O mercado de bens e serviços com apelos ambientais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013560 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17897 |
Resumo: | A crescente conscientização ambiental da sociedade tem alavancado o consumo de produtos e serviços com apelo ambiental, formando o denominado “mercado verde”, que tem impulsionado a economia e estimulado o desenvolvimento sustentável. Este trabalho teve como objetivo analisar o mercado de bens e serviços com apelos ambientais e inferir sobre suas motivações e tendências. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica a fim de construir um estudo descritivo, que reunisse e compilasse informações deste mercado. Constatou-se que o marketing aliado à responsabilidade ambiental, vem alcançando cada vez mais espaço nos meios de comunicação das empresas e funciona como ferramenta estratégica, favorecendo a imagem corporativa e a competitividade, além de conquistar e fidelizar consumidores. O “mercado verde” revela tendências de crescimento, tanto no quesito número de consumidores, como também de competidores. Tal fato pode requerer um marketing mais agressivo e mais informativo por parte das empresas, no intuito de manter e conquistar novos clientes. |
id |
UFV_725f9f332ff4e26ebe85f163d0824e67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/17897 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Alves, Eliana Boaventura Bernardes MouraBarros, Kelly de OliveiraLoures, Nathália GranatoJacovine, Laércio Antônio GonçalvesAlves, Ricardo Ribeiro2018-02-26T10:27:29Z2018-02-26T10:27:29Z2013-122316-1817http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013560http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17897A crescente conscientização ambiental da sociedade tem alavancado o consumo de produtos e serviços com apelo ambiental, formando o denominado “mercado verde”, que tem impulsionado a economia e estimulado o desenvolvimento sustentável. Este trabalho teve como objetivo analisar o mercado de bens e serviços com apelos ambientais e inferir sobre suas motivações e tendências. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica a fim de construir um estudo descritivo, que reunisse e compilasse informações deste mercado. Constatou-se que o marketing aliado à responsabilidade ambiental, vem alcançando cada vez mais espaço nos meios de comunicação das empresas e funciona como ferramenta estratégica, favorecendo a imagem corporativa e a competitividade, além de conquistar e fidelizar consumidores. O “mercado verde” revela tendências de crescimento, tanto no quesito número de consumidores, como também de competidores. Tal fato pode requerer um marketing mais agressivo e mais informativo por parte das empresas, no intuito de manter e conquistar novos clientes.The increasing environmental awareness of the society has promoted the consumption of products and services with environmental appeal, building the so called ‘green market’, which has stimulated the economy and motivating the sustainable development. This study aimed to analyze the market for goods and services with environmental appeals and to infer about their motivations and trends. The method used was the literature search to build a descriptive study in order to gather and compile information about this market. It was verified that marketing, together with environmental responsibility, has been acquiring more and more space in the business media and works as a strategic tool, promoting the corporate image and competitiveness, helping to get new customers and develop their loyalty. The ‘green market’ shows growth trends both the number of consumers, and competing numbers. This may require a more aggressive and informative marketing from the companies, in order to keep and get new clients.porRevista Agrogeoambientalv. 5, n. 3, Dezembro 2013Apelo ambientalBens e serviços ambientaisMarketing verdePráticas ecológicasO mercado de bens e serviços com apelos ambientaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdfTexto completoapplication/pdf180672https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/1/artigo.pdffb422d665bcb1c6d24848976ca2cd755MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo.pdf.jpgartigo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4443https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/3/artigo.pdf.jpgd0af3373268b94d1f25a36d6da93a9e6MD53123456789/178972018-02-26 23:00:56.564oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-02-27T02:00:56LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
O mercado de bens e serviços com apelos ambientais |
title |
O mercado de bens e serviços com apelos ambientais |
spellingShingle |
O mercado de bens e serviços com apelos ambientais Alves, Eliana Boaventura Bernardes Moura Apelo ambiental Bens e serviços ambientais Marketing verde Práticas ecológicas |
title_short |
O mercado de bens e serviços com apelos ambientais |
title_full |
O mercado de bens e serviços com apelos ambientais |
title_fullStr |
O mercado de bens e serviços com apelos ambientais |
title_full_unstemmed |
O mercado de bens e serviços com apelos ambientais |
title_sort |
O mercado de bens e serviços com apelos ambientais |
author |
Alves, Eliana Boaventura Bernardes Moura |
author_facet |
Alves, Eliana Boaventura Bernardes Moura Barros, Kelly de Oliveira Loures, Nathália Granato Jacovine, Laércio Antônio Gonçalves Alves, Ricardo Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Kelly de Oliveira Loures, Nathália Granato Jacovine, Laércio Antônio Gonçalves Alves, Ricardo Ribeiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Eliana Boaventura Bernardes Moura Barros, Kelly de Oliveira Loures, Nathália Granato Jacovine, Laércio Antônio Gonçalves Alves, Ricardo Ribeiro |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Apelo ambiental Bens e serviços ambientais Marketing verde Práticas ecológicas |
topic |
Apelo ambiental Bens e serviços ambientais Marketing verde Práticas ecológicas |
description |
A crescente conscientização ambiental da sociedade tem alavancado o consumo de produtos e serviços com apelo ambiental, formando o denominado “mercado verde”, que tem impulsionado a economia e estimulado o desenvolvimento sustentável. Este trabalho teve como objetivo analisar o mercado de bens e serviços com apelos ambientais e inferir sobre suas motivações e tendências. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica a fim de construir um estudo descritivo, que reunisse e compilasse informações deste mercado. Constatou-se que o marketing aliado à responsabilidade ambiental, vem alcançando cada vez mais espaço nos meios de comunicação das empresas e funciona como ferramenta estratégica, favorecendo a imagem corporativa e a competitividade, além de conquistar e fidelizar consumidores. O “mercado verde” revela tendências de crescimento, tanto no quesito número de consumidores, como também de competidores. Tal fato pode requerer um marketing mais agressivo e mais informativo por parte das empresas, no intuito de manter e conquistar novos clientes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-26T10:27:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-26T10:27:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013560 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17897 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2316-1817 |
identifier_str_mv |
2316-1817 |
url |
http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013560 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv |
v. 5, n. 3, Dezembro 2013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Agrogeoambiental |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Agrogeoambiental |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/1/artigo.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/2/license.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/3/artigo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb422d665bcb1c6d24848976ca2cd755 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 d0af3373268b94d1f25a36d6da93a9e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801212862509613056 |