Inclusão de pessoas com deficiência:um desafio observado no campus mucuri da UFVJM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marcos Valério Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/4badf9af-a46b-4739-b298-0d1649d4661b
Resumo: Considerada uma conquista dos movimentos sociais em prol dos grupos menos favorecidos a inclusão de pessoas com deficiência na educação e, consequentemente no ensino superior, tem mobilizado comunidades nacionais e internacionais na produção de documentos fundamentais em relação ao arcabouço necessário para concepção da premissa inclusiva. Compreendendo as implicações destas medidas nas questões didático-pedagógicas dos cursos das IES; bem como da necessidade de qualificação de seus servidores e ainda, da necessidade de alterações arquitetônicas de infraestrutura, tecnológicas e atitudinais; faz-se necessário verificar as condições minimamente disponíveis para um atendimento inclusivo e de qualidade. Determinantes como a Lei 13.409/2016 desafiam a educação superior à adaptação de suas políticas internas, especialmente de seus processos de seleção, ao atendimento das pessoas com deficiência que passam a merecer (perante a lei) a mesma atenção dispensada às pessoas que se autodeclaram pretos, pardos e índios. Neste contexto; a partir da revisão da literatura das concepções conceituais do processo de educação inclusiva, perpassando pelo histórico do ensino superior brasileiro, suas políticas públicas de inclusão, acesso e democratização no contexto de interiorização e expansão, em um vale que viveu anos na expectativa de iniciativas políticas de educação superior gratuita e de qualidade; buscou-se por meio da observação e descrição dos fenômenos correspondentes, tendo como método o estudo de caso, identificar os impactos e desafios da entrada de pessoas com deficiência no ensino superior no campus Mucuri da UFVJM. Em nosso entendimento, preocupar-se com a inclusão destas pessoas nos espaços acadêmicos é como se preocupar com a sua própria inclusão em qualquer espaço. Uma questão de respeito. De equidade. Assim, acredita-se que algumas questões precisam ser respondidas passando intencionalmente pela revisão da missão da IES e de cada um dos cursos ofertados e que uma vez conhecidos os tipos de acessibilidade necessárias, faz-se necessário observar os construtos internos (forças e fraquezas) da entidade, a fim de que se estabeleça uma política própria, abrangente e vanguardista das novas propostas educacionais (oportunidades) e livre de vícios e elementos (ameaças) que comprometam sua universalidade, fazendo-nos entender que pensar políticas públicas de inclusão vai além de questões estruturais, é uma questão de postura.
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Compreendendo as implicações destas medidas nas questões didático-pedagógicas dos cursos das IES; bem como da necessidade de qualificação de seus servidores e ainda, da necessidade de alterações arquitetônicas de infraestrutura, tecnológicas e atitudinais; faz-se necessário verificar as condições minimamente disponíveis para um atendimento inclusivo e de qualidade. Determinantes como a Lei 13.409/2016 desafiam a educação superior à adaptação de suas políticas internas, especialmente de seus processos de seleção, ao atendimento das pessoas com deficiência que passam a merecer (perante a lei) a mesma atenção dispensada às pessoas que se autodeclaram pretos, pardos e índios. Neste contexto; a partir da revisão da literatura das concepções conceituais do processo de educação inclusiva, perpassando pelo histórico do ensino superior brasileiro, suas políticas públicas de inclusão, acesso e democratização no contexto de interiorização e expansão, em um vale que viveu anos na expectativa de iniciativas políticas de educação superior gratuita e de qualidade; buscou-se por meio da observação e descrição dos fenômenos correspondentes, tendo como método o estudo de caso, identificar os impactos e desafios da entrada de pessoas com deficiência no ensino superior no campus Mucuri da UFVJM. Em nosso entendimento, preocupar-se com a inclusão destas pessoas nos espaços acadêmicos é como se preocupar com a sua própria inclusão em qualquer espaço. Uma questão de respeito. De equidade. Assim, acredita-se que algumas questões precisam ser respondidas passando intencionalmente pela revisão da missão da IES e de cada um dos cursos ofertados e que uma vez conhecidos os tipos de acessibilidade necessárias, faz-se necessário observar os construtos internos (forças e fraquezas) da entidade, a fim de que se estabeleça uma política própria, abrangente e vanguardista das novas propostas educacionais (oportunidades) e livre de vícios e elementos (ameaças) que comprometam sua universalidade, fazendo-nos entender que pensar políticas públicas de inclusão vai além de questões estruturais, é uma questão de postura.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Saúde e Sociedade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.Considered an achievement of social movements in favor of the less favored groups, the inclusion of people with disabilities in education and, consequently, in higher education, has mobilized national and international communities in the production of fundamental documents in relation to the necessary framework for the conception of the inclusive premise. Understanding the implications of these measures in the didactic-pedagogical issues of HEI courses; as well as the need to qualify its servers and also the need for architectural, technological and attitudinal architectural changes; it is necessary to check the conditions minimally available for an inclusive and quality service. Determinants such as Law 13,409 / 2016 challenge higher education to adapt its internal policies, especially its selection processes, to the care of people with disabilities who are given the same attention (before the law) as those who have declared themselves to be black, brown and Indians. In this context; from the literature review of conceptual conceptions of the inclusive education process, through the history of Brazilian higher education, its public policies of inclusion, access and democratization in the context of internalization and expansion, in a valley that lived years in expectation of political initiatives free and quality higher education; it was searched through the observation and description of the corresponding phenomena, using as a method the case study, to identify the impacts and challenges of the entrance of people with disabilities in higher education in the Mucuri campus of UFVJM. In our understanding, caring about including these people in academic spaces is like worrying about their own inclusion in any space. A matter of respect, of equity. That way, it is believed that some questions need to be answered by intentionally reviewing the mission of the HEI and each of the courses offered and that once the necessary types of accessibility are known, it is necessary to observe the internal constructs (strengths and weaknesses) of the entity, in order to establish a proper, comprehensive and avant-garde policy of new educational proposals (opportunities) and free from vices and elements (threats) that compromise its universality, making us understand that thinking public inclusion policies goes beyond structural issues, it is a matter of stance.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessInclusão de pessoas com deficiência:um desafio observado no campus mucuri da UFVJMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDeficiênciaInclusãoEnsino superiorEducaçãoTecnologiaDisabilityInclusionHigher EducationEducationTechnologyreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILmarcos_valerio_martins_soares.pdf.jpgmarcos_valerio_martins_soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2418https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/96d58dc5-940a-441d-bf41-bc55c883c4e2/download4d77758b486fe39204f9bea9d176b935MD57falseAnonymousREADORIGINALmarcos_valerio_martins_soares.pdfmarcos_valerio_martins_soares.pdfapplication/pdf3759474https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/f8364a4e-731f-486e-bf32-903dd309523f/download697fd5aef13d912d11157a013c2607dfMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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