Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3339 http://locus.ufv.br//handle/123456789/26370 |
Resumo: | O presente artigo trata das reflexões dos futuros professores a partir de uma pesquisa realizada na disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, com graduandos de diferentes cursos de Licenciatura. A disciplina desenvolve uma diversidade de conteúdos com o intuito de abranger a construção social e educacional dos sujeitos Surdos. O enfoque volta-se para uma mudança no olhar do futuro professor frente à percepção da diferença. Nesse aspecto, as pesquisadoras elaboraram metodologias de ensino, aplicaram e discutiram conjuntamente com os acadêmicos sua eficácia na educação inclusiva. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de observações participantes, para entender as expectativas dos acadêmicos de como lidar metodologicamente com a singularidade linguística do aluno surdo. As discussões advindas da reflexão investigativa conjuntamente, entre pesquisadores e pesquisados, trouxe a tona o papel do professor como meio principal da inclusão, o qual foi ressaltado nas aulas teóricas e ressignificado durante as aulas práticas. |
id |
UFV_95dde3bb56b94f2b215fe8b6ce8c87a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/26370 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusivaFormação inicial de professoresLIBRASInclusãoMetodologiasInitial teacher trainingInclusionMethodologiesO presente artigo trata das reflexões dos futuros professores a partir de uma pesquisa realizada na disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, com graduandos de diferentes cursos de Licenciatura. A disciplina desenvolve uma diversidade de conteúdos com o intuito de abranger a construção social e educacional dos sujeitos Surdos. O enfoque volta-se para uma mudança no olhar do futuro professor frente à percepção da diferença. Nesse aspecto, as pesquisadoras elaboraram metodologias de ensino, aplicaram e discutiram conjuntamente com os acadêmicos sua eficácia na educação inclusiva. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de observações participantes, para entender as expectativas dos acadêmicos de como lidar metodologicamente com a singularidade linguística do aluno surdo. As discussões advindas da reflexão investigativa conjuntamente, entre pesquisadores e pesquisados, trouxe a tona o papel do professor como meio principal da inclusão, o qual foi ressaltado nas aulas teóricas e ressignificado durante as aulas práticas.The present study deals with the reflections on future teachers based on a research carried out in the course of Brazilian Sign Language - LIBRAS, with undergraduate students pursuing different bachelor's degrees. The course develops a variety of topics with the intention of fostering the social and educational construction of deaf individuals. The focus is on the insight of future teachers toward the perception of this difference. In this regard, the researchers tailored teaching methodologies, applied them, and discussed their efficiency in inclusive education. Some qualitative research was conducted through participative observations in order to understand the expectations of the academics as to how to methodologically cope with the linguistic uniqueness of the deaf student. The discussions that resulted from the investigative reflection in collaboration with researchers and those who were researched brought up the role of the teacher as the primary means for inclusion, which was emphasized during theoretical classes and redefined during practical classes.Revista Temporis [ação]2019-07-29T13:26:09Z2019-07-29T13:26:09Z2015-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf23175516https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3339http://locus.ufv.br//handle/123456789/26370porv. 15, n. 01, p.137- 152, jan./ jun. 2015Gediel, Ana Luisa BorbaLucas, Giovana Berbertinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T07:09:31Zoai:locus.ufv.br:123456789/26370Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T07:09:31LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva |
title |
Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva |
spellingShingle |
Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva Gediel, Ana Luisa Borba Formação inicial de professores LIBRAS Inclusão Metodologias Initial teacher training Inclusion Methodologies |
title_short |
Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva |
title_full |
Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva |
title_fullStr |
Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva |
title_full_unstemmed |
Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva |
title_sort |
Formação de professores a partir da disciplina de LIBRAS como ferramenta inclusiva |
author |
Gediel, Ana Luisa Borba |
author_facet |
Gediel, Ana Luisa Borba Lucas, Giovana Berbert |
author_role |
author |
author2 |
Lucas, Giovana Berbert |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gediel, Ana Luisa Borba Lucas, Giovana Berbert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores LIBRAS Inclusão Metodologias Initial teacher training Inclusion Methodologies |
topic |
Formação inicial de professores LIBRAS Inclusão Metodologias Initial teacher training Inclusion Methodologies |
description |
O presente artigo trata das reflexões dos futuros professores a partir de uma pesquisa realizada na disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, com graduandos de diferentes cursos de Licenciatura. A disciplina desenvolve uma diversidade de conteúdos com o intuito de abranger a construção social e educacional dos sujeitos Surdos. O enfoque volta-se para uma mudança no olhar do futuro professor frente à percepção da diferença. Nesse aspecto, as pesquisadoras elaboraram metodologias de ensino, aplicaram e discutiram conjuntamente com os acadêmicos sua eficácia na educação inclusiva. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de observações participantes, para entender as expectativas dos acadêmicos de como lidar metodologicamente com a singularidade linguística do aluno surdo. As discussões advindas da reflexão investigativa conjuntamente, entre pesquisadores e pesquisados, trouxe a tona o papel do professor como meio principal da inclusão, o qual foi ressaltado nas aulas teóricas e ressignificado durante as aulas práticas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01 2019-07-29T13:26:09Z 2019-07-29T13:26:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
23175516 https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3339 http://locus.ufv.br//handle/123456789/26370 |
identifier_str_mv |
23175516 |
url |
https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3339 http://locus.ufv.br//handle/123456789/26370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
v. 15, n. 01, p.137- 152, jan./ jun. 2015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Temporis [ação] |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Temporis [ação] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1822610607668461568 |