O funcionamento da Educação de Tempo Integral numa unidade de ensino municipal de Montes Claros-MG: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Dirce Efigênia Brito
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/a4bb8ad3-af74-4b6e-931c-d69ff5d0c7b8
Resumo: Linha de pesquisa: Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais.
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spelling Lopes, Dirce Efigênia BritoCouto, Regina Célia doMoraes, Emília MurtaRamalho, Maria Nailde MartinsUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Couto, Regina Célia do2017-06-26T17:32:08Z2017-06-26T17:32:08Z20162016-09-30LOPES, Dirce Efigênia Brito. O funcionamento da Educação de Tempo Integral numa unidade de ensino municipal de Montes Claros-MG: desafios e possibilidades. 2016. 124 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2016.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/a4bb8ad3-af74-4b6e-931c-d69ff5d0c7b8Linha de pesquisa: Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais.Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre “O funcionamento da Educação de Tempo Integral numa unidade de ensino Municipal de Montes Claros-MG: desafios e possibilidades”, ela insere-se na linha de pesquisa Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais do Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A questão norteadora desta pesquisa foi: quais os impactos e desafios da implantação e do funcionamento da Educação de Tempo Integral em uma unidade de ensino municipal? O objetivo principal foi compreender os impactos da implantação e o funcionamento da Educação de Tempo Integral (ETI) numa unidade de ensino, na zona urbana, do Sistema Educacional Municipal de Montes Claros-MG. Como objetivos específicos, tem-se verificar as condições de infraestrutura administrativa e pedagógica para o funcionamento da ETI numa unidade de ensino municipal de Montes Claros, no período de 2013 a 2015; investigar os desafios encontrados pelos agentes educativos na execução das ações da ETI; investigar as práticas pedagógicas dos profissionais envolvidos na ETI; identificar os impactos das políticas públicas, em especial o Programa Mais Educação/Educação de Tempo Integral junto aos agentes educativos no período de 2013-2015; analisarcomo ocorreu a interlocução escola /comunidade. O interesse pelo presente estudo surgiu quando estava na gestão de uma unidade de ensino municipal e foi implantado o Programa Mais Educação/Educação de Tempo Integral no ano de 2010, instigando-me a estudar um pouco mais sobre a ETI. Utilizou-se a pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, estudo de campo e, como técnica, a análise de conteúdo para os dados coletados a partir dos questionários e das entrevistas semiestruturadas aplicadas aos treze envolvidos, sendo: dez oficineiros, um gestor e dois coordenadores da ETI. Os dados coletados foram analisados e alocados em seis categorias: funcionamento e infraestrutura; interlocução escola X comunidade; conhecimento de ETI e EI e suas bases legais; desafios; impactos e práticas pedagógicas. Após serem analisados, percebeu-se que a Escola Municipal Pequeno Cientista (EMPC) precisa aperfeiçoar seu funcionamento e, para tanto, terá os seguintes desafios: melhorar a infraestrutura; capacitar os envolvidos na ETI; propor práticas inovadoras e como possibilidades implantar um currículo diferenciado e firmar parcerias com a comunidade, ONGs, clubes e outros. Isso posto poderá gerar impactos tanto na vida dos alunos quanto na própria comunidade. A pesquisa tem relevância por apresentar indicadores sobre a ETI que a SME poderá utilizar no município de Montes Claros-MG e principalmente na EMPC em busca da melhoria da qualidade da educação.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016.This work results from a survey on "The functioning of the Full-Time Education in Municipal teaching unit Claros-MG Montes: challenges and possibilities", it is part of the line education research subjects, Society, History of Education Policies public Education of Master of Education of the federal University of the Jequitinhonha and Mucuri- UFVJM. The main question of this research is: what are the impacts of the implementation and operation of Full-Time Education in a unit of municipal education. The main objective is to understand the impacts and challenges of the implementation and operation of Full-Time Education (FTE) in a teaching unit in the urban area, the municipal system Claros-MG Montes. The specific objectives, has to check and assess the conditions of administrative and educational infrastructure for the operation of the ETI in a municipal school unit of Montes Claros, in the period 2013 to 2015; investigate the challenges faced by educators in the implementation of ETI shares; investigate the pedagogical practices of the professionals involved in the ETI; identify the impact of public policies, especially the More Education Program / Full-Time Education with the teachers in the 2013-2015 period; analyze how occurred the dialogue school / community. The interest for this study came about when he was in the management of a municipal school unit and was deployed More Education Program / Full-Time Education in 2010 urging me to study a little more about the TSI. We used the research of qualitative and quantitative nature, field study and how technical, content analysis to the data collected from questionnaires and semi-structured interviews applied to thirteen involved being: Ten oficineiros, a manager and two coordinators of the ETI. The collected data were analyzed and allocated into six categories: operations and infrastructure; X interlocution school community; knowledge ETI and EI and its legal basis; challenges; impacts and pedagogical practices. After being analyzed, it was noticed that the Municipal School Little Scientist - EMPC needs to improve its functioning and to both have the following challenges: improving the infrastructure; train involved in the ETI; propose innovative practices and possibilities to implement differentiated curriculum and establish partnerships with the community, NGOs, clubs and others. This post may have an impact both in the lives of students and in the community. The research has relevance for providing the improvement of the ETI in the city of Montes Claros, Minas Gerais and especially in EMPC.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO funcionamento da Educação de Tempo Integral numa unidade de ensino municipal de Montes Claros-MG: desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação IntegralEducação de Tempo IntegralFuncionamentoEscola/ComunidadeIntegral EducationFull-Time EducationOperationSchool/Communityreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILdirce_efigenia_brito_lopes.pdf.jpgdirce_efigenia_brito_lopes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2651https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/a29c31be-827f-4ab4-8c59-6cd125b9887a/download9744ccf0c80bdd8b3942c7ef126cf97bMD57falseAnonymousREADORIGINALdirce_efigenia_brito_lopes.pdfdirce_efigenia_brito_lopes.pdfapplication/pdf1198123https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/3a6356d7-03f7-43b1-8107-f9b5f038d181/download6870d772b04f70ed0dfb2c8f6774c59aMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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