O cinema e a educação bioética no curso de graduação em Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezar, Pedro Henrique Netto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gomes, Andréia Patrícia, Siqueira-Batista, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000100013
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17037
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina apontam a valorização do papel das Humanidades na formação médica, visando ao estabelecimento de uma relação médico-paciente pautada no cuidado e no respeito ao outro. Para atingir tais objetivos, é necessário que o estudante tenha oportunidade de apreender os conceitos de bioética ao longo de sua graduação, de forma que estes funcionem como ferramentas teóricas para tomadas de decisão ligadas às questões morais que porventura ocorram em sua vida profissional. Entre as possíveis estratégias metodológicas que despontam para o ensino-aprendizagem em bioética, o cinema emerge como uma eficaz alternativa, porque recria, nas telas, situações bem próximas da realidade. Estas podem provocar emoções e pensamentos capazes de deflagrar uma reflexão sobre questões morais e permitir a formação de juízos, habituando o aprendiz a utilizar o arco prática-teoria-prática na resolução de seus problemas. Este artigo apresenta ponderações acerca do uso pedagógico do cinema para tratar questões ligadas à bioética nos cursos de graduação em Medicina.
id UFV_34acdd300a5154b01126e742aca6f5d7
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/17037
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling O cinema e a educação bioética no curso de graduação em MedicinaEducação MédicaBioéticaCinemaAs Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina apontam a valorização do papel das Humanidades na formação médica, visando ao estabelecimento de uma relação médico-paciente pautada no cuidado e no respeito ao outro. Para atingir tais objetivos, é necessário que o estudante tenha oportunidade de apreender os conceitos de bioética ao longo de sua graduação, de forma que estes funcionem como ferramentas teóricas para tomadas de decisão ligadas às questões morais que porventura ocorram em sua vida profissional. Entre as possíveis estratégias metodológicas que despontam para o ensino-aprendizagem em bioética, o cinema emerge como uma eficaz alternativa, porque recria, nas telas, situações bem próximas da realidade. Estas podem provocar emoções e pensamentos capazes de deflagrar uma reflexão sobre questões morais e permitir a formação de juízos, habituando o aprendiz a utilizar o arco prática-teoria-prática na resolução de seus problemas. Este artigo apresenta ponderações acerca do uso pedagógico do cinema para tratar questões ligadas à bioética nos cursos de graduação em Medicina.The Brazilian National Curriculum Guidelines for Medical Schools highlight the important role of the humanities in medical training, aimed at establishing physician-patient relations based on care and respect for others. To achieve such objectives, students need the opportunity to learn bioethical concepts throughout their undergraduate medical training, in order for such concepts to serve as theoretical tools for decision-making on moral issues they will encounter in their professional careers. Among the possible strategies for teaching-learning in bioethics, cinema has emerged as an effective alternative because it recreates, on the screen, situations close to reality. These can spark emotions and thoughts capable of triggering reflection on moral issues and allow moral decisions, with students becoming used to the practice-theory-practice arc in problem-solving. This article presents thoughts on the pedagogical use of cinema to deal with issues related to bioethics during undergraduate medical education.Revista Brasileira de Educação Médica2018-01-31T10:40:31Z2018-01-31T10:40:31Z2010-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf1981-5271http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000100013http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17037porv.35, n.1, p.93-101, janeiro/março 2011Cezar, Pedro Henrique NettoGomes, Andréia PatríciaSiqueira-Batista, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T07:49:09Zoai:locus.ufv.br:123456789/17037Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T07:49:09LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema e a educação bioética no curso de graduação em Medicina
title O cinema e a educação bioética no curso de graduação em Medicina
spellingShingle O cinema e a educação bioética no curso de graduação em Medicina
Cezar, Pedro Henrique Netto
Educação Médica
Bioética
Cinema
title_short O cinema e a educação bioética no curso de graduação em Medicina
title_full O cinema e a educação bioética no curso de graduação em Medicina
title_fullStr O cinema e a educação bioética no curso de graduação em Medicina
title_full_unstemmed O cinema e a educação bioética no curso de graduação em Medicina
title_sort O cinema e a educação bioética no curso de graduação em Medicina
author Cezar, Pedro Henrique Netto
author_facet Cezar, Pedro Henrique Netto
Gomes, Andréia Patrícia
Siqueira-Batista, Rodrigo
author_role author
author2 Gomes, Andréia Patrícia
Siqueira-Batista, Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cezar, Pedro Henrique Netto
Gomes, Andréia Patrícia
Siqueira-Batista, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Bioética
Cinema
topic Educação Médica
Bioética
Cinema
description As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina apontam a valorização do papel das Humanidades na formação médica, visando ao estabelecimento de uma relação médico-paciente pautada no cuidado e no respeito ao outro. Para atingir tais objetivos, é necessário que o estudante tenha oportunidade de apreender os conceitos de bioética ao longo de sua graduação, de forma que estes funcionem como ferramentas teóricas para tomadas de decisão ligadas às questões morais que porventura ocorram em sua vida profissional. Entre as possíveis estratégias metodológicas que despontam para o ensino-aprendizagem em bioética, o cinema emerge como uma eficaz alternativa, porque recria, nas telas, situações bem próximas da realidade. Estas podem provocar emoções e pensamentos capazes de deflagrar uma reflexão sobre questões morais e permitir a formação de juízos, habituando o aprendiz a utilizar o arco prática-teoria-prática na resolução de seus problemas. Este artigo apresenta ponderações acerca do uso pedagógico do cinema para tratar questões ligadas à bioética nos cursos de graduação em Medicina.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-04
2018-01-31T10:40:31Z
2018-01-31T10:40:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1981-5271
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000100013
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17037
identifier_str_mv 1981-5271
url http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000100013
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv v.35, n.1, p.93-101, janeiro/março 2011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1822610663120306176