A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Douglas Henrique de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://locus.ufv.br//handle/123456789/26285
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como se estrutura e se desenvolve a atividade em grupo de resolução de questões conceituais em uma disciplina de um curso de graduação em Física. A coleta de dados foi realizada em uma instituição federal de ensino superior. A disciplina acompanhada tem como objetivo rever e aprofundar os principais conceitos básicos de física, e suas aplicações em contextos. A metodologia adotada pelo professor em suas aulas envolve a distribuição de questões conceituais que devem ser solucionados pelos estudantes, trabalhando em pequenos grupos. As respostas dos estudantes devem ser acordadas no grupo e redigidas em nível adequado a serem utilizadas no ensino médio. Os dados utilizados foram coletados por meio da gravação em áudio e vídeo de um dos grupos. A análise do material empírico é fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos provenientes dos princípios da Teoria Sócio Histórico e Cultural da Atividade. Tal referencial possibilita a compreensão da atividade com sendo formada por um conjunto de eventos que extrapolam a análise do indivíduo, incluindo novos elementos que relacionam o sujeito da atividade com a comunidade. As discussões apresentadas nesta tese objetivam responder às seguintes questões de pesquisa: 1) Como os estudantes lidam com as diferentes tensões e contradições que emergem durante a realização da atividade? 2) Quais elementos da metodologia de ensino adotada na disciplina de Física Conceitual favorecem a emergência de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos? 3) Quais as perspectivas de aprendizagem em física que emergem das atividades de resolução de problemas no contexto investigado? Dentre nossos resultados destacamos diversos pontos na metodologia adotada na disciplina – questões desafiadoras, o trabalho em grupo, as intervenções do professor, recursos mediacionais, dentre outras – que a nosso ver propiciaram o surgimento de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos. Identificamos uma contradição entre a física que é ensinada no curso de física na instituição investigada e a necessidade de se aprender física para além de solução de problemas clássicos, tal como tradicionalmente apresentado nessas disciplinas, cujo excessivo formalismo matemático acaba por se revelar inoperante e sem significado para os estudantes. O estudo tem implicações para a formação de professores e, ainda, para a construção de ambientes de aprendizagem em física em outros níveis de ensino.
id UFV_5929aac3c28245cb634a4ff0e1c297be
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/26285
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Mendonça, Douglas Henrique dehttp://lattes.cnpq.br/3662975065070488Aguiar Júnior, Orlando Gomes2019-07-19T16:15:00Z2019-07-19T16:15:00Z2019MENDONÇA, Douglas Henrique de. A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da teoria da atividade. 2019. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2019.http://locus.ufv.br//handle/123456789/26285Este trabalho tem como objetivo compreender como se estrutura e se desenvolve a atividade em grupo de resolução de questões conceituais em uma disciplina de um curso de graduação em Física. A coleta de dados foi realizada em uma instituição federal de ensino superior. A disciplina acompanhada tem como objetivo rever e aprofundar os principais conceitos básicos de física, e suas aplicações em contextos. A metodologia adotada pelo professor em suas aulas envolve a distribuição de questões conceituais que devem ser solucionados pelos estudantes, trabalhando em pequenos grupos. As respostas dos estudantes devem ser acordadas no grupo e redigidas em nível adequado a serem utilizadas no ensino médio. Os dados utilizados foram coletados por meio da gravação em áudio e vídeo de um dos grupos. A análise do material empírico é fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos provenientes dos princípios da Teoria Sócio Histórico e Cultural da Atividade. Tal referencial possibilita a compreensão da atividade com sendo formada por um conjunto de eventos que extrapolam a análise do indivíduo, incluindo novos elementos que relacionam o sujeito da atividade com a comunidade. As discussões apresentadas nesta tese objetivam responder às seguintes questões de pesquisa: 1) Como os estudantes lidam com as diferentes tensões e contradições que emergem durante a realização da atividade? 2) Quais elementos da metodologia de ensino adotada na disciplina de Física Conceitual favorecem a emergência de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos? 3) Quais as perspectivas de aprendizagem em física que emergem das atividades de resolução de problemas no contexto investigado? Dentre nossos resultados destacamos diversos pontos na metodologia adotada na disciplina – questões desafiadoras, o trabalho em grupo, as intervenções do professor, recursos mediacionais, dentre outras – que a nosso ver propiciaram o surgimento de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos. Identificamos uma contradição entre a física que é ensinada no curso de física na instituição investigada e a necessidade de se aprender física para além de solução de problemas clássicos, tal como tradicionalmente apresentado nessas disciplinas, cujo excessivo formalismo matemático acaba por se revelar inoperante e sem significado para os estudantes. O estudo tem implicações para a formação de professores e, ainda, para a construção de ambientes de aprendizagem em física em outros níveis de ensino.This work aims to understand how group activity of solving physics conceptual problems develop itself and is structured in the context of a Conceptual Physics undergraduate class, part of a Physics Teachers’ course at a Federal Institution of Higher Education in Brazil. In such class, focus of this research, teacher aims to review and deepen the main basic concepts of Physics, and their application in contexts. The methodology adopted by the teacher in his classes involves the distribution of conceptual problems that must be solved by the students, working in groups. Student responses should be agreed in the group and written at an appropriate level to be used in high school. The data used in this work were collected through audio and video recording from one of the groups. The analysis of the empirical material is based on the theoretical and methodological contributions derived from the principles of the Cultural Historical Activity Theory (CHAT). This framework enables the understanding of the activity and it is performed by a set of events that extrapolate the analysis of the individual, including new elements that relate the subject of the activity to the community. In addition, CHAT as proposed by Engeström and his research group present innovative theoretical and methodological contributions to analyze the phenomenon of learning. The discussions presented in this thesis aim to answer the following research questions: 1) How do students deal with the different tensions that emerge during the activity? 2) What elements of the teaching methodology adopted in Conceptual Physics class favor the emergence of mini-cycles of potentially expansive learning? 3) What are the perspectives of learning in physics that emerge from problem solving activities in the context of the accompanying discipline? Among our results we highlight several points in the methodology adopted in the discipline - challenging questions, group work, teacher interventions, mediational means, among others - which in our view allowed for the emergence of potentially expansive mini-cycles of learning. We identify a contradiction between the approach used in this class with the one in which physics is taught in the investigated institution and the need to learn physics beyond the solution of classic problems as traditionally presented, whose excessive mathematical formalism turns out to be inoperative and meaningless to students. The study has implications for the training of physics teachers and also for the construction of learning environments in physics at other levels of education.porUniversidade Federal de Minas GeraisEnsino de Física, Atividade em grupo, Teoria da Atividade, Aprendizagem em grupoPhysics Teaching, Group activity, Activity Theory, Group learningFísica em GeralA resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal de Minas GeraisUFMG - Faculdade de EducaçãoDoutor em EducaçãoBelo Horizonte - MG2019Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf3669376https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26285/1/texto%20completo.pdfc085d6e973ae4d71f1981ac5dfc3b7eaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26285/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/262852022-06-28 14:35:53.779oai:locus.ufv.br:123456789/26285Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452022-06-28T17:35:53LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
title A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
spellingShingle A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
Mendonça, Douglas Henrique de
Ensino de Física, Atividade em grupo, Teoria da Atividade, Aprendizagem em grupo
Physics Teaching, Group activity, Activity Theory, Group learning
Física em Geral
title_short A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
title_full A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
title_fullStr A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
title_full_unstemmed A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
title_sort A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
author Mendonça, Douglas Henrique de
author_facet Mendonça, Douglas Henrique de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3662975065070488
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Douglas Henrique de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar Júnior, Orlando Gomes
contributor_str_mv Aguiar Júnior, Orlando Gomes
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Ensino de Física, Atividade em grupo, Teoria da Atividade, Aprendizagem em grupo
Physics Teaching, Group activity, Activity Theory, Group learning
topic Ensino de Física, Atividade em grupo, Teoria da Atividade, Aprendizagem em grupo
Physics Teaching, Group activity, Activity Theory, Group learning
Física em Geral
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Física em Geral
description Este trabalho tem como objetivo compreender como se estrutura e se desenvolve a atividade em grupo de resolução de questões conceituais em uma disciplina de um curso de graduação em Física. A coleta de dados foi realizada em uma instituição federal de ensino superior. A disciplina acompanhada tem como objetivo rever e aprofundar os principais conceitos básicos de física, e suas aplicações em contextos. A metodologia adotada pelo professor em suas aulas envolve a distribuição de questões conceituais que devem ser solucionados pelos estudantes, trabalhando em pequenos grupos. As respostas dos estudantes devem ser acordadas no grupo e redigidas em nível adequado a serem utilizadas no ensino médio. Os dados utilizados foram coletados por meio da gravação em áudio e vídeo de um dos grupos. A análise do material empírico é fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos provenientes dos princípios da Teoria Sócio Histórico e Cultural da Atividade. Tal referencial possibilita a compreensão da atividade com sendo formada por um conjunto de eventos que extrapolam a análise do indivíduo, incluindo novos elementos que relacionam o sujeito da atividade com a comunidade. As discussões apresentadas nesta tese objetivam responder às seguintes questões de pesquisa: 1) Como os estudantes lidam com as diferentes tensões e contradições que emergem durante a realização da atividade? 2) Quais elementos da metodologia de ensino adotada na disciplina de Física Conceitual favorecem a emergência de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos? 3) Quais as perspectivas de aprendizagem em física que emergem das atividades de resolução de problemas no contexto investigado? Dentre nossos resultados destacamos diversos pontos na metodologia adotada na disciplina – questões desafiadoras, o trabalho em grupo, as intervenções do professor, recursos mediacionais, dentre outras – que a nosso ver propiciaram o surgimento de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos. Identificamos uma contradição entre a física que é ensinada no curso de física na instituição investigada e a necessidade de se aprender física para além de solução de problemas clássicos, tal como tradicionalmente apresentado nessas disciplinas, cujo excessivo formalismo matemático acaba por se revelar inoperante e sem significado para os estudantes. O estudo tem implicações para a formação de professores e, ainda, para a construção de ambientes de aprendizagem em física em outros níveis de ensino.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-19T16:15:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-19T16:15:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDONÇA, Douglas Henrique de. A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da teoria da atividade. 2019. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://locus.ufv.br//handle/123456789/26285
identifier_str_mv MENDONÇA, Douglas Henrique de. A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da teoria da atividade. 2019. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2019.
url http://locus.ufv.br//handle/123456789/26285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26285/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26285/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c085d6e973ae4d71f1981ac5dfc3b7ea
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801213134565801984