"Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica Conjoint Analysis"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Amanda Ribeiro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-06082006-173443/
Resumo: O e-learning, modalidade da educação à distância (EAD) que utiliza a Internet para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, apresenta-se como uma forte contribuição para a mudança de paradigmas dos sistemas educacionais. No entanto, várias propostas de interfaces gráficas para ambientes virtuais de aprendizagem não são adequadas ao contexto de aplicação. Há vários guias voltados à construção de interfaces gráficas, mas muitas vezes, as recomendações fornecidas são conflitantes, não consideram o perfil do usuário e não contemplam aplicações de ensino. Diante deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um protocolo para identificação de atributos gráficos que influenciam a leitura de material instrucional pela Internet junto ao público-alvo por meio da técnica estatística conjoint analysis. Para realização deste estudo, seguiram-se as etapas da pesquisa experimental propostas por Gil (2002) e as fases do planejamento de um experimento de conjoint analysis definidas por Hair Jr. et alii (1998). Com base nos resultados obtidos, houve dificuldade em identificar a melhor combinação de atributos gráficos para facilitar a leitura de material didático pela Internet. Contudo, foi possível apontar algumas diretrizes para formatação de textos para e-learning, tendo como público-alvo os alunos de graduação em Administração da FEA-RP/USP, tais como: não utilizar o tipo de fonte Garamond, não utilizar a cor de texto verde-limão, não utilizar a cor do fundo de tela azul, utilizar o tamanho de fonte 18 pontos e utilizar o alinhamento de texto à esquerda.
id USP_ac787fb6eefa410aa998c0e6d45c683d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06082006-173443
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling "Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica Conjoint Analysis" Text formatting in the e-learning: a Conjoint Analysis applicationconjoint analysisconjoint analysise-learninge-learninginstructional materialInternetInternetmaterial didáticoO e-learning, modalidade da educação à distância (EAD) que utiliza a Internet para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, apresenta-se como uma forte contribuição para a mudança de paradigmas dos sistemas educacionais. No entanto, várias propostas de interfaces gráficas para ambientes virtuais de aprendizagem não são adequadas ao contexto de aplicação. Há vários guias voltados à construção de interfaces gráficas, mas muitas vezes, as recomendações fornecidas são conflitantes, não consideram o perfil do usuário e não contemplam aplicações de ensino. Diante deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um protocolo para identificação de atributos gráficos que influenciam a leitura de material instrucional pela Internet junto ao público-alvo por meio da técnica estatística conjoint analysis. Para realização deste estudo, seguiram-se as etapas da pesquisa experimental propostas por Gil (2002) e as fases do planejamento de um experimento de conjoint analysis definidas por Hair Jr. et alii (1998). Com base nos resultados obtidos, houve dificuldade em identificar a melhor combinação de atributos gráficos para facilitar a leitura de material didático pela Internet. Contudo, foi possível apontar algumas diretrizes para formatação de textos para e-learning, tendo como público-alvo os alunos de graduação em Administração da FEA-RP/USP, tais como: não utilizar o tipo de fonte Garamond, não utilizar a cor de texto verde-limão, não utilizar a cor do fundo de tela azul, utilizar o tamanho de fonte 18 pontos e utilizar o alinhamento de texto à esquerda.E-learning is a strong contribution to change the paradigms of the educational system. There are some proposals of graphical interfaces to create an appropriate virtual environment of learning, however some of them are not suitable to application context. Frequently, the guides for graphical interface building bring us conflicting suggestions. They do not consider the usuary profile, and they do not regard the teaching instructions. In this way, the aim of this work was to produce a protocol for identification of the graphical attributes connected to lecture of didactical material in the Internet by means of conjoint analysis. The experimental research steps proposed by Gil (2002) and the planning of the trial using conjoint analysis by Hair Jr. et alii (1998) were used in this dissertation. The results did not point a better combination of graphical attributes that provides an easy reading of the didactical material in Internet. The analyses indicated some lines of direction for text formatting in the e-learning for graduation students of the Business Administration at FEA-RP/USP. Some of these directions are: Garamond fount type is inadequate, fluorescent green color is not good as text color, using blue as color of the background screen is not appropriate, the usage of the text alignment on the left is suitable.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPViana, Adriana Backx NoronhaVieira, Amanda Ribeiro2006-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-06082006-173443/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-06082006-173443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica Conjoint Analysis"
Text formatting in the e-learning: a Conjoint Analysis application
title "Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica Conjoint Analysis"
spellingShingle "Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica Conjoint Analysis"
Vieira, Amanda Ribeiro
conjoint analysis
conjoint analysis
e-learning
e-learning
instructional material
Internet
Internet
material didático
title_short "Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica Conjoint Analysis"
title_full "Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica Conjoint Analysis"
title_fullStr "Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica Conjoint Analysis"
title_full_unstemmed "Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica Conjoint Analysis"
title_sort "Formatação de textos para e-learning: uma aplicação da técnica Conjoint Analysis"
author Vieira, Amanda Ribeiro
author_facet Vieira, Amanda Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Adriana Backx Noronha
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Amanda Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv conjoint analysis
conjoint analysis
e-learning
e-learning
instructional material
Internet
Internet
material didático
topic conjoint analysis
conjoint analysis
e-learning
e-learning
instructional material
Internet
Internet
material didático
description O e-learning, modalidade da educação à distância (EAD) que utiliza a Internet para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, apresenta-se como uma forte contribuição para a mudança de paradigmas dos sistemas educacionais. No entanto, várias propostas de interfaces gráficas para ambientes virtuais de aprendizagem não são adequadas ao contexto de aplicação. Há vários guias voltados à construção de interfaces gráficas, mas muitas vezes, as recomendações fornecidas são conflitantes, não consideram o perfil do usuário e não contemplam aplicações de ensino. Diante deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a construção de um protocolo para identificação de atributos gráficos que influenciam a leitura de material instrucional pela Internet junto ao público-alvo por meio da técnica estatística conjoint analysis. Para realização deste estudo, seguiram-se as etapas da pesquisa experimental propostas por Gil (2002) e as fases do planejamento de um experimento de conjoint analysis definidas por Hair Jr. et alii (1998). Com base nos resultados obtidos, houve dificuldade em identificar a melhor combinação de atributos gráficos para facilitar a leitura de material didático pela Internet. Contudo, foi possível apontar algumas diretrizes para formatação de textos para e-learning, tendo como público-alvo os alunos de graduação em Administração da FEA-RP/USP, tais como: não utilizar o tipo de fonte Garamond, não utilizar a cor de texto verde-limão, não utilizar a cor do fundo de tela azul, utilizar o tamanho de fonte 18 pontos e utilizar o alinhamento de texto à esquerda.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-06082006-173443/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-06082006-173443/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256722139250688