Sala de Aula Invertida para C?lculo I: uma an?lise desta metodologia sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem e da recomenda??o personalizada de objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Rodiney Oliveira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3136
Resumo: A disciplina C?lculo Diferencial e Integral I ? uma das principais respons?veis pelas altas taxas de reprova??o e de evas?o, principalmente dos calouros, especialmente nos cursos na ?rea de exatas. Existem v?rios estudos realizados a fim de encontrar estrat?gias que possam diminuir os altos ?ndices de reprova??o dos alunos nessa disciplina. H? pesquisadores que afirmam que parte das dificuldades encontradas na aprendizagem do C?lculo podem ser imputadas, parcialmente, ?s diverg?ncias entre os perfis cognitivos dos estudantes e o m?todo de ensino adotado pelo professor. Portanto, torna-se importante trabalhar com estrat?gias que considerem os Estilos de Aprendizagem (EA) e as prefer?ncias de aprendizagem dos discentes, bem como estrat?gias metodol?gicas que visam atender os diferentes EA, como ? metodologia ativa Sala de Aula Invertida (SAI). No entanto, ainda pouco se sabe se a metodologia SAI pode atender os diferentes EA e prefer?ncias de aprendizagem existentes. Assim, o presente trabalho tem como foco o estudo das potencialidades e limita??es da Sala de Aula Invertida, sob a ?tica dos Estilos de Aprendizagem (EA) e das prefer?ncias de aprendizagem. Para isso, foram aplicados tr?s question?rios para alunos matriculados na disciplina C?lculo I, no per?odo de 2021/1, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus JK. Por meio dos question?rios, foram coletados dados sobre os EA e as prefer?ncias de aprendizagem dos estudantes, al?m da avalia??o do ambiente virtual proposto para a SAI. A partir dos perfis, Objetos de Aprendizagem (OA) foram personalizados e recomendados a partir de uma proposta de Sistema de Recomenda??o (SR) que fora disponibilizado no ambiente virtual. A an?lise principal consistiu em identificar se os diversos perfis de aprendizagem dos participantes poderiam ser atendidos pela metodologia SAI. Os resultados mostram que a metodologia em comento teria grande potencial motivador e instrucional para os participantes da pesquisa, caso estivessem sendo submetidos a ela no curso de C?lculo I, considerando, principalmente, os estilos de aprendizagem predominantes. No entanto, h? de ressaltar que existem algumas limita??es, como a dificuldade em encontrar uma diversidade de OA que possam atender os v?rios perfis existentes e a possibilidade de alguns estilos serem menos favorecidos do que os demais nessa metodologia.
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spelling Jesus, Rodiney Oliveira deAndrade, Alessandro VivasLannes, WagnerDor?a, Fabiano AzevedoUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Andrade, Alessandro Vivas2023-03-07T21:09:36Z2023-03-07T21:09:36Z20222023-01-13JESUS, Rodiney Oliveira de. Sala de Aula Invertida para C?lculo I: uma an?lise desta metodologia sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem e da recomenda??o personalizada de objetos de aprendizagem. 2022. 127 p. Disserta??o (Mestrado Profissional em Educa??o em Ci?ncias, Matem?tica e Tecnologia) ? Programa de P?s-gradua??o em Educa??o em Ci?ncias, Matem?tica e Tecnologia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2023.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3136A disciplina C?lculo Diferencial e Integral I ? uma das principais respons?veis pelas altas taxas de reprova??o e de evas?o, principalmente dos calouros, especialmente nos cursos na ?rea de exatas. Existem v?rios estudos realizados a fim de encontrar estrat?gias que possam diminuir os altos ?ndices de reprova??o dos alunos nessa disciplina. H? pesquisadores que afirmam que parte das dificuldades encontradas na aprendizagem do C?lculo podem ser imputadas, parcialmente, ?s diverg?ncias entre os perfis cognitivos dos estudantes e o m?todo de ensino adotado pelo professor. Portanto, torna-se importante trabalhar com estrat?gias que considerem os Estilos de Aprendizagem (EA) e as prefer?ncias de aprendizagem dos discentes, bem como estrat?gias metodol?gicas que visam atender os diferentes EA, como ? metodologia ativa Sala de Aula Invertida (SAI). No entanto, ainda pouco se sabe se a metodologia SAI pode atender os diferentes EA e prefer?ncias de aprendizagem existentes. Assim, o presente trabalho tem como foco o estudo das potencialidades e limita??es da Sala de Aula Invertida, sob a ?tica dos Estilos de Aprendizagem (EA) e das prefer?ncias de aprendizagem. Para isso, foram aplicados tr?s question?rios para alunos matriculados na disciplina C?lculo I, no per?odo de 2021/1, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus JK. Por meio dos question?rios, foram coletados dados sobre os EA e as prefer?ncias de aprendizagem dos estudantes, al?m da avalia??o do ambiente virtual proposto para a SAI. A partir dos perfis, Objetos de Aprendizagem (OA) foram personalizados e recomendados a partir de uma proposta de Sistema de Recomenda??o (SR) que fora disponibilizado no ambiente virtual. A an?lise principal consistiu em identificar se os diversos perfis de aprendizagem dos participantes poderiam ser atendidos pela metodologia SAI. Os resultados mostram que a metodologia em comento teria grande potencial motivador e instrucional para os participantes da pesquisa, caso estivessem sendo submetidos a ela no curso de C?lculo I, considerando, principalmente, os estilos de aprendizagem predominantes. 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Therefore, it becomes important to work with strategies that consider Learning Styles and the learning preferences of students, as well as methodological strategies that aim to meet the different EA, such as the active methodology Inverted Classroom. However, little is known if the Flipped classroom methodology can meet the different learning styles and existing learning preferences. Thus, the present work focuses on the study of the potential and limitations of the Flipped Classroom, from the perspective of Learning Styles and learning preferences. For this, three questionnaires were applied to students enrolled in the course Calculus I, in the period 2021/1, at the Federal University of Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), JK campus. Through the questionnaires, data were collected about the learning styles and the students' learning preferences, in addition to the evaluation of the virtual environment proposed for the SAI. From the profiles, Learning Objects (LO) were customized and recommended based on a proposal for a Recommendation System (SR) that had been made available in the virtual environment. The main analysis consisted of identifying whether the different learning profiles of the participants could be met by the Flipped classroom methodology. The results show that the methodology in question would have great motivating and instructional potential for the research participants, if they were being submitted to it in the Calculus I course, considering, mainly, the predominant learning styles. However, it should be noted that there are some limitations, such as the difficulty in finding a diversity of LOs that can meet the various existing profiles and the possibility that some styles are less favored than others in this methodology.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessSala de Aula Invertida para C?lculo I: uma an?lise desta metodologia sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem e da recomenda??o personalizada de objetos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSala de Aula InvertidaEstilos de AprendizagemPrefer?ncias de aprendizagemRecomenda??o personalizadaC?lculo IFlipped classroomLearning preferencesPersonalized recommendationCalculation Ireponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTrodiney_oliveira_jesus.pdf.txtrodiney_oliveira_jesus.pdf.txtExtracted texttext/plain245699http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3136/6/rodiney_oliveira_jesus.pdf.txt66e50d78ddcdde5033d6f04337f1772cMD56produto_rodney_jesus.pdf.txtproduto_rodney_jesus.pdf.txtExtracted texttext/plain21262http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3136/8/produto_rodney_jesus.pdf.txt994d8953526d47ba65365ecc1e344662MD58LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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