??o continuada de professores na tem?tica. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva averiguar e avaliar as contribui??es do curso de forma??o continuada de professores do Vale do Mucuri: Rela??es ?tnico-raciais e o Ensino de Hist?ria e Cultura Afro-brasileira, ofertados pela UFVJM/NEAB (2008 a 2011) no Campus Mucuri, para a implementa??o da Lei 10.639 no munic?pio de Te?filo Otoni. Para atingir os objetivos propostos, metodologicamente adotou-se pesquisa explicativa e quanto aos meios foram utilizadas a pesquisa bibliogr?fica e documental sobre forma??o continuada de professores, diversidade e rela??es ?tnico-raciais. Os dados da pesquisa de campo foram coletados atrav?s da realiza??o de entrevistas semiestruturadas e aplica??o de question?rios a professores que participaram do curso em quest?o. O foco da pesquisa de campo foi promover o registro da percep??o dos sujeitos quanto ? experi?ncia vivenciada no curso de forma??o e suas contribui??es para a abordagem da tem?tica em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa demonstram que a sociedade de maneira geral e a escola especificamente, ainda apresentam dificuldades em implementar a lei no curr?culo e nas pr?ticas do cotidiano escolar. Nesse sentido, ? de extrema relev?ncia a realiza??o de cursos de forma??o que abordem essa tem?tica, uma vez que os professores exercem papel significativo na efetiva??o da referida lei.
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spelling Magalh?es, Lidiane Silva RochaFonseca, Lilian Simone GodoyRoza, Luciano MagelaRodrigues, Cl?udio EduardoUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Fonseca, Lilian Simone Godoy2018-07-18T13:07:10Z2018-07-18T13:07:10Z20172017-11-07MAGALH?ES, Lidiane Silva Rocha. An?lise sobre os impactos da implementa??o da Lei 10.639 no munic?pio de Te?filo Otoni. 2017. 118 p. Disserta??o (Mestrado Profissional) ? Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1741A hist?ria oficial do Brasil e seus registros em livros, bem como os curr?culos escolares sempre deram ?nfase ? influ?ncia da cultura europeia na constru??o da na??o brasileira, desconsiderando a ineg?vel, forte e incisiva contribui??o cultural dos povos ind?genas e africanos nesse mesmo processo. De um modo geral, verifica-se que professores e escolas ainda n?o aprenderam a conviver com essa realidade e, por conseguinte, n?o sabem abordar de maneira significativa o tema, refor?ando o car?ter euroc?ntrico dos conte?dos, perpetuando a exclus?o, o preconceito e o racismo nas rela??es. Enquanto pol?tica p?blica em educa??o voltada para a popula??o negra do Brasil, as Leis 10.639/03 e 11.645/08 tornaram obrigat?rios o ensino de Hist?ria e Cultura da ?frica e Afro-brasileira e como instrumento concreto para o cumprimento delas foi criado o Projeto UNIAFRO com o objetivo de oferecer forma??o continuada de professores na tem?tica. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva averiguar e avaliar as contribui??es do curso de forma??o continuada de professores do Vale do Mucuri: Rela??es ?tnico-raciais e o Ensino de Hist?ria e Cultura Afro-brasileira, ofertados pela UFVJM/NEAB (2008 a 2011) no Campus Mucuri, para a implementa??o da Lei 10.639 no munic?pio de Te?filo Otoni. 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As public policy in education aimed: Brazil black population of, Laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08 made History, African, and Afro-Brazilian culture teaching and mandatory and as a concrete instrument for their fulfillment, the UNIAFRO Project was created with the objective of offering continuing teacher training on the subject. In this sense, the present research aims to assess and evaluate the contributions of Mucuri Valley teachers' continuing education course: Ethnic-racial Relations and the Teaching of Afro-Brazilian History and Culture, offered by UFVJM / NEAB (2008 to 2011) in the Mucuri Campus, for the implementation of Law 10,639 in the municipality of Te?filo Otoni. In order to reach the proposed objectives, methodological explanatory research was adopted and the means used were the bibliographical and documentary research on continuing teacher education, diversity and ethnic-racial relations. Field survey data was collected through semi-structured interviews and questionnaires to teachers who participated in the course in question. The focus of the field research was to promote the recording of the perception of the subjects regarding the experience lived in the training course and their contributions to the approach of the theme in the classroom. The results obtained in this research demonstrate that society in general and school specifically, still have difficulties in implementing the law in the curriculum and in the daily practices of school. In this sense, it is extremely relevant to conduct training courses that address this theme, since teachers play a significant role in the implementation of law.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAn?lise sobre os impactos da implementa??o da Lei 10.639 no munic?pio de Te?filo Otoniinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisExtens?o universit?riaForma??o docente continuadaDiversidade ?tnico-racialUniversity extensionContinuing teacher trainingEthnic-racial diversityreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTlidiane_silva_rocha_magalhaes.pdf.txtlidiane_silva_rocha_magalhaes.pdf.txtExtracted texttext/plain234880http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1741/6/lidiane_silva_rocha_magalhaes.pdf.txt0185bdd2cd951a6ec2d2c8326543f585MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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