A retenção escolar no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM Campus Janaúba/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Magno Vilácio Pereira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/82d1bd0e-8eb8-4ea8-bae0-140d7f27c10f
Resumo: Desde sua implantação, no ano 2014, o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Janaúba/MG enfrenta o problema da retenção de seus alunos. Por não haver um estudo científico sobre a retenção no BC&T, esta pesquisa procurou investigar as suas causas. O período de tempo escolhido foi entre o primeiro período de 2016 e o segundo período de 2017. A partir dos trabalhos de Pierre Bourdieu, Maria Helena Sousa Patto, François Dubet e Marilena de Souza Chauí, a pesquisa abordou o tema da retenção escolar à luz das teorias/discursos que historicamente a discutiram, identificando as interpretações das causas e consequências que essas leituras tiveram para a educação e, em especial, para universidades públicas na contemporaneidade. Para isso, enveredou-se pela discussão da implantação das políticas neoliberais na educação, pós década de 1990, e expansão das vagas no ensino superior brasileiro. Nesta pesquisa, procurou-se dar ouvidos aos principais sujeitos (discentes, docentes e membros do Núcleo Docente Estruturante) envolvidos no processo de retenção no BC&T, com o objetivo de identificar as suas causas e traçar o perfil dos discentes retidos nesse curso. Os resultados da pesquisa apontaram que a infraestrutura do prédio em que estava instalado o Campus, apesar de ter contribuído para os altos índices de retenção dos discentes que responderam ao questionário, não foi o único fator. Também foram apontados, pelos sujeitos pesquisados, outros fatores relacionados à instituição que contribuíram para a potencialização dos índices de retenção como: excesso de discentes por disciplina; forma inadequada de distribuição das notas; a didática de alguns professores e níveis de dificuldades das disciplinas. Constatou-se que, em geral, o primeiro e o segundo período do curso apresentam os maiores percentuais de retenção e que essa atinge com maior intensidade as mulheres e os egressos de escolas públicas. Os dados apontam que as situações de desigualdade e as relações de poder existentes na sociedade, acabam sendo reproduzidas no interior do ambiente educacional. Esses dados revelam que, embora todos tenham a mesma oportunidade de estudarem em um curso como o BC&T, nem todos possuem as mesmas condições, devido aos entraves socioeconômicos, de se desenvolverem. Por fim, trata da necessidade de implantação de políticas públicas de ações afirmativas, que proporcionem as condições para o desenvolvimento dos discentes pertencentes às classes sociais mais baixas.
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Por não haver um estudo científico sobre a retenção no BC&T, esta pesquisa procurou investigar as suas causas. O período de tempo escolhido foi entre o primeiro período de 2016 e o segundo período de 2017. A partir dos trabalhos de Pierre Bourdieu, Maria Helena Sousa Patto, François Dubet e Marilena de Souza Chauí, a pesquisa abordou o tema da retenção escolar à luz das teorias/discursos que historicamente a discutiram, identificando as interpretações das causas e consequências que essas leituras tiveram para a educação e, em especial, para universidades públicas na contemporaneidade. Para isso, enveredou-se pela discussão da implantação das políticas neoliberais na educação, pós década de 1990, e expansão das vagas no ensino superior brasileiro. Nesta pesquisa, procurou-se dar ouvidos aos principais sujeitos (discentes, docentes e membros do Núcleo Docente Estruturante) envolvidos no processo de retenção no BC&T, com o objetivo de identificar as suas causas e traçar o perfil dos discentes retidos nesse curso. Os resultados da pesquisa apontaram que a infraestrutura do prédio em que estava instalado o Campus, apesar de ter contribuído para os altos índices de retenção dos discentes que responderam ao questionário, não foi o único fator. Também foram apontados, pelos sujeitos pesquisados, outros fatores relacionados à instituição que contribuíram para a potencialização dos índices de retenção como: excesso de discentes por disciplina; forma inadequada de distribuição das notas; a didática de alguns professores e níveis de dificuldades das disciplinas. Constatou-se que, em geral, o primeiro e o segundo período do curso apresentam os maiores percentuais de retenção e que essa atinge com maior intensidade as mulheres e os egressos de escolas públicas. Os dados apontam que as situações de desigualdade e as relações de poder existentes na sociedade, acabam sendo reproduzidas no interior do ambiente educacional. Esses dados revelam que, embora todos tenham a mesma oportunidade de estudarem em um curso como o BC&T, nem todos possuem as mesmas condições, devido aos entraves socioeconômicos, de se desenvolverem. Por fim, trata da necessidade de implantação de políticas públicas de ações afirmativas, que proporcionem as condições para o desenvolvimento dos discentes pertencentes às classes sociais mais baixas.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2021.Since its implementation in 2014, the Bachelor of Science and Technology (BS&T) major at the Federal University of Vales do Jequitinhonha and Mucuri (UFVJM) in Janaúba, Minas Gerais has faced the problem of retaining its students. Because there is no scientific study on retention in this specific major, this research sought to investigate its causes. The chosen time period was between the first semester of 2016 and the second semester of 2017. Based on the works of Pierre Bourdieu, Maria Helena Sousa Patto, François Dubet and Marilena de Souza Chauí, the research addressed the school retention topic in light of the theories / discourses that historically discussed it, identifying the interpretations of the causes and consequences that these readings had for education and, in particular, for contemporary public universities. To this end, it was embarked on a discussion of the implementation of neoliberal policies in education after the 1990s, and the expansion of vacancies in Brazilian higher education. In this research, it was aimed to listen to the main subjects (students, teachers and members of the Structuring Teaching Center involved in the retention process at BS&T in order to identify its causes and outline the profile of students retained in this bachelor. The survey results pointed out that the building infrastructure of where the Campus was installed, was not the only factor, despite having contributed to the high retention rates of students who answered the questionnaire. Other factors that contributed to the enhancement of retention rates were also pointed out by the subjects surveyed, such as: high number of students for the bachelor subjects; inadequate grading system; the teaching practice of some teachers and the difficulty levels of the subjects. It was found that in general, the first and second semesters of the bachelor have the highest percentage of retention and this affects women and graduates of public schools with greater intensity. The data indicate that the situations of inequality and power relations, existent within society, end up being reproduced in the educational environment. These data reveal that, although everyone has the same opportunity to study in an undergraduate degree like BS&T, not everyone has the same conditions, due to socioeconomic barriers, to develop themselves. Finally, it addresses the need to implement public affirmative action policies that provide the conditions for the development of students who come from lower social classes.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA retenção escolar no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM Campus Janaúba/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRetençãoEvasãoGestãoUFVJMCampus Janaúba/MGRetentionEvasionManagementreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILmagno_vilacio_pereira_silva.pdf.jpgmagno_vilacio_pereira_silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2714https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/c901bcaf-8076-4902-bbb5-ab61e43c2dd9/download9788c3c890673f848d904c20678c8f51MD57falseAnonymousREADORIGINALmagno_vilacio_pereira_silva.pdfmagno_vilacio_pereira_silva.pdfapplication/pdf21143981https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/74536d51-692e-43d2-8c48-4fb9330a6eff/downloadef76201bcd3664a5747da9ecf0cdab9bMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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