Conhecimento dos discentes sobre a Atenção Primária à Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Karlyone Elizarda Martins de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/1f0e7ba2-77ee-4d4a-9fe0-4849d09823b3
Resumo: A Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido cada vez mais reconhecida como prioridade e a academia, um potencial transformador na produção do conhecimento para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente estudo teve o objetivo de identificar o conhecimento dos discentes sobre a APS, efetuado em duas etapas: elaboração e validação de um instrumento de coleta de dados e posterior aplicação deste questionário aos alunos do último ano dos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Trata-se de um estudo metodológico. Para a validação do questionário intitulado “Conhecimento sobre a Atenção Primária à Saúde para discentes” foram executadas as fases de validação de conteúdo por juízes, adequação do instrumento e estudo piloto. A adequação dos itens ao questionário foi realizada utilizando-se critérios quantitativos, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), e critérios qualitativos. Considerou-se como índice de concordância entre os juízes valores acima de 80,0%. Após reformulações, o questionário foi estabelecido contendo 39 itens específicos sobre a APS, adequados aos alunos de graduação da área da saúde. A amostra mínima foi calculada em 136 alunos, estratificada por curso. Houve a participação de 150 graduandos na área da saúde (Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Educação Física) na UFVJM, em Diamantina, Minas Gerais. Para comparar o conhecimento dos estudantes entre os diferentes cursos de graduação da área da saúde, realizou-se o teste Qui-quadrado com nível de significância de p<0,05. Para avaliação do comportamento das respostas dos estudantes para cada item do questionário, foi utilizada a modelagem de Teoria de Resposta ao Item, com cálculo do parâmetro de discriminação (a) e do nível de dificuldade (b) de cada item. Estudo aprovado pelo CEP/UFVJM, sob o parecer nº 2.672.823. A média de idade foi de 24,5 anos, com variação entre 20 a 41 anos. A maior parte dos estudantes incluídos foi do sexo feminino (70,7%), sendo que 87 (58%) acadêmicos se declararam da raça parda, 35 (23,3%) brancos e 28 (18,7%) negros. O resultado encontrado sugere pouco conhecimento dos acadêmicos quanto à Política Nacional de Atenção Básica e os processos de trabalho inerentes à APS, mas principalmente falta de domínio em relação ao e-SUS e ao financiamento. Espera-se que fragilidades e potencialidades no ensino sobre a APS sejam identificadas, contribuindo para a formação dos futuros profissionais a fim de que estes tenham uma atuação pró-ativa, crítica, reflexiva e humanista, enfrentando os desafios que se apresentam na rotina de trabalho e fortalecendo a porta de entrada do SUS.
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O presente estudo teve o objetivo de identificar o conhecimento dos discentes sobre a APS, efetuado em duas etapas: elaboração e validação de um instrumento de coleta de dados e posterior aplicação deste questionário aos alunos do último ano dos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Trata-se de um estudo metodológico. Para a validação do questionário intitulado “Conhecimento sobre a Atenção Primária à Saúde para discentes” foram executadas as fases de validação de conteúdo por juízes, adequação do instrumento e estudo piloto. A adequação dos itens ao questionário foi realizada utilizando-se critérios quantitativos, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), e critérios qualitativos. Considerou-se como índice de concordância entre os juízes valores acima de 80,0%. Após reformulações, o questionário foi estabelecido contendo 39 itens específicos sobre a APS, adequados aos alunos de graduação da área da saúde. A amostra mínima foi calculada em 136 alunos, estratificada por curso. Houve a participação de 150 graduandos na área da saúde (Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Educação Física) na UFVJM, em Diamantina, Minas Gerais. Para comparar o conhecimento dos estudantes entre os diferentes cursos de graduação da área da saúde, realizou-se o teste Qui-quadrado com nível de significância de p<0,05. Para avaliação do comportamento das respostas dos estudantes para cada item do questionário, foi utilizada a modelagem de Teoria de Resposta ao Item, com cálculo do parâmetro de discriminação (a) e do nível de dificuldade (b) de cada item. Estudo aprovado pelo CEP/UFVJM, sob o parecer nº 2.672.823. A média de idade foi de 24,5 anos, com variação entre 20 a 41 anos. A maior parte dos estudantes incluídos foi do sexo feminino (70,7%), sendo que 87 (58%) acadêmicos se declararam da raça parda, 35 (23,3%) brancos e 28 (18,7%) negros. O resultado encontrado sugere pouco conhecimento dos acadêmicos quanto à Política Nacional de Atenção Básica e os processos de trabalho inerentes à APS, mas principalmente falta de domínio em relação ao e-SUS e ao financiamento. Espera-se que fragilidades e potencialidades no ensino sobre a APS sejam identificadas, contribuindo para a formação dos futuros profissionais a fim de que estes tenham uma atuação pró-ativa, crítica, reflexiva e humanista, enfrentando os desafios que se apresentam na rotina de trabalho e fortalecendo a porta de entrada do SUS.Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2019.Primary Health Care has been increasinglyrecognized as a priority and the academy, a transformative potential in the production of knowledge for the consolidations of Unified Health System. The aim of this study was to identify sudents’ knowledge about Primary Health Care, carried out in two stages: elaboration and validation of a data collection instrument and subsequent application of this questionnaire to the students of the last year of undergraduate health courses of the Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). This is a methodological study. For the validation of the questionnaire titled “Knowledge about Primary Health Care for students”, the content validation phases by judges, the adequacy of the instrument and the pilot study were performed. The adequacy of the items to the questionnaire was performed using quantitative criteria, through the Content Validity Index (CVI), and qualitative criteria. The concordance index among the judges was considered values above 80%. After reformulations, the questionnaire was established containing 39 specific items on Primary Health Care, suitable for undergraduate students in the health area. The minimum sample was calculated in 136 students, stratified by course. There were 150 undergraduates in the health area ((Physiotherapy, Nursing, Nutrition, Pharmacy, Dentistry an Physical Education) at the UFVJM, in Diamantina, Minas Gerais. To compare the students’ knowledge among the different undergraduate health courses, the Chi-square test was performed with a significance level of p<0.05. To evaluate the behavior of the students’ answers for each item of the questionnaire, the Item Response Theory (IRT) – based model was used, with calculation of the discrimination parameter (a) and the difficulty level (b) of each item. Study was approved by the Ethics Committee 2.672.823. The mean age was 24.5 years, ranging from 20 to 41 years. Most of the students included were female 106 (70.7%), and 87 (58%) of the students declared themselves to be of the brown race, 35 (23,3%) of the white race and 28 (18.7%) of the black race. The result found suggests the lack of knowledge about the National Policy on Primary Care and the work processes inherent to PHC, but mainly lack of mastery over e-SUS and financing. It is hoped that fragilities and potentialities in Primary Care teaching will be identified, contributing to the training of future professionals so that they are proactive, critical, reflective and humanistic, facing the challenges that arise in the routine of strengthening the doorway of the Unified Health System.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessConhecimento dos discentes sobre a Atenção Primária à Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAtenção Primária à SaúdeSistema Único de SaúdeEstudos de validaçãoEnsino em saúdePrimary Health CareUnified Health SystemValidation studiesHealth educationreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILkarlyone_elizarda_martins_souza_ferreira.pdf.jpgkarlyone_elizarda_martins_souza_ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2665https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/82532342-32d8-445f-a950-c39f5aaffc49/download65f5ac23a1daab092e7c88f1e14132d0MD58falseAnonymousREADORIGINALkarlyone_elizarda_martins_souza_ferreira.pdfkarlyone_elizarda_martins_souza_ferreira.pdfapplication/pdf5860831https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/bbd6722a-0f2f-42f1-84c6-9709bfa70dc4/download7a9b5af3b659f479c880255ee7f256f4MD56trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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