?Ela aprende atrav?s do brincar?: um estudo sobre a organiza??o dos espa?os de brincadeira em um Centro Municipal de Educa??o Infantil de Diamantina, Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Maksilane Eudilane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2415
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar os ambientes de brincadeira na educa??o da crian?a de tr?s anos de idade de acordo com a organiza??o dos espa?os de um Centro Municipal de Educa??o Infantil. Para dar conta da complexidade do referido objeto de estudo, esta pesquisa se apoiou em um referencial te?rico composto por autores/as da ?rea da educa??o da crian?a de zero a seis anos, entre os quais destacamos: Forneiro (1998); Gandini (1999; 2016); Barbosa (2000); Garanhani (2002); Horn (2004); Kulhmann Jr (2010); Tiriba (2010); Cam?es, Toledo e Roncarati (2013). Do ponto de vista metodol?gico, o estudo se configurou como uma pesquisa qualitativa baseada nos pressupostos da observa??o participante, tendo como principais instrumentos de produ??o de dados: a an?lise documental, entrevistas e observa??o do cotidiano de uma turma de crian?as. Os sujeitos participantes do estudo foram 20 crian?as de tr?s anos de idade (14 meninos e 06 meninas), a professora de refer?ncia, a coordenadora e a supervisora da institui??o. A pesquisa de campo foi realizada em um Centro Municipal de Educa??o Infantil situado em Diamantina, Minas Gerais, ?nica institui??o de Educa??o Infantil do Munic?pio, projetada para receber crian?as de zero a seis anos, constru?da pela Prefeitura a partir de verba destinada pelo Programa PROINF?NCIA do Governo Federal. Os resultados da disserta??o apontam a exist?ncia de disson?ncias entre o previsto no projeto arquitet?nico e de engenharia e a ocupa??o e usos dos espa?os do Centro de Educa??o Infantil, pois diversos espa?os destinados ao brincar, constantes no projeto de edifica??o da institui??o n?o s?o utilizados no planejamento cotidiano das profissionais de educa??o infantil. J? as crian?as apresentam formas peculiares de ressignificar os espa?os organizados pelas docentes. Assim, os dados do estudo evidenciam que n?o basta ter espa?os projetados para as crian?as, pois ele, por si s?, n?o garante o desenvolvimento pleno de meninos e meninas. Nesse sentido, faz-se necess?rio considerar as complexas e intrincadas rela??es entre o espa?o f?sico e o projeto pedag?gico da institui??o, com vistas a contribuir para o desenvolvimento global da crian?a. A pesquisa revelou tamb?m a necessidade de considerar as falas e as a??es de meninos e meninas na organiza??o dos espa?os da institui??o de educa??o infantil. ? preciso trazer essas crian?as para o debate relativo ? organiza??o do espa?o e, sobretudo, consider?-las como sujeitos de direitos.
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spelling Bento, Maksilane EudilaneSantos, Sandro Vinicius Sales dosNiquini, Cl?udia MaraSilva, N?dia Maria Jorge MedeirosSilva, Rog?rio Correia daUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Santos, Sandro Vinicius Sales dos2021-02-11T18:16:59Z2021-02-11T18:16:59Z20192019-12-16BENTO, Maksilane Eudilane. ?Ela aprende atrav?s do brincar?: um estudo sobre a organiza??o dos espa?os de brincadeira em um Centro Municipal de Educa??o Infantil de Diamantina, Minas Gerais. 2019. 129 p. Disserta??o (Mestrado Profissional em Educa??o) ? Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2415O presente trabalho objetiva analisar os ambientes de brincadeira na educa??o da crian?a de tr?s anos de idade de acordo com a organiza??o dos espa?os de um Centro Municipal de Educa??o Infantil. Para dar conta da complexidade do referido objeto de estudo, esta pesquisa se apoiou em um referencial te?rico composto por autores/as da ?rea da educa??o da crian?a de zero a seis anos, entre os quais destacamos: Forneiro (1998); Gandini (1999; 2016); Barbosa (2000); Garanhani (2002); Horn (2004); Kulhmann Jr (2010); Tiriba (2010); Cam?es, Toledo e Roncarati (2013). Do ponto de vista metodol?gico, o estudo se configurou como uma pesquisa qualitativa baseada nos pressupostos da observa??o participante, tendo como principais instrumentos de produ??o de dados: a an?lise documental, entrevistas e observa??o do cotidiano de uma turma de crian?as. Os sujeitos participantes do estudo foram 20 crian?as de tr?s anos de idade (14 meninos e 06 meninas), a professora de refer?ncia, a coordenadora e a supervisora da institui??o. 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In order to achieve such complexity, this research was based on a theoretical framework composed of authors from the field of early child education (up to six years old), such as: Forneiro (1998); Gandini (1999; 2016); Barbosa (2000); Garanhani (2002); Horn (2004); Kulhmann Jr (2010); Tiriba (2010); Cam?es, Toledo and Roncarati (2013) among others. When it comes to methodology, the study was configured as a qualitative research based on the assumptions of participant observation and its main instruments of data production are document analysis, interviews and daily observation of a children class. The participants were 20 three-year-old children (14 boys and 06 girls), the teacher, the coordinator and the institution's supervisor. The field research was carried out at a Municipal Center of Early Childhood Education in Diamantina, Minas Gerais, which is the only institution of Early Childhood Education in the Municipality designed to receive children from zero to six years old, built from funds allocated by a Program of the Federal Government called PROINF?CIA. This work findings point out that there are incompatibilities considering what is foreseen in Architectural and Engineering Project and space occupation and use at the Early Childhood Education Center. Several spaces intended for children?s play including in the institution's building project are not properly used. On the other hand, children present peculiar ways of resignifying the spaces as organized by the teachers. Thus, the study data show that having spaces designed for children is not enough, as it does not guarantee the full development for boys and girls. It is also necessary to consider the complex and intrinsic relationships between physical space and pedagogic project in order to contribute to the overall development of these children. The research also showed the need to consider boys and girls speeches and actions in the organization of spaces in early childhood education institution.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccess?Ela aprende atrav?s do brincar?: um estudo sobre a organiza??o dos espa?os de brincadeira em um Centro Municipal de Educa??o Infantil de Diamantina, Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEduca??o infantilBrincarCrian?as de tr?s anosOrganiza??o de espa?os e ambientes para a brincadeiraProinf?nciaEarly childhood educationPlayThree years old childrenOrganization of play areasreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTmaksilane_eudilane_bento.pdf.txtmaksilane_eudilane_bento.pdf.txtExtracted texttext/plain269808http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2415/6/maksilane_eudilane_bento.pdf.txt8bb343730faf79b851e12f84bc1faf60MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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