O impacto da educação no rendimento do trabalho: estudo sobre a quantidade e a qualidade
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/vol14/artigo3evol14-2.pdf http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13204 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar, por meio da equação de Mincer (1974), o impacto da educação nos rendimentos do trabalho através de seus aspectos quantitativos e também qualitativos. O estudo, feito por meio de um painel de dados para os estados brasileiros nos anos 2005, 2007, 2009 e 2011, utiliza como proxy para a qualidade da educação o IDEB. Os testes utilizados apontaram o modelo pooled como o mais adequado. Os resultados mostraram que tanto a educação em termos de anos de estudo formal, quanto a qualidade dessa educação são importantes determinantes para o rendimento médio do trabalho no mercado nacional. Destaca-se que o retorno da quantidade mostrou-se superior ao da qualidade. |
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O impacto da educação no rendimento do trabalho: estudo sobre a quantidade e a qualidadeEducaçãoQuantidade/qualidadeRendimentos auferidosEste trabalho objetiva analisar, por meio da equação de Mincer (1974), o impacto da educação nos rendimentos do trabalho através de seus aspectos quantitativos e também qualitativos. O estudo, feito por meio de um painel de dados para os estados brasileiros nos anos 2005, 2007, 2009 e 2011, utiliza como proxy para a qualidade da educação o IDEB. Os testes utilizados apontaram o modelo pooled como o mais adequado. Os resultados mostraram que tanto a educação em termos de anos de estudo formal, quanto a qualidade dessa educação são importantes determinantes para o rendimento médio do trabalho no mercado nacional. Destaca-se que o retorno da quantidade mostrou-se superior ao da qualidade.The objective of this paper is to analyze, using the Mincer equation (1974), the impact of education on the labor income through its quantitative and qualitative aspects. The study, made through a data panel about Brazilian states for the years 2005, 2007, 2009 and 2011, uses IDEB as a proxy of quality of education. The tests have shown the pooled model as the more accurate one. The results indicate that both education in terms of years of formal schooling and education quality are determinant factors for the average labor income. It is emphasized that the return of quantity is shown to be superior to the return of qualityRevista de Ciências Humanas2017-11-17T12:41:17Z2017-11-17T12:41:17Z2014-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2236-5176http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/vol14/artigo3evol14-2.pdfhttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13204porv. 14, n. 2, p. 479-499, Jul./Dez. 2014Simões, Larissa GiardiniCirino, Jader FernandesCassuce, Francisco Carlos da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T07:08:18Zoai:locus.ufv.br:123456789/13204Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T07:08:18LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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