A construção social dos mercados do Queijo Canastra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Anajá de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/26441
Resumo: Alterações nos padrões de mercado e o aumento da rigidez dos aparatos de regulação a partir da década de 90 influenciaram dinâmicas localizadas de produção e comercialização de alimentos tradicionais. No entanto, certas formas de produzir e vender os produtos se mantiveram resilientes frente a essas transformações. Os mercados então, se projetam como ambientes heterogêneos que convivem com noções socialmente construídas e instituídas, mas também tem adquirido nova roupagem a partir da reorganização social. O trabalho, portanto, se debruçou em compreender a construção social dos mercados do queijo artesanal da região da Canastra, tendo como foco o município de São Roque de Minas. Buscou-se descrever e analisar dinâmicas relacionais que possibilitaram construir e modificar dispositivos institucionais, alterando assim a conformação dos mercados locais. Para isso, ancorou-se em uma pesquisa qualitativa que permitiu o contato com cerca de vinte e cinco atores do presente município, dentre produtores e produtoras, queijeiros e atores vinculados à assessoria técnica. Como alicerce teórico, recorreu-se a sociologia econômica e a teorias institucionalistas que possibilitaram reposicionar os atores no centro das análises. Pesquisas com esse cunho teórico têm sido amplamente utilizadas para compreender processos de construção social de mercados em vários âmbitos da agricultura familiar e são significativas, pois possibilitam fortalecer bases teóricas que fujam de análises deterministas e que colocam os atores como átomos isolados. Pôde-se compreender que a comercialização tradicional, mediada por queijeiros locais, é a principal forma de escoamento dos queijos, e estes atores desempenham um papel fundamental por suprirem um buraco estrutural conectando a produção e o consumo. No entanto, os queijeiros assumem uma posição hierárquica que lhes possibilitam se beneficiar de uma posição de corretagem, fazendo com que produtores tenham menor poder de negociação. Por outro lado, um novo mercado pautado por atributos regionais tem se conformado, e permitido a produtores a ele vinculados extrapolarem suas redes individuais através de uma associação. Com a entrada desse novo ator, novas institucionalidades são colocadas e disputadas no plano local.
id UFV_8bcb2e00d8b402034f98cf85e136ff14
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/26441
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Arantes, Anajá de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7646568975440603Freitas, Alair Ferreira de2019-08-02T17:29:56Z2019-08-02T17:29:56Z2018-06-29ARANTES, Anajá de Oliveira. A construção social dos mercados do Queijo Canastra. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.https://locus.ufv.br//handle/123456789/26441Alterações nos padrões de mercado e o aumento da rigidez dos aparatos de regulação a partir da década de 90 influenciaram dinâmicas localizadas de produção e comercialização de alimentos tradicionais. No entanto, certas formas de produzir e vender os produtos se mantiveram resilientes frente a essas transformações. Os mercados então, se projetam como ambientes heterogêneos que convivem com noções socialmente construídas e instituídas, mas também tem adquirido nova roupagem a partir da reorganização social. O trabalho, portanto, se debruçou em compreender a construção social dos mercados do queijo artesanal da região da Canastra, tendo como foco o município de São Roque de Minas. Buscou-se descrever e analisar dinâmicas relacionais que possibilitaram construir e modificar dispositivos institucionais, alterando assim a conformação dos mercados locais. Para isso, ancorou-se em uma pesquisa qualitativa que permitiu o contato com cerca de vinte e cinco atores do presente município, dentre produtores e produtoras, queijeiros e atores vinculados à assessoria técnica. Como alicerce teórico, recorreu-se a sociologia econômica e a teorias institucionalistas que possibilitaram reposicionar os atores no centro das análises. Pesquisas com esse cunho teórico têm sido amplamente utilizadas para compreender processos de construção social de mercados em vários âmbitos da agricultura familiar e são significativas, pois possibilitam fortalecer bases teóricas que fujam de análises deterministas e que colocam os atores como átomos isolados. Pôde-se compreender que a comercialização tradicional, mediada por queijeiros locais, é a principal forma de escoamento dos queijos, e estes atores desempenham um papel fundamental por suprirem um buraco estrutural conectando a produção e o consumo. No entanto, os queijeiros assumem uma posição hierárquica que lhes possibilitam se beneficiar de uma posição de corretagem, fazendo com que produtores tenham menor poder de negociação. Por outro lado, um novo mercado pautado por atributos regionais tem se conformado, e permitido a produtores a ele vinculados extrapolarem suas redes individuais através de uma associação. Com a entrada desse novo ator, novas institucionalidades são colocadas e disputadas no plano local.Changes in market patterns and increased severity of regulation apparatus from the 1990s have influenced localized dynamics of production and commercialization of traditional foods. However, certain forms of producing and selling products have remained and remain resilient in the face of these transformations. Therefore, markets project themselves as heterogeneous environments that coexist with socially constructed and instituted notions, but also has acquired new aspects from the social reorganization. This work is therefore, focused on understanding the social construction of artisanal cheese markets in the Canastra region, focusing on the municipality of São Roque de Minas. We sought to describe and analyze relational dynamics that allowed constructing and modifying institutional devices, thus altering the conformation of local markets. Therefore, we have based in a qualitative research that allowed the contact with twenty five actors of the municipality, among producers, middlemen and actors linked to technical advisory. The theoretical foundation is based on economic sociology and institutionalist theories, enabling repositioning the actors at the center of analysis. Researches with this theoretical framework has been widely used to understand the processes of social construction of markets in various areas of family agriculture and are significant since they can strengthen theoretical bases that escape deterministic analysis and that put the actors as isolated atoms. It can be understood that traditional commercialization, mediated by local middlemen, is the main outflow of cheese production, and these actors play a fundamental role in supplying a structural hole connecting production and consumption. However, middlemen assume a hierarchical position that enables them to benefit from a brokerage position, making producers less bargaining power. On the other hand, a new market based on regional attributes has conformed, and allowed producers linked to it to extrapolate their individual networks through a collective representation entity. With the entry of this new actor, new institutions are placed at the local level.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de ViçosaQueijo - São Roque de Minas (MG)MercadosQueijo - Comércio - Aspectos sociaisExtensão RuralA construção social dos mercados do Queijo CanastraThe social construction of the Canastra cheese marketsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Administração e ContabilidadeMestre em Extensão RuralViçosa - MG2018-06-29Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1134644https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26441/1/texto%20completo.pdf58018a6d3995de0e387105474dd0762dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26441/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/264412019-08-02 14:45:52.549oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452019-08-02T17:45:52LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv A construção social dos mercados do Queijo Canastra
dc.title.en.fl_str_mv The social construction of the Canastra cheese markets
title A construção social dos mercados do Queijo Canastra
spellingShingle A construção social dos mercados do Queijo Canastra
Arantes, Anajá de Oliveira
Queijo - São Roque de Minas (MG)
Mercados
Queijo - Comércio - Aspectos sociais
Extensão Rural
title_short A construção social dos mercados do Queijo Canastra
title_full A construção social dos mercados do Queijo Canastra
title_fullStr A construção social dos mercados do Queijo Canastra
title_full_unstemmed A construção social dos mercados do Queijo Canastra
title_sort A construção social dos mercados do Queijo Canastra
author Arantes, Anajá de Oliveira
author_facet Arantes, Anajá de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7646568975440603
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Anajá de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Alair Ferreira de
contributor_str_mv Freitas, Alair Ferreira de
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Queijo - São Roque de Minas (MG)
Mercados
Queijo - Comércio - Aspectos sociais
topic Queijo - São Roque de Minas (MG)
Mercados
Queijo - Comércio - Aspectos sociais
Extensão Rural
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Extensão Rural
description Alterações nos padrões de mercado e o aumento da rigidez dos aparatos de regulação a partir da década de 90 influenciaram dinâmicas localizadas de produção e comercialização de alimentos tradicionais. No entanto, certas formas de produzir e vender os produtos se mantiveram resilientes frente a essas transformações. Os mercados então, se projetam como ambientes heterogêneos que convivem com noções socialmente construídas e instituídas, mas também tem adquirido nova roupagem a partir da reorganização social. O trabalho, portanto, se debruçou em compreender a construção social dos mercados do queijo artesanal da região da Canastra, tendo como foco o município de São Roque de Minas. Buscou-se descrever e analisar dinâmicas relacionais que possibilitaram construir e modificar dispositivos institucionais, alterando assim a conformação dos mercados locais. Para isso, ancorou-se em uma pesquisa qualitativa que permitiu o contato com cerca de vinte e cinco atores do presente município, dentre produtores e produtoras, queijeiros e atores vinculados à assessoria técnica. Como alicerce teórico, recorreu-se a sociologia econômica e a teorias institucionalistas que possibilitaram reposicionar os atores no centro das análises. Pesquisas com esse cunho teórico têm sido amplamente utilizadas para compreender processos de construção social de mercados em vários âmbitos da agricultura familiar e são significativas, pois possibilitam fortalecer bases teóricas que fujam de análises deterministas e que colocam os atores como átomos isolados. Pôde-se compreender que a comercialização tradicional, mediada por queijeiros locais, é a principal forma de escoamento dos queijos, e estes atores desempenham um papel fundamental por suprirem um buraco estrutural conectando a produção e o consumo. No entanto, os queijeiros assumem uma posição hierárquica que lhes possibilitam se beneficiar de uma posição de corretagem, fazendo com que produtores tenham menor poder de negociação. Por outro lado, um novo mercado pautado por atributos regionais tem se conformado, e permitido a produtores a ele vinculados extrapolarem suas redes individuais através de uma associação. Com a entrada desse novo ator, novas institucionalidades são colocadas e disputadas no plano local.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-02T17:29:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-02T17:29:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARANTES, Anajá de Oliveira. A construção social dos mercados do Queijo Canastra. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://locus.ufv.br//handle/123456789/26441
identifier_str_mv ARANTES, Anajá de Oliveira. A construção social dos mercados do Queijo Canastra. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
url https://locus.ufv.br//handle/123456789/26441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26441/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26441/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 58018a6d3995de0e387105474dd0762d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801212859750809600