A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26552 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem dos professores em formação continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O tema desta pesquisa busca investigar o uso da metodologia de ensino e aprendizagem do curso de Libras na formação continuada do professor, e observar como são desenvolvidas as aulas do curso no formato online. O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Santo Antônio de Pádua - RJ, no Noroeste Fluminense. A formação no curso básico de Libras é orientada por duas professoras da rede municipal de Pádua - RJ, que possuem formação em Libras, em programas de pós-graduação. O curso teve como público alvo toda a comunidade escolar. Desse modo, apresentamos a compreensão do estudo sobre as práticas e metodologias empregadas nas aulas, para o levantamento de dados utilizamos a metodologia quantitativa, através da aplicação de questionários, para todos os participantes do grupo do curso. Assim, foi feito um reconhecimento do perfil dos professores da SME que procuraram o curso, e a metodologia dos conteúdos e materiais didáticos das aulas online. Os resultados demonstram que os professores em serviço, que tiveram ou não a disciplina de Libras como obrigatória em seu currículo em sua formação inicial, buscam o curso básico de Libras, para uma introdução ou complementação em sua formação atual. |
id |
UFF-2_2b36f4c5a11f86cdbf83200d7937a753 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26552 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras onlineLibrasInclusãoFormação de ProfessoresFormação ContinuadaPedagogiaLibrasInclusionTeacher TrainingContinuing EducationEste trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem dos professores em formação continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O tema desta pesquisa busca investigar o uso da metodologia de ensino e aprendizagem do curso de Libras na formação continuada do professor, e observar como são desenvolvidas as aulas do curso no formato online. O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Santo Antônio de Pádua - RJ, no Noroeste Fluminense. A formação no curso básico de Libras é orientada por duas professoras da rede municipal de Pádua - RJ, que possuem formação em Libras, em programas de pós-graduação. O curso teve como público alvo toda a comunidade escolar. Desse modo, apresentamos a compreensão do estudo sobre as práticas e metodologias empregadas nas aulas, para o levantamento de dados utilizamos a metodologia quantitativa, através da aplicação de questionários, para todos os participantes do grupo do curso. Assim, foi feito um reconhecimento do perfil dos professores da SME que procuraram o curso, e a metodologia dos conteúdos e materiais didáticos das aulas online. Os resultados demonstram que os professores em serviço, que tiveram ou não a disciplina de Libras como obrigatória em seu currículo em sua formação inicial, buscam o curso básico de Libras, para uma introdução ou complementação em sua formação atual.This work aims to present a study on the teaching and learning process of teachers in continuing education in Brazilian Sign Language (Libras). The theme of this research seeks to investigate the use of the teaching and learning methodology of the Libras course in the continuing education of the teacher, and to observe how the classes of the course are developed in the online format. The course is an initiative of the Municipal Department of Education (SME) of the municipality of Santo Antônio de Pádua - RJ, in Northwest Fluminense. The training in the basic course of Libras is guided by two teachers from the municipal network of Padua - RJ, who have training in Libras, in postgraduate programs. The course was aimed at the entire school community. In this way, we present the understanding of the study on the practices and methodologies used in the classes, based on theoretical and practical studies of the language. For data collection, we used a qualitative methodology, through the application of questionnaires, for all participants of the course group. Thus, a recognition of the profile of the teachers who are inserted in the course was made, and the understanding they obtained about the use of WhatsApp group, and the methodology of content and teaching materials of online classes. The results show that in-service teachers, included in the virtual group of the course, who had or did not have the Libras subject as mandatory in their curriculum in their initial training, sought the basic Libras course, for an introduction or complementation in their current training.Souza, Isabelle de Araujo Lima eBassi, Leonardo Nascimento2022-10-20T16:57:22Z2022-10-20T16:57:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26552CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T16:57:26Zoai:app.uff.br:1/26552Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:03.970102Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online |
title |
A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online |
spellingShingle |
A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online Bassi, Leonardo Nascimento Libras Inclusão Formação de Professores Formação Continuada Pedagogia Libras Inclusion Teacher Training Continuing Education |
title_short |
A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online |
title_full |
A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online |
title_fullStr |
A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online |
title_sort |
A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online |
author |
Bassi, Leonardo Nascimento |
author_facet |
Bassi, Leonardo Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Isabelle de Araujo Lima e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassi, Leonardo Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras Inclusão Formação de Professores Formação Continuada Pedagogia Libras Inclusion Teacher Training Continuing Education |
topic |
Libras Inclusão Formação de Professores Formação Continuada Pedagogia Libras Inclusion Teacher Training Continuing Education |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem dos professores em formação continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O tema desta pesquisa busca investigar o uso da metodologia de ensino e aprendizagem do curso de Libras na formação continuada do professor, e observar como são desenvolvidas as aulas do curso no formato online. O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Santo Antônio de Pádua - RJ, no Noroeste Fluminense. A formação no curso básico de Libras é orientada por duas professoras da rede municipal de Pádua - RJ, que possuem formação em Libras, em programas de pós-graduação. O curso teve como público alvo toda a comunidade escolar. Desse modo, apresentamos a compreensão do estudo sobre as práticas e metodologias empregadas nas aulas, para o levantamento de dados utilizamos a metodologia quantitativa, através da aplicação de questionários, para todos os participantes do grupo do curso. Assim, foi feito um reconhecimento do perfil dos professores da SME que procuraram o curso, e a metodologia dos conteúdos e materiais didáticos das aulas online. Os resultados demonstram que os professores em serviço, que tiveram ou não a disciplina de Libras como obrigatória em seu currículo em sua formação inicial, buscam o curso básico de Libras, para uma introdução ou complementação em sua formação atual. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-20T16:57:22Z 2022-10-20T16:57:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26552 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823693144260608 |