O mercado de bens e serviços com apelos ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Eliana Boaventura Bernardes Moura
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barros, Kelly de Oliveira, Loures, Nathália Granato, Jacovine, Laércio Antônio Gonçalves, Alves, Ricardo Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013560
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17897
Resumo: A crescente conscientização ambiental da sociedade tem alavancado o consumo de produtos e serviços com apelo ambiental, formando o denominado “mercado verde”, que tem impulsionado a economia e estimulado o desenvolvimento sustentável. Este trabalho teve como objetivo analisar o mercado de bens e serviços com apelos ambientais e inferir sobre suas motivações e tendências. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica a fim de construir um estudo descritivo, que reunisse e compilasse informações deste mercado. Constatou-se que o marketing aliado à responsabilidade ambiental, vem alcançando cada vez mais espaço nos meios de comunicação das empresas e funciona como ferramenta estratégica, favorecendo a imagem corporativa e a competitividade, além de conquistar e fidelizar consumidores. O “mercado verde” revela tendências de crescimento, tanto no quesito número de consumidores, como também de competidores. Tal fato pode requerer um marketing mais agressivo e mais informativo por parte das empresas, no intuito de manter e conquistar novos clientes.
id UFV_725f9f332ff4e26ebe85f163d0824e67
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/17897
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Alves, Eliana Boaventura Bernardes MouraBarros, Kelly de OliveiraLoures, Nathália GranatoJacovine, Laércio Antônio GonçalvesAlves, Ricardo Ribeiro2018-02-26T10:27:29Z2018-02-26T10:27:29Z2013-122316-1817http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013560http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17897A crescente conscientização ambiental da sociedade tem alavancado o consumo de produtos e serviços com apelo ambiental, formando o denominado “mercado verde”, que tem impulsionado a economia e estimulado o desenvolvimento sustentável. Este trabalho teve como objetivo analisar o mercado de bens e serviços com apelos ambientais e inferir sobre suas motivações e tendências. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica a fim de construir um estudo descritivo, que reunisse e compilasse informações deste mercado. Constatou-se que o marketing aliado à responsabilidade ambiental, vem alcançando cada vez mais espaço nos meios de comunicação das empresas e funciona como ferramenta estratégica, favorecendo a imagem corporativa e a competitividade, além de conquistar e fidelizar consumidores. O “mercado verde” revela tendências de crescimento, tanto no quesito número de consumidores, como também de competidores. Tal fato pode requerer um marketing mais agressivo e mais informativo por parte das empresas, no intuito de manter e conquistar novos clientes.The increasing environmental awareness of the society has promoted the consumption of products and services with environmental appeal, building the so called ‘green market’, which has stimulated the economy and motivating the sustainable development. This study aimed to analyze the market for goods and services with environmental appeals and to infer about their motivations and trends. The method used was the literature search to build a descriptive study in order to gather and compile information about this market. It was verified that marketing, together with environmental responsibility, has been acquiring more and more space in the business media and works as a strategic tool, promoting the corporate image and competitiveness, helping to get new customers and develop their loyalty. The ‘green market’ shows growth trends both the number of consumers, and competing numbers. This may require a more aggressive and informative marketing from the companies, in order to keep and get new clients.porRevista Agrogeoambientalv. 5, n. 3, Dezembro 2013Apelo ambientalBens e serviços ambientaisMarketing verdePráticas ecológicasO mercado de bens e serviços com apelos ambientaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdfTexto completoapplication/pdf180672https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/1/artigo.pdffb422d665bcb1c6d24848976ca2cd755MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo.pdf.jpgartigo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4443https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/3/artigo.pdf.jpgd0af3373268b94d1f25a36d6da93a9e6MD53123456789/178972018-02-26 23:00:56.564oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-02-27T02:00:56LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv O mercado de bens e serviços com apelos ambientais
title O mercado de bens e serviços com apelos ambientais
spellingShingle O mercado de bens e serviços com apelos ambientais
Alves, Eliana Boaventura Bernardes Moura
Apelo ambiental
Bens e serviços ambientais
Marketing verde
Práticas ecológicas
title_short O mercado de bens e serviços com apelos ambientais
title_full O mercado de bens e serviços com apelos ambientais
title_fullStr O mercado de bens e serviços com apelos ambientais
title_full_unstemmed O mercado de bens e serviços com apelos ambientais
title_sort O mercado de bens e serviços com apelos ambientais
author Alves, Eliana Boaventura Bernardes Moura
author_facet Alves, Eliana Boaventura Bernardes Moura
Barros, Kelly de Oliveira
Loures, Nathália Granato
Jacovine, Laércio Antônio Gonçalves
Alves, Ricardo Ribeiro
author_role author
author2 Barros, Kelly de Oliveira
Loures, Nathália Granato
Jacovine, Laércio Antônio Gonçalves
Alves, Ricardo Ribeiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Eliana Boaventura Bernardes Moura
Barros, Kelly de Oliveira
Loures, Nathália Granato
Jacovine, Laércio Antônio Gonçalves
Alves, Ricardo Ribeiro
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Apelo ambiental
Bens e serviços ambientais
Marketing verde
Práticas ecológicas
topic Apelo ambiental
Bens e serviços ambientais
Marketing verde
Práticas ecológicas
description A crescente conscientização ambiental da sociedade tem alavancado o consumo de produtos e serviços com apelo ambiental, formando o denominado “mercado verde”, que tem impulsionado a economia e estimulado o desenvolvimento sustentável. Este trabalho teve como objetivo analisar o mercado de bens e serviços com apelos ambientais e inferir sobre suas motivações e tendências. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica a fim de construir um estudo descritivo, que reunisse e compilasse informações deste mercado. Constatou-se que o marketing aliado à responsabilidade ambiental, vem alcançando cada vez mais espaço nos meios de comunicação das empresas e funciona como ferramenta estratégica, favorecendo a imagem corporativa e a competitividade, além de conquistar e fidelizar consumidores. O “mercado verde” revela tendências de crescimento, tanto no quesito número de consumidores, como também de competidores. Tal fato pode requerer um marketing mais agressivo e mais informativo por parte das empresas, no intuito de manter e conquistar novos clientes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-26T10:27:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-26T10:27:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013560
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17897
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2316-1817
identifier_str_mv 2316-1817
url http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013560
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv v. 5, n. 3, Dezembro 2013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Agrogeoambiental
publisher.none.fl_str_mv Revista Agrogeoambiental
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/1/artigo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17897/3/artigo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb422d665bcb1c6d24848976ca2cd755
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d0af3373268b94d1f25a36d6da93a9e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801212862509613056