Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mariana Mayumi Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30113
Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta tese teve por objetivo geral explicitar como a aplicação das metodologias colaborativas por meio da pesquisa-ação pode gerar conhecimentos integrativos e críticos para a área dos estudos organizacionais e, ao mesmo tempo, contribuir para uma gestão mais equitativa e colaborativa na Associação de Catadores e Triadores de Materiais Recicláveis de Florestal/MG (ASTRIFLORES). Para alcançar tal objetivo, tomou-se como base o Círculo das Matrizes Epistemológicas (CME), de Paula (2012; 2015), bem como os interesses orientadores do conhecimento de Habermas ([1968] 2009a). Assim, propõe-se a reconciliação crítica nos estudos organizacionais, um caminho em espiral que transita por conhecimentos críticos, técnicos e hermenêuticos. O ponto de partida deste caminho é o pensamento crítico frankfurtiano sobre a tecnologia de Marcuse (1979) e Feenberg (1999, 2002, 2010a). Em seguida, foram apresentadas três tecnologias de gestão colaborativa consideradas com potencial para a realização prática dos propósitos críticos e transformadores teoricamente defendidos nesta tese: a Teoria U (SCHARMER, 2010), o Dragon Dreaming (CROFT, 2009) e a Sociocracia (BUCK; VILLINES, 2007). Estas tecnologias foram aplicadas no contexto da Astriflores, com base nos pressupostos metodológicos da pesquisaação (THIOLLENT, 1986; 2009; e outros). Os resultados e desdobramentos das ações coletivamente empreendidas foram analisados a partir de perspectivas gradualmente mais amplas e complexas. Primeiramente, apresenta-se o olhar empírico-analítico. Com foco na mensuração e no monitoramento objetivo das ações e metas propostas, o projeto realizado pode ser considerado um relativo sucesso. Em contrapartida, adicionando o olhar psicanalítico às relações grupais e transferenciais (FREUD, [1921] 1969a; BION, 1970; PICHONRIVIÈRE, 2005, e outros), a relatividade do sucesso é analisada em seus pormenores, revelando suas complexidades. Finalmente, a partir do retorno ao olhar crítico, os pormenores observados no contexto da Astriflores são situados com relação às estruturas latentes do real, evidenciando os potenciais críticos e transformadores das tecnologias de gestão colaborativa. Para concluir, os aspectos críticos e integrativos do conhecimento aqui gerado são explicitados nas considerações finais. Palavras-chave: Gestão colaborativa. Teoria crítica da tecnologia. Círculo das matrizes epistemológicas. Pesquisa-ação. Racionalização subversiva.
id UFV_77aaf1b8dc959eac7e09a2ece9384305
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/30113
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação AstrifloresTecnologia e administração – TesesTecnologia e ética – TesesEpistemologia – TesesPsicanálise – TesesCiências Sociais AplicadasAdministraçãoA pesquisa desenvolvida nesta tese teve por objetivo geral explicitar como a aplicação das metodologias colaborativas por meio da pesquisa-ação pode gerar conhecimentos integrativos e críticos para a área dos estudos organizacionais e, ao mesmo tempo, contribuir para uma gestão mais equitativa e colaborativa na Associação de Catadores e Triadores de Materiais Recicláveis de Florestal/MG (ASTRIFLORES). Para alcançar tal objetivo, tomou-se como base o Círculo das Matrizes Epistemológicas (CME), de Paula (2012; 2015), bem como os interesses orientadores do conhecimento de Habermas ([1968] 2009a). Assim, propõe-se a reconciliação crítica nos estudos organizacionais, um caminho em espiral que transita por conhecimentos críticos, técnicos e hermenêuticos. O ponto de partida deste caminho é o pensamento crítico frankfurtiano sobre a tecnologia de Marcuse (1979) e Feenberg (1999, 2002, 2010a). Em seguida, foram apresentadas três tecnologias de gestão colaborativa consideradas com potencial para a realização prática dos propósitos críticos e transformadores teoricamente defendidos nesta tese: a Teoria U (SCHARMER, 2010), o Dragon Dreaming (CROFT, 2009) e a Sociocracia (BUCK; VILLINES, 2007). Estas tecnologias foram aplicadas no contexto da Astriflores, com base nos pressupostos metodológicos da pesquisaação (THIOLLENT, 1986; 2009; e outros). Os resultados e desdobramentos das ações coletivamente empreendidas foram analisados a partir de perspectivas gradualmente mais amplas e complexas. Primeiramente, apresenta-se o olhar empírico-analítico. Com foco na mensuração e no monitoramento objetivo das ações e metas propostas, o projeto realizado pode ser considerado um relativo sucesso. Em contrapartida, adicionando o olhar psicanalítico às relações grupais e transferenciais (FREUD, [1921] 1969a; BION, 1970; PICHONRIVIÈRE, 2005, e outros), a relatividade do sucesso é analisada em seus pormenores, revelando suas complexidades. Finalmente, a partir do retorno ao olhar crítico, os pormenores observados no contexto da Astriflores são situados com relação às estruturas latentes do real, evidenciando os potenciais críticos e transformadores das tecnologias de gestão colaborativa. Para concluir, os aspectos críticos e integrativos do conhecimento aqui gerado são explicitados nas considerações finais. Palavras-chave: Gestão colaborativa. Teoria crítica da tecnologia. Círculo das matrizes epistemológicas. Pesquisa-ação. Racionalização subversiva.The research developed in this thesis aimed at expliciting how the application of collaborative methodologies by an action-research can generate integrative and critic knowledge to the organizational studies field and, at the same time, contribute to a more equitative and collaborative management of Recyclable Materials Pickers and Sorters Association of Florestal (Astriflores). In order to reach this aim, we based in the Circle of Epistemological Matrix (CME) from Paula (2012; 2015) and the guiding interests of knowledge from Habermas ([1968] 2009a). In this sense, we propose the critical reconciliation in the organizational studies, an spiral way that transits through critical, technical and hermeneutic knowledge. The starting point is the Frankfurtian critical thought on technology of Marcuse (1979) and Feenberg (1999, 2002, 2010a). Then, we presented three collaborative management technologies considered to have the potential to put in practice the critical and transformative purposes theoretically defended in this thesis: the U Theory (SCHARMER, 2010), the Dragon Dreaming (CROFT, 2009) and the Sociocracy (BUCK; VILLINES, 2007). These technologies were applied in Astriflores context, according to the methodological assumptions from action-research (THIOLLENG, 1986; 2009; and others). Results and deployments from the collectively performed actions were analyzed through gradually wider and more complex perspectives. First, we present the empirical-analytic view. Focusing on the objective mensuration and monitoring of actions and goals, the developed project could be considered a relative success. On the other hand, by adding a psychoanalytic view to the group and to the transference relations (FREUD, [1921] 1969a; BION, 1970; PICHONRIVIÈRE, 2005, and others), the success relativity is analysed in its details, revealing its complexities. Finally, by returning to the critic perspective, these details observed in Astriflores context are situated in relation to the latent structures of reality, evidencing critical and transformative potentials of the collaborative management technologies. To complete, the critic and integrative aspects of the generated knowledge are explicited in the final considerations section. Key-words: Collaborative management. Critical theory of technology. Circle of epistemological matrix. Action-research. Subversive racionalization.Universidade Federal de Minas GeraisExternas/Outras InstituiçõesPaula, Ana Paula Paes dehttp://lattes.cnpq.br/1084964824221616Souza, Mariana Mayumi Pereira de2022-10-20T10:36:28Z2022-10-20T10:36:28Z2016-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Mariana Mayumi Pereira de. Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores. 2016. 324 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2016.https://locus.ufv.br//handle/123456789/30113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T06:42:15Zoai:locus.ufv.br:123456789/30113Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T06:42:15LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores
title Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores
spellingShingle Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores
Souza, Mariana Mayumi Pereira de
Tecnologia e administração – Teses
Tecnologia e ética – Teses
Epistemologia – Teses
Psicanálise – Teses
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
title_short Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores
title_full Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores
title_fullStr Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores
title_full_unstemmed Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores
title_sort Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores
author Souza, Mariana Mayumi Pereira de
author_facet Souza, Mariana Mayumi Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, Ana Paula Paes de
http://lattes.cnpq.br/1084964824221616
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mariana Mayumi Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia e administração – Teses
Tecnologia e ética – Teses
Epistemologia – Teses
Psicanálise – Teses
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
topic Tecnologia e administração – Teses
Tecnologia e ética – Teses
Epistemologia – Teses
Psicanálise – Teses
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
description A pesquisa desenvolvida nesta tese teve por objetivo geral explicitar como a aplicação das metodologias colaborativas por meio da pesquisa-ação pode gerar conhecimentos integrativos e críticos para a área dos estudos organizacionais e, ao mesmo tempo, contribuir para uma gestão mais equitativa e colaborativa na Associação de Catadores e Triadores de Materiais Recicláveis de Florestal/MG (ASTRIFLORES). Para alcançar tal objetivo, tomou-se como base o Círculo das Matrizes Epistemológicas (CME), de Paula (2012; 2015), bem como os interesses orientadores do conhecimento de Habermas ([1968] 2009a). Assim, propõe-se a reconciliação crítica nos estudos organizacionais, um caminho em espiral que transita por conhecimentos críticos, técnicos e hermenêuticos. O ponto de partida deste caminho é o pensamento crítico frankfurtiano sobre a tecnologia de Marcuse (1979) e Feenberg (1999, 2002, 2010a). Em seguida, foram apresentadas três tecnologias de gestão colaborativa consideradas com potencial para a realização prática dos propósitos críticos e transformadores teoricamente defendidos nesta tese: a Teoria U (SCHARMER, 2010), o Dragon Dreaming (CROFT, 2009) e a Sociocracia (BUCK; VILLINES, 2007). Estas tecnologias foram aplicadas no contexto da Astriflores, com base nos pressupostos metodológicos da pesquisaação (THIOLLENT, 1986; 2009; e outros). Os resultados e desdobramentos das ações coletivamente empreendidas foram analisados a partir de perspectivas gradualmente mais amplas e complexas. Primeiramente, apresenta-se o olhar empírico-analítico. Com foco na mensuração e no monitoramento objetivo das ações e metas propostas, o projeto realizado pode ser considerado um relativo sucesso. Em contrapartida, adicionando o olhar psicanalítico às relações grupais e transferenciais (FREUD, [1921] 1969a; BION, 1970; PICHONRIVIÈRE, 2005, e outros), a relatividade do sucesso é analisada em seus pormenores, revelando suas complexidades. Finalmente, a partir do retorno ao olhar crítico, os pormenores observados no contexto da Astriflores são situados com relação às estruturas latentes do real, evidenciando os potenciais críticos e transformadores das tecnologias de gestão colaborativa. Para concluir, os aspectos críticos e integrativos do conhecimento aqui gerado são explicitados nas considerações finais. Palavras-chave: Gestão colaborativa. Teoria crítica da tecnologia. Círculo das matrizes epistemológicas. Pesquisa-ação. Racionalização subversiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25
2022-10-20T10:36:28Z
2022-10-20T10:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Mariana Mayumi Pereira de. Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores. 2016. 324 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2016.
https://locus.ufv.br//handle/123456789/30113
identifier_str_mv SOUZA, Mariana Mayumi Pereira de. Reciclando a crítica nos estudos organizacionais: as tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Associação Astriflores. 2016. 324 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2016.
url https://locus.ufv.br//handle/123456789/30113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Externas/Outras Instituições
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Externas/Outras Instituições
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1822610571368857600