Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natalia Assunção Brasil
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27653
Resumo: O protagonismo das cidades de médio porte demográfico na economia e na dispersão populacional dos países em crescimento gera o desenvolvimento e a expansão acelerada das mesmas, evidenciando a necessidade de um eficiente planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva. Neste contexto, ao utilizar como cenário para estudo a realidade de Barreiras, município de médio porte demográfico situado no Estado da Bahia, o objetivo principal desta pesquisa é identificar técnicas e ferramentas que determinem estratégias de auxílio à promoção da sustentabilidade e da inclusão social no planejamento de mobilidade urbana. Inicialmente, identificou-se e quantificou-se o impacto das características inerentes à sociedade na escolha dos modos de transportes não motorizados e motorizado coletivo, através de um modelo de regressão logístico binário preditivo. Foi verificado se a análise por classe social do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) pode ser utilizado como recurso de auxílio à promoção da inclusão social na mobilidade urbana. Também foram identificadas estratégias que auxiliem na promoção do aumento da demanda de passageiros do transporte público coletivo por ônibus, a partir da elaboração de gráficos de análise da importância-satisfação com os dados de importância declarada e de satisfação conferidas por usuários de automóvel e de ônibus aos atributos segurança, conforto, custo e tempo de viagem. Concluiu-se que a modelagem logística binária das variáveis sociais, econômicas e de padrões de viagens inerentes à população urbana, a análise da importância dos critérios que definem o IMUS, a partir da aplicação do Método dos Intervalos Sucessivos, sob a perspectiva de classes sociais e a classificação dos atributos segurança, conforto, custo e tempo de viagem, realizada a partir da ferramenta gráfica de análise importância-satisfação, são técnicas simples e fáceis de aplicar, além de serem eficientes na identificação de estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva. Palavras-chave: Planejamento da mobilidade urbana. Sustentabilidade. Inclusão social. Meios de transporte motorizados e não motorizados.
id UFV_5971388191d745ad101d471672033714
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/27653
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Emiliano, Paulo CésarSilva, Taciano Oliveira daSilva, Natalia Assunção Brasilhttp://lattes.cnpq.br/4397553423882285Pitanga, Heraldo Nunes2020-03-11T17:36:59Z2020-03-11T17:36:59Z2019-12-18SILVA, Natalia Assunção Brasil. Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia. 2019. 101 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.https://locus.ufv.br//handle/123456789/27653O protagonismo das cidades de médio porte demográfico na economia e na dispersão populacional dos países em crescimento gera o desenvolvimento e a expansão acelerada das mesmas, evidenciando a necessidade de um eficiente planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva. Neste contexto, ao utilizar como cenário para estudo a realidade de Barreiras, município de médio porte demográfico situado no Estado da Bahia, o objetivo principal desta pesquisa é identificar técnicas e ferramentas que determinem estratégias de auxílio à promoção da sustentabilidade e da inclusão social no planejamento de mobilidade urbana. Inicialmente, identificou-se e quantificou-se o impacto das características inerentes à sociedade na escolha dos modos de transportes não motorizados e motorizado coletivo, através de um modelo de regressão logístico binário preditivo. Foi verificado se a análise por classe social do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) pode ser utilizado como recurso de auxílio à promoção da inclusão social na mobilidade urbana. Também foram identificadas estratégias que auxiliem na promoção do aumento da demanda de passageiros do transporte público coletivo por ônibus, a partir da elaboração de gráficos de análise da importância-satisfação com os dados de importância declarada e de satisfação conferidas por usuários de automóvel e de ônibus aos atributos segurança, conforto, custo e tempo de viagem. Concluiu-se que a modelagem logística binária das variáveis sociais, econômicas e de padrões de viagens inerentes à população urbana, a análise da importância dos critérios que definem o IMUS, a partir da aplicação do Método dos Intervalos Sucessivos, sob a perspectiva de classes sociais e a classificação dos atributos segurança, conforto, custo e tempo de viagem, realizada a partir da ferramenta gráfica de análise importância-satisfação, são técnicas simples e fáceis de aplicar, além de serem eficientes na identificação de estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva. Palavras-chave: Planejamento da mobilidade urbana. Sustentabilidade. Inclusão social. Meios de transporte motorizados e não motorizados.Demographically medium-sized cities play a significant role in the economy and population spreading in growing countries. Their development and fast pace expansion reveal the need for an efficient, sustainable and socially inclusive mobility plan. The main objective of this research is to identify techniques and tools that determine strategies to help promote sustainability and social inclusion in urban mobility planning. The scenery for this study is Barreiras, a demographically medium-sized city in Bahia State. Initially, the impact of characteristics that are inherent to society on the choice of motorized and non-motorized transportation modes was identified and quantified, through a predictive binary logistic regression model. In order to do that, the association strength with the choice of transport mode, obtained by a predictive binary logistic regression model was used. It was verified whether the analysis by social class of the Index of Sustainable Urban Mobility (I_SUM), can be used as a resource to help promote inclusion in urban mobility. That could be achieved by employing the Method of Successive Intervals through the analysis of the importance of the I_SUM mobility criteria by social class. Strategies were also identified to assist promote the increase in collective public transportation demand by bus, based on the elaboration of importance-satisfaction graphs with the declared importance and satisfaction data provided by automobile and bus users to attributes such safety, comfort, travel cost and travel time. It was concluded that the binary logistic modeling of social and economic variables and the travel patterns inherent to the urban population, the analysis of the importance of the criteria that define the I_SUM, from the application of the Method of Successive Intervals, from the perspective of social classes, and the classification of the attributes safety, comfort, travel cost and travel time, based on the graphical tool importance-satisfaction analysis, are simple and easy to apply techniques, and are efficient in identifying strategies to assist a sustainable and socially inclusive urban mobility planning. Keywords: Urban mobility planning. Sustainability. Social Inclusion. Motorized and non- motorized transportation modes.porUniversidade Federal de ViçosaTransporte urbano - Barreiras (BA) - PlanejamentoSustentabilidadeIntegração socialInfra-Estrutura de TransportesEstratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – BahiaStrategies to assist a sustainable and socially inclusive urban mobility planning: a study case for Barreiras – Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Engenharia CivilDoutor em Engenharia CivilViçosa - MG2019-12-18Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1039322https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27653/1/texto%20completo.pdf4d350cf74e01a59a9c1a746d3fc69f77MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27653/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/276532020-03-11 14:46:37.434oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452020-03-11T17:46:37LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia
dc.title.en.fl_str_mv Strategies to assist a sustainable and socially inclusive urban mobility planning: a study case for Barreiras – Bahia
title Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia
spellingShingle Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia
Silva, Natalia Assunção Brasil
Transporte urbano - Barreiras (BA) - Planejamento
Sustentabilidade
Integração social
Infra-Estrutura de Transportes
title_short Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia
title_full Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia
title_fullStr Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia
title_full_unstemmed Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia
title_sort Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia
author Silva, Natalia Assunção Brasil
author_facet Silva, Natalia Assunção Brasil
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4397553423882285
dc.contributor.none.fl_str_mv Emiliano, Paulo César
Silva, Taciano Oliveira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natalia Assunção Brasil
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pitanga, Heraldo Nunes
contributor_str_mv Pitanga, Heraldo Nunes
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Transporte urbano - Barreiras (BA) - Planejamento
Sustentabilidade
Integração social
topic Transporte urbano - Barreiras (BA) - Planejamento
Sustentabilidade
Integração social
Infra-Estrutura de Transportes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Infra-Estrutura de Transportes
description O protagonismo das cidades de médio porte demográfico na economia e na dispersão populacional dos países em crescimento gera o desenvolvimento e a expansão acelerada das mesmas, evidenciando a necessidade de um eficiente planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva. Neste contexto, ao utilizar como cenário para estudo a realidade de Barreiras, município de médio porte demográfico situado no Estado da Bahia, o objetivo principal desta pesquisa é identificar técnicas e ferramentas que determinem estratégias de auxílio à promoção da sustentabilidade e da inclusão social no planejamento de mobilidade urbana. Inicialmente, identificou-se e quantificou-se o impacto das características inerentes à sociedade na escolha dos modos de transportes não motorizados e motorizado coletivo, através de um modelo de regressão logístico binário preditivo. Foi verificado se a análise por classe social do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) pode ser utilizado como recurso de auxílio à promoção da inclusão social na mobilidade urbana. Também foram identificadas estratégias que auxiliem na promoção do aumento da demanda de passageiros do transporte público coletivo por ônibus, a partir da elaboração de gráficos de análise da importância-satisfação com os dados de importância declarada e de satisfação conferidas por usuários de automóvel e de ônibus aos atributos segurança, conforto, custo e tempo de viagem. Concluiu-se que a modelagem logística binária das variáveis sociais, econômicas e de padrões de viagens inerentes à população urbana, a análise da importância dos critérios que definem o IMUS, a partir da aplicação do Método dos Intervalos Sucessivos, sob a perspectiva de classes sociais e a classificação dos atributos segurança, conforto, custo e tempo de viagem, realizada a partir da ferramenta gráfica de análise importância-satisfação, são técnicas simples e fáceis de aplicar, além de serem eficientes na identificação de estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva. Palavras-chave: Planejamento da mobilidade urbana. Sustentabilidade. Inclusão social. Meios de transporte motorizados e não motorizados.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-11T17:36:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-11T17:36:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Natalia Assunção Brasil. Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia. 2019. 101 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://locus.ufv.br//handle/123456789/27653
identifier_str_mv SILVA, Natalia Assunção Brasil. Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia. 2019. 101 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
url https://locus.ufv.br//handle/123456789/27653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27653/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27653/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d350cf74e01a59a9c1a746d3fc69f77
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801212850399608832