Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7127 |
Resumo: | A inclusão da tecnologia dentro do contexto das salas de aulas é vista como uma ferramenta de grande utilidade. Uma das formas dessa inclusão é por meio dos Objetos de Aprendizagem, ou seja, qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoio a transmissão do conhecimento (WILEY, 2001). O sucesso desses OAs deve-se à facilidade com que as novas gerações interagem com dispositivos eletrônicos, tais gerações são conhecidas como os nativos digitais. Prensky (2001) afirma que estes são os nascidos após a década de 80 e foram criados na cultura de jogos de computadores e, por isso, eles têm facilidades ao manipular ou interagir com as diversas fontes de informação apoiadas por tecnologia. Entretanto, a grande maioria dos docentes atuantes é composta por pessoas que nasceram antes da década de 80 e, portanto, são ditos imigrantes digitais (Prensky, 2001). Neste cenário surgem dificuldades em inserir e, principalmente, desenvolver OAs para o contexto de suas aulas. Uma dificuldade se dá devido a grande diversidade de materiais que podem ser ditos OAs e não existe um padrão para que os mesmo possam ser construídos. Além disso, uma equipe de criação de um OA é multidisciplinar, composta por pessoas da área pedagógica e tecnológica, dificultando desta forma a comunicação entre os membros de um mesmo projeto. Assim, o objetivo desta dissertação é propor uma arquitetura empresarial para descrever o cenário desde o escopo do negócio, modelo de negócio e modelo de sistema. Esta descrição foi amparada pelo Zachman Framework, um percursor em arquiteturas empresariais. Outra notável contribuição deste trabalho foi a escrita de padrões de criação de OAs. |
id |
UFV_2b30757aff4a10e35f10d30f3f9cd27d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/7127 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Tronto, Iris Fabiana de BarcelosBorges, Katia Cristina Aparecida Damacenohttp://lattes.cnpq.br/8835826393168301Braga, José Luis2015-12-16T16:42:40Z2015-12-16T16:42:40Z2015-08-04BORGES, Katia Cristina Aparecida Damaceno. Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7127A inclusão da tecnologia dentro do contexto das salas de aulas é vista como uma ferramenta de grande utilidade. Uma das formas dessa inclusão é por meio dos Objetos de Aprendizagem, ou seja, qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoio a transmissão do conhecimento (WILEY, 2001). O sucesso desses OAs deve-se à facilidade com que as novas gerações interagem com dispositivos eletrônicos, tais gerações são conhecidas como os nativos digitais. Prensky (2001) afirma que estes são os nascidos após a década de 80 e foram criados na cultura de jogos de computadores e, por isso, eles têm facilidades ao manipular ou interagir com as diversas fontes de informação apoiadas por tecnologia. Entretanto, a grande maioria dos docentes atuantes é composta por pessoas que nasceram antes da década de 80 e, portanto, são ditos imigrantes digitais (Prensky, 2001). Neste cenário surgem dificuldades em inserir e, principalmente, desenvolver OAs para o contexto de suas aulas. Uma dificuldade se dá devido a grande diversidade de materiais que podem ser ditos OAs e não existe um padrão para que os mesmo possam ser construídos. Além disso, uma equipe de criação de um OA é multidisciplinar, composta por pessoas da área pedagógica e tecnológica, dificultando desta forma a comunicação entre os membros de um mesmo projeto. Assim, o objetivo desta dissertação é propor uma arquitetura empresarial para descrever o cenário desde o escopo do negócio, modelo de negócio e modelo de sistema. Esta descrição foi amparada pelo Zachman Framework, um percursor em arquiteturas empresariais. Outra notável contribuição deste trabalho foi a escrita de padrões de criação de OAs.The inclusion of the technology inside classrooms is seen as a tool of great usefulness. One way this is by inclusion of learning objects - LOs, in other words, any digital resource that can be reused for support the transmission of the knowledge (WILEY 2001). The success of those LOs is due to the easiness with that the new generations interact with electronic devices, such generations are known as digital natives. Prensky (2001) affirms that these are born after 1980s and they were created in the culture of games of computers and, therefore, they have facilities to manipulate or interact with the several leaning sources of information supported by technology. However, the vast majority of active teachers is composed by people that were born before of 1980s and, therefore, they are said immigrant digital (PRENSKY 2001).In this scenery there are difficulties appear in inserting and, mainly, to develop LOs for the context of their classrooms. A difficulty feels due to great diversity of materials that LOs can be said and it does not exist a pattern so that the same can be built. Besides, a team of creation of LO is multidisciplinary, composed by people of the pedagogic and technological field, thus hindering communication between members of a same project. Thus, the aim of this dissertation is to propose an enterprise architecture to describe the scenery from the scope of business, business model and system model. This description was supported by Zachman Framework, a precursor in enterprise architectures. Another notable contribution of this work was the writing of creating learning objects patterns.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaArquitetura de softwarePadrões de softwareEducação - Recursos de redes de computadoresCiência da ComputaçãoUma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagemAn approach based on software architecture for making learning objectsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de InformáticaMestre em Ciência da ComputaçãoViçosa - MG2015-08-04Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdfTexto completoapplication/pdf1915543https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/7127/1/texto%20completo.pdfb014fb4ca68e675f61f01087bd01fdadMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/7127/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTtexto completo.pdf.txttexto completo.pdf.txtExtracted texttext/plain173789https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/7127/3/texto%20completo.pdf.txt2840125d7ff20d7bdd0b01f83b10ce4eMD53THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3724https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/7127/4/texto%20completo.pdf.jpg61526d001f976050bec482bb00971f6dMD54123456789/71272016-04-11 23:17:56.605oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-04-12T02:17:56LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem |
dc.title.en.fl_str_mv |
An approach based on software architecture for making learning objects |
title |
Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem Borges, Katia Cristina Aparecida Damaceno Arquitetura de software Padrões de software Educação - Recursos de redes de computadores Ciência da Computação |
title_short |
Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem |
title_full |
Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem |
title_sort |
Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem |
author |
Borges, Katia Cristina Aparecida Damaceno |
author_facet |
Borges, Katia Cristina Aparecida Damaceno |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8835826393168301 |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tronto, Iris Fabiana de Barcelos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Katia Cristina Aparecida Damaceno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Braga, José Luis |
contributor_str_mv |
Braga, José Luis |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Arquitetura de software Padrões de software Educação - Recursos de redes de computadores |
topic |
Arquitetura de software Padrões de software Educação - Recursos de redes de computadores Ciência da Computação |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciência da Computação |
description |
A inclusão da tecnologia dentro do contexto das salas de aulas é vista como uma ferramenta de grande utilidade. Uma das formas dessa inclusão é por meio dos Objetos de Aprendizagem, ou seja, qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoio a transmissão do conhecimento (WILEY, 2001). O sucesso desses OAs deve-se à facilidade com que as novas gerações interagem com dispositivos eletrônicos, tais gerações são conhecidas como os nativos digitais. Prensky (2001) afirma que estes são os nascidos após a década de 80 e foram criados na cultura de jogos de computadores e, por isso, eles têm facilidades ao manipular ou interagir com as diversas fontes de informação apoiadas por tecnologia. Entretanto, a grande maioria dos docentes atuantes é composta por pessoas que nasceram antes da década de 80 e, portanto, são ditos imigrantes digitais (Prensky, 2001). Neste cenário surgem dificuldades em inserir e, principalmente, desenvolver OAs para o contexto de suas aulas. Uma dificuldade se dá devido a grande diversidade de materiais que podem ser ditos OAs e não existe um padrão para que os mesmo possam ser construídos. Além disso, uma equipe de criação de um OA é multidisciplinar, composta por pessoas da área pedagógica e tecnológica, dificultando desta forma a comunicação entre os membros de um mesmo projeto. Assim, o objetivo desta dissertação é propor uma arquitetura empresarial para descrever o cenário desde o escopo do negócio, modelo de negócio e modelo de sistema. Esta descrição foi amparada pelo Zachman Framework, um percursor em arquiteturas empresariais. Outra notável contribuição deste trabalho foi a escrita de padrões de criação de OAs. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-16T16:42:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-16T16:42:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORGES, Katia Cristina Aparecida Damaceno. Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7127 |
identifier_str_mv |
BORGES, Katia Cristina Aparecida Damaceno. Uma abordagem baseada em arquitetura de software para construção de objetos de aprendizagem. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015. |
url |
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/7127/1/texto%20completo.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/7127/2/license.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/7127/3/texto%20completo.pdf.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/7127/4/texto%20completo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b014fb4ca68e675f61f01087bd01fdad 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 2840125d7ff20d7bdd0b01f83b10ce4e 61526d001f976050bec482bb00971f6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801212865846181888 |