Efeitos do decanoato de nandrolona na aprendizagem/mem?ria de ratos submetidos a treinamento resistido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalh?es, Ca?que Oleg?rio Diniz e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2202
Resumo: Introdu??o: O uso de decanoato de nandrolona (DN) ? frequentemente utilizado como esteroide anab?lico androg?nico (EAA), em doses suprafisiol?gicas, por atletas e n?o atletas, com fins de melhoria de desempenho esportivo ou est?tico. Recentes estudos t?m mostrados efeitos delet?rios no hipocampo e preju?zo na aprendizagem/mem?ria com o uso de DN. Em contrapartida, muitos estudos t?m mostrado um aumento da plasticidade cerebral em ratos submetidos a treinamento resistido (TR), mas nenhum ainda verificou o uso de DN na aprendizagem/mem?ria associado ao TR. Devido ao fato de ser muito comum o uso do DN, em doses suprafisiol?gicas, por praticantes recreativos de TR e principalmente por atletas amadores e profissionais para acelera??o do desempenho, torna-se fundamental entender como o DN pode interferir nos benef?cios do TR na aprendizagem/mem?ria. Objetivo: avaliar os efeitos do DN associado ao TR, na aprendizagem/mem?ria e neuroplasticidade cerebral de ratos Wistar. Materiais e M?todos: Os animais foram distribu?dos em quatro grupos (N= 12): a) SED/SAL; b) SED/DECA; c) TREIN/SAL; d) TREIN/DECA. O uso do DN foi administrado em dose suprafisiol?gica para simular o uso abusivo que ocorre em humanos. Para isso, a dose administrada nos animais foi de 15mg/Kg ao dia, por 8 semanas (5 dias por semana). O TR foi realizado em escada adaptada e consistiu em 40 dias de treino (8 semanas). Cada sess?o de treino consistiu em 8 s?ries (2x50%, 2x75%, 2x90%, 2x100%) com sobrecarga aplicada depois de um teste de for?a m?xima. Ap?s a interven??o, os animais foram submetidos ao teste de reconhecimento de objetos (NOR). Resultados: Treinamento Resistido, no momento pr? (SEM 1) sem diferen?a entre os grupos. No grupo SED/SAL SEM 1 (279,8?29,95g) e SEM 8 (297,4?29,06g) p>0,05 sem diferen?a. Grupo SED/DECA SEM 1 (264,1?22,47g) e SEM 8 (446,9?19,49g) p<0,05. Grupo TREI/SAL SEM 1 (294,4?31,20g) e SEM 8 (933,3?51,87g) p<0,05. Grupo TREI/DECA SEM 1 (319,2?29,55g) e SEM 8 (1086?95,88g). No momento p?s (SEM 8) diferen?a entre grupo SED/DECA (446,9?19,49g) em rela??o aos grupos TREI/SAL (933,3?51,87g) e TREI/DECA (1086?95,88g) p<0,05. Diferen?a no momento p?s para o grupo TREI/SAL (933,3?51,87g) em rela??o ao grupo TREI/DECA (1086?95,88g) p<0,05. Treino do NOR n?o houve diferen?a entre os grupos. Aprendizagem em curto prazo. No (A) SED/SAL, maior explora??o do objeto novo, no (B) SED/DECA, observa-se nesse grupo uma maior explora??o do objeto familiar, (C) TREI/SAL, maior explora??o do objeto novo (D) TREI/DECA n?o houve prefer?ncia por nenhum objeto. Aprendizagem em longo prazo (A) SED/SAL maior explora??o do objeto novo (B) SED/DECA, maior explora??o do objeto familiar, (C) TREI/SAL, maior explora??o do objeto novo (D) TREI/DECA n?o houve preferencia por nenhum objeto. Mem?ria de curto prazo (A) representa os dados em rela??o ao objeto familiar. SED/SAL (24,82?5,7seg), SED/DECA (39,18?15,4 seg) e TREI/SAL (14,00?3,8 seg) p<0,05. SED/DECA (39,18?15,4 seg) TREI/SAL (14,00?3,8 seg) p<0,05, TREI/SAL (14,00?3,8 seg) TREI/DECA (30,18?16,2 seg) p<0,05. (B) representa os dados em rela??o ao objeto novo. SED/SAL (36,55?10,5 seg) SED/DECA (24,91?10,3 seg) e TREI/SAL (55,18?10,9 seg) p<0,05. SED/DECA (24,91?10,3 seg) TREI/SAL (55,18?10,9 seg) p<0,05, TREI/SAL (55,18?10,9) TREI/DECA (24,36?9,3) p,0,05. (C) representa o ?ndice de discrimina??o na mem?ria de curto prazo SED/SAL (0,58?0,1) SED/DECA (0,38?0,12) e TREI/SAL (0,79?0,04) p<0,05. SED/DECA (0,38?0,12) TREI/SAL (0,79?0,04) p<0,05, TREI/SAL (0,79?0,04) TREI/DECA (0,46?0,13) p<0,05. Mem?ria de longo prazo. (A) representa os dados em rela??o ao objeto familiar. SED/SAL (21,55?6,9 seg) SED/DECA (40,18?13,6 seg) p<0,05, SED/DECA (40,18?13,6 seg) TREI/SAL (15,00?8,4 seg) p<0,05, TREI/SAL (15,00?8,4 seg) TREI/DECA (28,18?9,1 seg) p<0,05. (B) representa os dados em rela??o ao objeto novo. SED/SAL (40,45?17,3 seg) SED/DECA (22,55?4,6 seg) p<0,05. SED/DECA (22,55?4,7 seg) TREI/SAL (57,82?22,2 seg) p<0,05, TREI/SAL (57,82?22,2 seg) TREI/DECA (16,91?7,4 seg) p<0,05. (C) representa o ?ndice de discrimina??o na mem?ria de longo prazo SED/SAL (0,63?0,1) SED/DECA (0,36?0,1) p<0,05, TREI/SAL (0,80?0,1) e TREI/DECA (0,38?0,1) p<0,05. SED/DECA (0,36?0,1) TREI/SAL (0,80?0,1) p<0,05, TREI/SAL (0,80?0,1) TREI/DECA (0,38?0,1) p<0,05. Conclus?es: O treinamento resistido se mostrou eficiente, pois conseguiu aumentar a carga de trabalho durante as 8 semanas de interven??o, al?m de ter proporcionado uma melhora no teste de reconhecimento de objetos, tanto de aprendizagem quanto nas mem?rias de curto e longo prazo. O decanoato de nandrolona mostrou o seu efeito anab?lico, ao potencializar os efeitos do TR no ganho da for?a muscular. No entanto, atuou como um agente prejudicial na fun??o cerebral e causou preju?zo de aprendizagem e mem?rias. Al?m disso, o DN associado ao TR causou uma supress?o dos efeitos ben?ficos do TR na sa?de cerebral, o que que prejudicou a aprendizagem e mem?rias.
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spelling Magalh?es, Ca?que Oleg?rio Diniz eCassilhas, Ricardo CardosoPeixoto, Marco Fabricio DiasMonteiro J?nior, Renato SobralUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Cassilhas, Ricardo Cardoso2020-03-24T16:54:50Z2020-03-24T16:54:50Z20192019-02-22MAGALH?ES, Ca?que Oleg?rio Diniz e. Efeitos do decanoato de nandrolona na aprendizagem/mem?ria de ratos submetidos a treinamento resistido. 2019. 66 p. Disserta??o (Mestrado Multic?ntrico em Ci?ncias Fisiol?gicas) ? Programa Multic?ntrico de P?s-gradua??o em Ci?ncias Fisiol?gicas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2202Introdu??o: O uso de decanoato de nandrolona (DN) ? frequentemente utilizado como esteroide anab?lico androg?nico (EAA), em doses suprafisiol?gicas, por atletas e n?o atletas, com fins de melhoria de desempenho esportivo ou est?tico. Recentes estudos t?m mostrados efeitos delet?rios no hipocampo e preju?zo na aprendizagem/mem?ria com o uso de DN. Em contrapartida, muitos estudos t?m mostrado um aumento da plasticidade cerebral em ratos submetidos a treinamento resistido (TR), mas nenhum ainda verificou o uso de DN na aprendizagem/mem?ria associado ao TR. Devido ao fato de ser muito comum o uso do DN, em doses suprafisiol?gicas, por praticantes recreativos de TR e principalmente por atletas amadores e profissionais para acelera??o do desempenho, torna-se fundamental entender como o DN pode interferir nos benef?cios do TR na aprendizagem/mem?ria. Objetivo: avaliar os efeitos do DN associado ao TR, na aprendizagem/mem?ria e neuroplasticidade cerebral de ratos Wistar. Materiais e M?todos: Os animais foram distribu?dos em quatro grupos (N= 12): a) SED/SAL; b) SED/DECA; c) TREIN/SAL; d) TREIN/DECA. O uso do DN foi administrado em dose suprafisiol?gica para simular o uso abusivo que ocorre em humanos. Para isso, a dose administrada nos animais foi de 15mg/Kg ao dia, por 8 semanas (5 dias por semana). O TR foi realizado em escada adaptada e consistiu em 40 dias de treino (8 semanas). Cada sess?o de treino consistiu em 8 s?ries (2x50%, 2x75%, 2x90%, 2x100%) com sobrecarga aplicada depois de um teste de for?a m?xima. Ap?s a interven??o, os animais foram submetidos ao teste de reconhecimento de objetos (NOR). Resultados: Treinamento Resistido, no momento pr? (SEM 1) sem diferen?a entre os grupos. No grupo SED/SAL SEM 1 (279,8?29,95g) e SEM 8 (297,4?29,06g) p>0,05 sem diferen?a. Grupo SED/DECA SEM 1 (264,1?22,47g) e SEM 8 (446,9?19,49g) p<0,05. Grupo TREI/SAL SEM 1 (294,4?31,20g) e SEM 8 (933,3?51,87g) p<0,05. Grupo TREI/DECA SEM 1 (319,2?29,55g) e SEM 8 (1086?95,88g). No momento p?s (SEM 8) diferen?a entre grupo SED/DECA (446,9?19,49g) em rela??o aos grupos TREI/SAL (933,3?51,87g) e TREI/DECA (1086?95,88g) p<0,05. Diferen?a no momento p?s para o grupo TREI/SAL (933,3?51,87g) em rela??o ao grupo TREI/DECA (1086?95,88g) p<0,05. Treino do NOR n?o houve diferen?a entre os grupos. Aprendizagem em curto prazo. No (A) SED/SAL, maior explora??o do objeto novo, no (B) SED/DECA, observa-se nesse grupo uma maior explora??o do objeto familiar, (C) TREI/SAL, maior explora??o do objeto novo (D) TREI/DECA n?o houve prefer?ncia por nenhum objeto. Aprendizagem em longo prazo (A) SED/SAL maior explora??o do objeto novo (B) SED/DECA, maior explora??o do objeto familiar, (C) TREI/SAL, maior explora??o do objeto novo (D) TREI/DECA n?o houve preferencia por nenhum objeto. Mem?ria de curto prazo (A) representa os dados em rela??o ao objeto familiar. SED/SAL (24,82?5,7seg), SED/DECA (39,18?15,4 seg) e TREI/SAL (14,00?3,8 seg) p<0,05. SED/DECA (39,18?15,4 seg) TREI/SAL (14,00?3,8 seg) p<0,05, TREI/SAL (14,00?3,8 seg) TREI/DECA (30,18?16,2 seg) p<0,05. (B) representa os dados em rela??o ao objeto novo. SED/SAL (36,55?10,5 seg) SED/DECA (24,91?10,3 seg) e TREI/SAL (55,18?10,9 seg) p<0,05. SED/DECA (24,91?10,3 seg) TREI/SAL (55,18?10,9 seg) p<0,05, TREI/SAL (55,18?10,9) TREI/DECA (24,36?9,3) p,0,05. (C) representa o ?ndice de discrimina??o na mem?ria de curto prazo SED/SAL (0,58?0,1) SED/DECA (0,38?0,12) e TREI/SAL (0,79?0,04) p<0,05. SED/DECA (0,38?0,12) TREI/SAL (0,79?0,04) p<0,05, TREI/SAL (0,79?0,04) TREI/DECA (0,46?0,13) p<0,05. Mem?ria de longo prazo. (A) representa os dados em rela??o ao objeto familiar. SED/SAL (21,55?6,9 seg) SED/DECA (40,18?13,6 seg) p<0,05, SED/DECA (40,18?13,6 seg) TREI/SAL (15,00?8,4 seg) p<0,05, TREI/SAL (15,00?8,4 seg) TREI/DECA (28,18?9,1 seg) p<0,05. (B) representa os dados em rela??o ao objeto novo. SED/SAL (40,45?17,3 seg) SED/DECA (22,55?4,6 seg) p<0,05. SED/DECA (22,55?4,7 seg) TREI/SAL (57,82?22,2 seg) p<0,05, TREI/SAL (57,82?22,2 seg) TREI/DECA (16,91?7,4 seg) p<0,05. (C) representa o ?ndice de discrimina??o na mem?ria de longo prazo SED/SAL (0,63?0,1) SED/DECA (0,36?0,1) p<0,05, TREI/SAL (0,80?0,1) e TREI/DECA (0,38?0,1) p<0,05. SED/DECA (0,36?0,1) TREI/SAL (0,80?0,1) p<0,05, TREI/SAL (0,80?0,1) TREI/DECA (0,38?0,1) p<0,05. Conclus?es: O treinamento resistido se mostrou eficiente, pois conseguiu aumentar a carga de trabalho durante as 8 semanas de interven??o, al?m de ter proporcionado uma melhora no teste de reconhecimento de objetos, tanto de aprendizagem quanto nas mem?rias de curto e longo prazo. O decanoato de nandrolona mostrou o seu efeito anab?lico, ao potencializar os efeitos do TR no ganho da for?a muscular. No entanto, atuou como um agente prejudicial na fun??o cerebral e causou preju?zo de aprendizagem e mem?rias. Al?m disso, o DN associado ao TR causou uma supress?o dos efeitos ben?ficos do TR na sa?de cerebral, o que que prejudicou a aprendizagem e mem?rias.Submitted by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2020-03-23T19:16:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) caique_olegario_diniz_magalhaes.pdf: 1012130 bytes, checksum: ae0e46c85ac2287a14f818148b6afec7 (MD5)Approved for entry into archive by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2020-03-24T16:54:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) caique_olegario_diniz_magalhaes.pdf: 1012130 bytes, checksum: ae0e46c85ac2287a14f818148b6afec7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-24T16:54:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) caique_olegario_diniz_magalhaes.pdf: 1012130 bytes, checksum: ae0e46c85ac2287a14f818148b6afec7 (MD5) Previous issue date: 2019Disserta??o (Mestrado) ? Programa Multic?ntrico de P?s-gradua??o em Ci?ncias Fisiol?gicas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2019.Introduction: The use of nandrolone decanoate (ND) is frequently used as an androgenic anabolic steroid (AAS) at supraphysiological doses by athletes and non-athletes for the purpose of improving sports or aesthetic performance. Recent studies have shown deleterious effects on the hippocampus and learning / memory impairment with the use of ND. In contrast, many studies have shown an increase in brain plasticity in rats submitted to resistance training (RT), but none have yet verified the use of ND in training / training associated with RT. Due to the fact that the use of ND in supraphysiological doses by recreational RT practitioners and mainly by amateur and professional athletes for performance acceleration is very common, it is fundamental to understand how ND can interfere with the benefits of RT in learning /memory. Objective: To evaluate the effects of RT associated to ND at a dose of 15mg / kg in learning / memory and brain neuroplasticity of Wistar rats. Materials and Methods: Animals were divided into four groups (N = 12): a) SED/SAL; b) SED/DECA; c) TREIN/SAL; d) TREI /DECA. The use of ND was administered at supraphysiological doses to mimic the abusive use that occurs in humans. For this, the dose administered in the animals was 15mg / kg daily, for 8 weeks (5 days a week). The RT was performed on an adapted ladder and consisted of 40 training days (8 weeks). Each training session consisted of 8 series (2x50%, 2x75%, 2x90%, 2x100%) with applied overload after a maximum force test. After the intervention, the animals were submitted to the object recognition test (NOR). Results: Resistance training, at the pre-test (SEM 1) with no difference between the groups. In the group SED/SAL SEM 1 (279.8 ? 29.95g) and SEM 8 (297.4 ? 29.06g) p> 0.05 without difference. Group SED/DECA SEM 1 (264.1 ? 22.47g) and SEM 8 (446.9 ? 19.49g) p <0.05. Group TREI/SAL SEM 1 (294.4 ? 31.20g) and SEM 8 (933.3 ? 51.87g) p <0.05. Group TREI/DECA SEM 1 (319.2 ? 29.55g) and SEM 8 (1086 ? 95.88g). At the post-stage (SEM 8) difference between the SED/DECA group (446.9 ? 19.49g) in relation to the TREI/SAL groups (933.3 ? 51.87g) and TREI/DECA groups (1086 ? 95.88g) p <0.05. Difference in the post-moment for the TREI/SAL group (933.3 ? 51.87g) in relation to the TREI/DECA group (1086 ? 95.88g) p <0.05. NOR training did not differ between groups. Short-term learning. In the (A) SED/SAL, greater exploration of the new object, in the (B) SED/DECA, in this group there was a greater exploration of the familiar object, (C) TREI/SAL, greater exploration of the new object, (D) TREI/DECA there was no preference for any object. Long-term learning (A) SED/SAL greater exploration of the new object, (B) SED/DECA, greater exploration of the familiar object, (C) TREI/SAL, greater exploration of the new object, (D) TREI / DECA there was no preference for any object. Short-term memory (A) represents the data relative to the familiar object. SED/SAL (24.82 ? 5.7sec), SED/DECA (39.18 ? 15.4 sec) and TREI/SAL (14.00 ? 3.8 sec) p <0.05. SED/DECA (39.18?15.4 sec) TREI/SAL (14.00?3.8 sec) p<0.05, TREI/SAL (14.00?3,8 sec) TREI/DECA (30.18?16.2 sec) p<0.05. (B) represents the data relative to the new object. SED/SAL (36.55?10.5 sec) SED/DECA (24.91?10.3 sec) and TREI/SAL (55.18?10.9 sec) p<0.05. SED/DECA (24.91?10.3 sec) TREI/SAL (55.18?10.9 sec) p<0.05, TREI/SAL (55.18?10.9 sec) TREI/DECA (24.36?9.3 sec)<p,0.05. (C) represents the discrimination index in the short term memory SED / SAL (0.58 ? 0.1) SED / DECA (0.38 ? 0.12) and TREI / SAL (0.79 ? 0.04) p <0.05. SED/DECA (0.38?0.12) TREI/SAL (0.79?0.04) p<0.05, TREI/SAL (0.79?0.04) TREI/DECA (0.46?0.13) p<0.05. Long-term memory. (A) represents the data relative to the familiar object. SED/SAL (21.55?6.9 sec) SED/DECA (40.18?13.6 sec) p<0.05, SED/DECA (40.18?13.6 sec) TREI/SAL (15.00?8.4 sec) p<0.05, TREI/SAL (15.00?8.4 sec) TREI/DECA (28.18?9.1 sec) p<0.05. (B) represents the data relative to the new object. SED/SAL (40.45 ? 17.3 sec) SED/DECA (22.55 ? 4.6 sec) p <0.05. SED/DECA (22.55?4.7 sec) TREI/SAL (57.82?22.2 sec) p<0.05, TREI/SAL (57.82?22.2 sec) TREI/DECA (16.91?7.4 sec) p<0.05. (C) represents the index of discrimination in the long-term memory SED/SAL (0.63?0.1) SED/DECA (0.36?0.1) p<0.05, TREI/SAL (0.80?0.1) and TREI/DECA (0.38?0.1) p<0.05. SED/DECA (0.36?0.1) TREI/SAL (0.80?0.1) p<0.05, TREI/SAL (0.80?0.1) TREI/DECA (0.38?0.1) p<0.05. Conclusions: Resistance training proved to be efficient, as it managed to increase the work load during the 8 weeks of intervention, as well as to provide an improvement in the object recognition test, both in learning and in the short and long term memories. Nandrolone decanoate showed its anabolic effect, potentiating the effects of RT on muscle strength gain. However, it acted as a detrimental agent in brain function and caused learning impairments and memories. In addition, the ND associated with RT caused a suppression of the beneficial effects of RT on brain health, which impaired learning and memories.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEfeitos do decanoato de nandrolona na aprendizagem/mem?ria de ratos submetidos a treinamento resistidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCogni??oMem?riaExerc?cio f?sicoreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTcaique_olegario_diniz_magalhaes.pdf.txtcaique_olegario_diniz_magalhaes.pdf.txtExtracted texttext/plain145560http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2202/6/caique_olegario_diniz_magalhaes.pdf.txt4fa2cdb72f235853b71b5b532807c07eMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Peixoto, Marco Fabricio Dias
Monteiro J?nior, Renato Sobral
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description Introdu??o: O uso de decanoato de nandrolona (DN) ? frequentemente utilizado como esteroide anab?lico androg?nico (EAA), em doses suprafisiol?gicas, por atletas e n?o atletas, com fins de melhoria de desempenho esportivo ou est?tico. Recentes estudos t?m mostrados efeitos delet?rios no hipocampo e preju?zo na aprendizagem/mem?ria com o uso de DN. Em contrapartida, muitos estudos t?m mostrado um aumento da plasticidade cerebral em ratos submetidos a treinamento resistido (TR), mas nenhum ainda verificou o uso de DN na aprendizagem/mem?ria associado ao TR. Devido ao fato de ser muito comum o uso do DN, em doses suprafisiol?gicas, por praticantes recreativos de TR e principalmente por atletas amadores e profissionais para acelera??o do desempenho, torna-se fundamental entender como o DN pode interferir nos benef?cios do TR na aprendizagem/mem?ria. Objetivo: avaliar os efeitos do DN associado ao TR, na aprendizagem/mem?ria e neuroplasticidade cerebral de ratos Wistar. Materiais e M?todos: Os animais foram distribu?dos em quatro grupos (N= 12): a) SED/SAL; b) SED/DECA; c) TREIN/SAL; d) TREIN/DECA. O uso do DN foi administrado em dose suprafisiol?gica para simular o uso abusivo que ocorre em humanos. Para isso, a dose administrada nos animais foi de 15mg/Kg ao dia, por 8 semanas (5 dias por semana). O TR foi realizado em escada adaptada e consistiu em 40 dias de treino (8 semanas). Cada sess?o de treino consistiu em 8 s?ries (2x50%, 2x75%, 2x90%, 2x100%) com sobrecarga aplicada depois de um teste de for?a m?xima. Ap?s a interven??o, os animais foram submetidos ao teste de reconhecimento de objetos (NOR). Resultados: Treinamento Resistido, no momento pr? (SEM 1) sem diferen?a entre os grupos. No grupo SED/SAL SEM 1 (279,8?29,95g) e SEM 8 (297,4?29,06g) p>0,05 sem diferen?a. Grupo SED/DECA SEM 1 (264,1?22,47g) e SEM 8 (446,9?19,49g) p<0,05. Grupo TREI/SAL SEM 1 (294,4?31,20g) e SEM 8 (933,3?51,87g) p<0,05. Grupo TREI/DECA SEM 1 (319,2?29,55g) e SEM 8 (1086?95,88g). No momento p?s (SEM 8) diferen?a entre grupo SED/DECA (446,9?19,49g) em rela??o aos grupos TREI/SAL (933,3?51,87g) e TREI/DECA (1086?95,88g) p<0,05. Diferen?a no momento p?s para o grupo TREI/SAL (933,3?51,87g) em rela??o ao grupo TREI/DECA (1086?95,88g) p<0,05. Treino do NOR n?o houve diferen?a entre os grupos. Aprendizagem em curto prazo. No (A) SED/SAL, maior explora??o do objeto novo, no (B) SED/DECA, observa-se nesse grupo uma maior explora??o do objeto familiar, (C) TREI/SAL, maior explora??o do objeto novo (D) TREI/DECA n?o houve prefer?ncia por nenhum objeto. Aprendizagem em longo prazo (A) SED/SAL maior explora??o do objeto novo (B) SED/DECA, maior explora??o do objeto familiar, (C) TREI/SAL, maior explora??o do objeto novo (D) TREI/DECA n?o houve preferencia por nenhum objeto. Mem?ria de curto prazo (A) representa os dados em rela??o ao objeto familiar. SED/SAL (24,82?5,7seg), SED/DECA (39,18?15,4 seg) e TREI/SAL (14,00?3,8 seg) p<0,05. SED/DECA (39,18?15,4 seg) TREI/SAL (14,00?3,8 seg) p<0,05, TREI/SAL (14,00?3,8 seg) TREI/DECA (30,18?16,2 seg) p<0,05. (B) representa os dados em rela??o ao objeto novo. SED/SAL (36,55?10,5 seg) SED/DECA (24,91?10,3 seg) e TREI/SAL (55,18?10,9 seg) p<0,05. SED/DECA (24,91?10,3 seg) TREI/SAL (55,18?10,9 seg) p<0,05, TREI/SAL (55,18?10,9) TREI/DECA (24,36?9,3) p,0,05. (C) representa o ?ndice de discrimina??o na mem?ria de curto prazo SED/SAL (0,58?0,1) SED/DECA (0,38?0,12) e TREI/SAL (0,79?0,04) p<0,05. SED/DECA (0,38?0,12) TREI/SAL (0,79?0,04) p<0,05, TREI/SAL (0,79?0,04) TREI/DECA (0,46?0,13) p<0,05. Mem?ria de longo prazo. (A) representa os dados em rela??o ao objeto familiar. SED/SAL (21,55?6,9 seg) SED/DECA (40,18?13,6 seg) p<0,05, SED/DECA (40,18?13,6 seg) TREI/SAL (15,00?8,4 seg) p<0,05, TREI/SAL (15,00?8,4 seg) TREI/DECA (28,18?9,1 seg) p<0,05. (B) representa os dados em rela??o ao objeto novo. SED/SAL (40,45?17,3 seg) SED/DECA (22,55?4,6 seg) p<0,05. SED/DECA (22,55?4,7 seg) TREI/SAL (57,82?22,2 seg) p<0,05, TREI/SAL (57,82?22,2 seg) TREI/DECA (16,91?7,4 seg) p<0,05. (C) representa o ?ndice de discrimina??o na mem?ria de longo prazo SED/SAL (0,63?0,1) SED/DECA (0,36?0,1) p<0,05, TREI/SAL (0,80?0,1) e TREI/DECA (0,38?0,1) p<0,05. SED/DECA (0,36?0,1) TREI/SAL (0,80?0,1) p<0,05, TREI/SAL (0,80?0,1) TREI/DECA (0,38?0,1) p<0,05. Conclus?es: O treinamento resistido se mostrou eficiente, pois conseguiu aumentar a carga de trabalho durante as 8 semanas de interven??o, al?m de ter proporcionado uma melhora no teste de reconhecimento de objetos, tanto de aprendizagem quanto nas mem?rias de curto e longo prazo. O decanoato de nandrolona mostrou o seu efeito anab?lico, ao potencializar os efeitos do TR no ganho da for?a muscular. No entanto, atuou como um agente prejudicial na fun??o cerebral e causou preju?zo de aprendizagem e mem?rias. Al?m disso, o DN associado ao TR causou uma supress?o dos efeitos ben?ficos do TR na sa?de cerebral, o que que prejudicou a aprendizagem e mem?rias.
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