Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sandro Ferreira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/32355
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2024.166
Resumo: Considerando a realidade da inserção da tecnologia no contexto do ensino, a pesquisa buscou investigar como os professores de Design avaliam o ambiente de aprendizagem por meio do Modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). O objetivo geral é compreender a aplicação do TPACK em cursos de graduação em Design, visando aprimorar a inserção de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada uma revisão de literatura para fundamentação e discussão do tema. A metodologia para desenvolvimento do trabalho inclui pesquisa de campo que envolveu a aplicação de questionários a professores e a coordenadores de cursos de Design, grupos focais, estudos de caso e entrevistas com professores de Design. Foi também realizado um experimento empírico que consistiu na preparação de atividades e na avaliação do ambiente de aprendizagem com um grupo de professores da área em uma Instituição. Os resultados destacam a importância da utilização do TPACK como modelo para análise do ambiente de aprendizagem, evidenciando a necessidade de os professores possuírem conhecimento e habilidades para avaliar de forma eficaz o ambiente educacional. A pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a inserção de novas tecnologias no ensino de Design, fornecendo insights para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nesse contexto específico. Palavras-chave: Technological Pedagogical Content Knowledge;TPACK; Tecnologias Digitais; Design; Arquitetura.
id UFV_39c21dff3a27248afe10e0881b7aae63
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/32355
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACKAnalysis of the learning environment of undergraduate design courses using the TPACK toolArquiteturaDesignTecnologiaEstudo e ensinoTecnologia de Arquitetura e UrbanismoConsiderando a realidade da inserção da tecnologia no contexto do ensino, a pesquisa buscou investigar como os professores de Design avaliam o ambiente de aprendizagem por meio do Modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). O objetivo geral é compreender a aplicação do TPACK em cursos de graduação em Design, visando aprimorar a inserção de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada uma revisão de literatura para fundamentação e discussão do tema. A metodologia para desenvolvimento do trabalho inclui pesquisa de campo que envolveu a aplicação de questionários a professores e a coordenadores de cursos de Design, grupos focais, estudos de caso e entrevistas com professores de Design. Foi também realizado um experimento empírico que consistiu na preparação de atividades e na avaliação do ambiente de aprendizagem com um grupo de professores da área em uma Instituição. Os resultados destacam a importância da utilização do TPACK como modelo para análise do ambiente de aprendizagem, evidenciando a necessidade de os professores possuírem conhecimento e habilidades para avaliar de forma eficaz o ambiente educacional. A pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a inserção de novas tecnologias no ensino de Design, fornecendo insights para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nesse contexto específico. Palavras-chave: Technological Pedagogical Content Knowledge;TPACK; Tecnologias Digitais; Design; Arquitetura.Considering the reality of the insertion of technology in the teaching context, the research sought to investigate how Design teachers evaluate the learning environment through the TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) model. The general objective is to understand the application of TPACK in undergraduate Design courses, aiming to improve the insertion of digital technologies in the teaching and learning process. In the first stage of the research, a literature review was carried out to support and discuss the topic. The methodology for developing the work includes field research that involved the application of questionnaires to Design teachers and course coordinators, focus groups, case studies and interviews with Design teachers. An empirical experiment was also carried out, which consisted of preparing activities and evaluating the learning environment with a group of teachers in the area at an institution. The results highlight the importance of using TPACK as a model for analyzing the learning environment, highlighting the need for teachers to have knowledge and skills to effectively evaluate the educational environment. The research contributed to reflection on the insertion of new technologies in Design teaching, providing insights for improving the quality of teaching and learning in this specific context. Keywords: Technological Pedagogical Content Knowledge; TPACK; Digital Technologies; Design; Architecture.Universidade Federal de ViçosaTibúrcio, Túlio Márcio de Salleshttp://lattes.cnpq.br/5997104404829976Souza, Sandro Ferreira de2024-07-05T15:41:17Z2024-07-05T15:41:17Z2024-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Sandro Ferreira de. Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK. 2024. 231 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2024.https://locus.ufv.br//handle/123456789/32355https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2024.166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T06:52:05Zoai:locus.ufv.br:123456789/32355Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T06:52:05LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK
Analysis of the learning environment of undergraduate design courses using the TPACK tool
title Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK
spellingShingle Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK
Souza, Sandro Ferreira de
Arquitetura
Design
Tecnologia
Estudo e ensino
Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
title_short Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK
title_full Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK
title_fullStr Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK
title_full_unstemmed Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK
title_sort Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK
author Souza, Sandro Ferreira de
author_facet Souza, Sandro Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles
http://lattes.cnpq.br/5997104404829976
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sandro Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Design
Tecnologia
Estudo e ensino
Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
topic Arquitetura
Design
Tecnologia
Estudo e ensino
Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
description Considerando a realidade da inserção da tecnologia no contexto do ensino, a pesquisa buscou investigar como os professores de Design avaliam o ambiente de aprendizagem por meio do Modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). O objetivo geral é compreender a aplicação do TPACK em cursos de graduação em Design, visando aprimorar a inserção de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada uma revisão de literatura para fundamentação e discussão do tema. A metodologia para desenvolvimento do trabalho inclui pesquisa de campo que envolveu a aplicação de questionários a professores e a coordenadores de cursos de Design, grupos focais, estudos de caso e entrevistas com professores de Design. Foi também realizado um experimento empírico que consistiu na preparação de atividades e na avaliação do ambiente de aprendizagem com um grupo de professores da área em uma Instituição. Os resultados destacam a importância da utilização do TPACK como modelo para análise do ambiente de aprendizagem, evidenciando a necessidade de os professores possuírem conhecimento e habilidades para avaliar de forma eficaz o ambiente educacional. A pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a inserção de novas tecnologias no ensino de Design, fornecendo insights para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nesse contexto específico. Palavras-chave: Technological Pedagogical Content Knowledge;TPACK; Tecnologias Digitais; Design; Arquitetura.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-05T15:41:17Z
2024-07-05T15:41:17Z
2024-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Sandro Ferreira de. Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK. 2024. 231 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2024.
https://locus.ufv.br//handle/123456789/32355
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2024.166
identifier_str_mv SOUZA, Sandro Ferreira de. Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK. 2024. 231 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2024.
url https://locus.ufv.br//handle/123456789/32355
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2024.166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1817559877318344704