Sugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minim, Valéria Paula Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Minim, Luis Antonio, Regazz, Adair José, Silva, Carlos Henrique Osorio, Carneiro, João de Deus Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612012005000112
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18558
Resumo: Este trabalho avaliou a influência de alguns fatores da embalagem e do rótulo de cachaça no comportamento dos consumidores, por meio da aplicação dos resultados da análise conjunta de fatores na simulação do mercado de cachaça. Inicialmente, realizou-se a análise conjunta de fatores, objetivando-se estimar os coeficientes da preferência dos consumidores em relação a alguns fatores da embalagem e do rótulo de cachaça. Esses coeficientes da preferência dos consumidores foram usados na simulação da participação de mercado, utilizando-se o modelo da máxima utilidade. Observou-se que os fatores da embalagem e do rótulo influenciaram na intenção de compra dos consumidores, sendo que os consumidores apresentaram preferência semelhante em relação a esses fatores. Esses consumidores preferiram as cachaças da marca Seleta, acondicionadas na garrafa de vidro transparente com capacidade igual a 700 mL e com tampa metálica rosqueável, que traziam no rótulo ilustração não relacionada ao processo produtivo de cachaça e a informação "envelhecida por 36 meses em tonéis de carvalho". Verificou-se, também, que a técnica análise conjunta de fatores e a aplicação dos seus resultados na simulação da participação de mercado foram ferramentas úteis no entendimento do comportamento dos consumidores de cachaça.
id UFV_86aad10913e071d1364b84f2a22bce78
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/18558
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Minim, Valéria Paula RodriguesMinim, Luis AntonioRegazz, Adair JoséSilva, Carlos Henrique OsorioCarneiro, João de Deus Souza2018-03-28T13:16:55Z2018-03-28T13:16:55Z2009-05-161678-457Xhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612012005000112http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18558Este trabalho avaliou a influência de alguns fatores da embalagem e do rótulo de cachaça no comportamento dos consumidores, por meio da aplicação dos resultados da análise conjunta de fatores na simulação do mercado de cachaça. Inicialmente, realizou-se a análise conjunta de fatores, objetivando-se estimar os coeficientes da preferência dos consumidores em relação a alguns fatores da embalagem e do rótulo de cachaça. Esses coeficientes da preferência dos consumidores foram usados na simulação da participação de mercado, utilizando-se o modelo da máxima utilidade. Observou-se que os fatores da embalagem e do rótulo influenciaram na intenção de compra dos consumidores, sendo que os consumidores apresentaram preferência semelhante em relação a esses fatores. Esses consumidores preferiram as cachaças da marca Seleta, acondicionadas na garrafa de vidro transparente com capacidade igual a 700 mL e com tampa metálica rosqueável, que traziam no rótulo ilustração não relacionada ao processo produtivo de cachaça e a informação "envelhecida por 36 meses em tonéis de carvalho". Verificou-se, também, que a técnica análise conjunta de fatores e a aplicação dos seus resultados na simulação da participação de mercado foram ferramentas úteis no entendimento do comportamento dos consumidores de cachaça.This study evaluated the influence of packaging and labeling attributes of sugarcane spirit on consumers' behavior by applying the results of conjoint analysis in sugarcane spirit market share simulation. Firstly, a conjoint analysis was performed aiming to estimate the part-worths of each consumer for some sugarcane spirit packaging and labeling attributes. These part-worths were used in the market share simulation using the maximum utility model. It was observed that some packaging and labeling attributes affected consumer's purchase intention and that most consumers showed a similar preference pattern regarding these attributes. These consumers showed preference for the Seleta brand, which was bottled in 700 mL clear glass bottles with a metal screw cap that bore a label illustration unrelated to sugarcane spirit production process and had the information "aged 36 months in oak barrels". This study also showed that conjoint analysis and the use of its results in the market share simulation proved important tools to better understand consumer behavior towards intention to purchase sugarcane spiritengFood Science and Technologyv. 32. n. 4, p. 645-652, out.-dez. 2012Conjoint analysisSugarcane spiritBehaviorConsumerPackagingSugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdfTexto completoapplication/pdf1571198https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18558/1/artigo.pdf88e131ff16c828cd876b9789f18ed45eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18558/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo.pdf.jpgartigo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4521https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18558/3/artigo.pdf.jpgb89ef3821d9e53c368532c37d19bfefeMD53123456789/185582018-03-28 23:00:41.165oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-03-29T02:00:41LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.en.fl_str_mv Sugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysis
title Sugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysis
spellingShingle Sugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysis
Minim, Valéria Paula Rodrigues
Conjoint analysis
Sugarcane spirit
Behavior
Consumer
Packaging
title_short Sugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysis
title_full Sugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysis
title_fullStr Sugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysis
title_full_unstemmed Sugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysis
title_sort Sugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysis
author Minim, Valéria Paula Rodrigues
author_facet Minim, Valéria Paula Rodrigues
Minim, Luis Antonio
Regazz, Adair José
Silva, Carlos Henrique Osorio
Carneiro, João de Deus Souza
author_role author
author2 Minim, Luis Antonio
Regazz, Adair José
Silva, Carlos Henrique Osorio
Carneiro, João de Deus Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Minim, Valéria Paula Rodrigues
Minim, Luis Antonio
Regazz, Adair José
Silva, Carlos Henrique Osorio
Carneiro, João de Deus Souza
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Conjoint analysis
Sugarcane spirit
Behavior
Consumer
Packaging
topic Conjoint analysis
Sugarcane spirit
Behavior
Consumer
Packaging
description Este trabalho avaliou a influência de alguns fatores da embalagem e do rótulo de cachaça no comportamento dos consumidores, por meio da aplicação dos resultados da análise conjunta de fatores na simulação do mercado de cachaça. Inicialmente, realizou-se a análise conjunta de fatores, objetivando-se estimar os coeficientes da preferência dos consumidores em relação a alguns fatores da embalagem e do rótulo de cachaça. Esses coeficientes da preferência dos consumidores foram usados na simulação da participação de mercado, utilizando-se o modelo da máxima utilidade. Observou-se que os fatores da embalagem e do rótulo influenciaram na intenção de compra dos consumidores, sendo que os consumidores apresentaram preferência semelhante em relação a esses fatores. Esses consumidores preferiram as cachaças da marca Seleta, acondicionadas na garrafa de vidro transparente com capacidade igual a 700 mL e com tampa metálica rosqueável, que traziam no rótulo ilustração não relacionada ao processo produtivo de cachaça e a informação "envelhecida por 36 meses em tonéis de carvalho". Verificou-se, também, que a técnica análise conjunta de fatores e a aplicação dos seus resultados na simulação da participação de mercado foram ferramentas úteis no entendimento do comportamento dos consumidores de cachaça.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-28T13:16:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-28T13:16:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612012005000112
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18558
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1678-457X
identifier_str_mv 1678-457X
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612012005000112
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18558
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv v. 32. n. 4, p. 645-652, out.-dez. 2012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Food Science and Technology
publisher.none.fl_str_mv Food Science and Technology
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18558/1/artigo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18558/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18558/3/artigo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 88e131ff16c828cd876b9789f18ed45e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
b89ef3821d9e53c368532c37d19bfefe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801213126351257600