Processo grupal em enfermagem: possibilidades e limites
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34970 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a trajetória de estudos e de reflexões sobre a utilização de grupos na assistência de enfermagem. Através de uma perspectiva qualitativa buscamos identificar, na percepção dos entrevistados, aspectos que os motivam para essa atividade, suas fontes de aprendizagem e os pontos relevantes da sua experiência concreta com grupos. Verificamos que os enfermeiros reconhecem o valor terapêutico desse trabalho e providenciam condições físicas e estruturais adequadas. No entanto, um dos fatores limitantes no desenvolvimento dessa atividade é a dificuldade no manejo de situações grupais que revelam os meandros do sentimento humano, indicando que o enfermeiro coordenador de grupo, necessita além de recursos teóricos, exercitar seu autoconhecimento para prover um ambiente e relacionamento interpessoal capazes de otimizar o valor terapêutico dessa atividade. |
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Processo grupal em enfermagem: possibilidades e limites Groupal process in nursing: possibilities and limities GroupsNursingGroup activityGruposEnfermagemAtividade grupal Este trabalho apresenta a trajetória de estudos e de reflexões sobre a utilização de grupos na assistência de enfermagem. Através de uma perspectiva qualitativa buscamos identificar, na percepção dos entrevistados, aspectos que os motivam para essa atividade, suas fontes de aprendizagem e os pontos relevantes da sua experiência concreta com grupos. Verificamos que os enfermeiros reconhecem o valor terapêutico desse trabalho e providenciam condições físicas e estruturais adequadas. No entanto, um dos fatores limitantes no desenvolvimento dessa atividade é a dificuldade no manejo de situações grupais que revelam os meandros do sentimento humano, indicando que o enfermeiro coordenador de grupo, necessita além de recursos teóricos, exercitar seu autoconhecimento para prover um ambiente e relacionamento interpessoal capazes de otimizar o valor terapêutico dessa atividade. This work shows studies and reflections about the utilisation of groups in nursing assistance. As an aim sought to identify, through nurses perspective, aspects about their motivations to work with groups, their surce of knowledge and relevant points of their experience with groups. The results demonstrates that nurses recognise the therapeutic value of groups in assistance and provide suitable conditions to its development. However, difficulties to handling groupal situations are limiting elements to develop this activity that reveal the human sentiment meander, indicating that nurse group co-ordinator needs, beyond theoretical establishment, to practice by their selfknowledge to provide an ambient and a interpersonal relationship able to obtain the real significance of this activity. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1997-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/3497010.1590/S0080-62341997000200006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 31 n. 2 (1997); 237-250 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 31 No. 2 (1997); 237-250 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 31 Núm. 2 (1997); 237-250 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34970/37708http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMunari, Denize BouttletRodrigues, Antonia Regina Furegato2012-07-24T20:09:15Zoai:revistas.usp.br:article/34970Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-07-24T20:09:15Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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