A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassi, Leonardo Nascimento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26552
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem dos professores em formação continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O tema desta pesquisa busca investigar o uso da metodologia de ensino e aprendizagem do curso de Libras na formação continuada do professor, e observar como são desenvolvidas as aulas do curso no formato online. O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Santo Antônio de Pádua - RJ, no Noroeste Fluminense. A formação no curso básico de Libras é orientada por duas professoras da rede municipal de Pádua - RJ, que possuem formação em Libras, em programas de pós-graduação. O curso teve como público alvo toda a comunidade escolar. Desse modo, apresentamos a compreensão do estudo sobre as práticas e metodologias empregadas nas aulas, para o levantamento de dados utilizamos a metodologia quantitativa, através da aplicação de questionários, para todos os participantes do grupo do curso. Assim, foi feito um reconhecimento do perfil dos professores da SME que procuraram o curso, e a metodologia dos conteúdos e materiais didáticos das aulas online. Os resultados demonstram que os professores em serviço, que tiveram ou não a disciplina de Libras como obrigatória em seu currículo em sua formação inicial, buscam o curso básico de Libras, para uma introdução ou complementação em sua formação atual.
id UFF-2_2b36f4c5a11f86cdbf83200d7937a753
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26552
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras onlineLibrasInclusãoFormação de ProfessoresFormação ContinuadaPedagogiaLibrasInclusionTeacher TrainingContinuing EducationEste trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem dos professores em formação continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O tema desta pesquisa busca investigar o uso da metodologia de ensino e aprendizagem do curso de Libras na formação continuada do professor, e observar como são desenvolvidas as aulas do curso no formato online. O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Santo Antônio de Pádua - RJ, no Noroeste Fluminense. A formação no curso básico de Libras é orientada por duas professoras da rede municipal de Pádua - RJ, que possuem formação em Libras, em programas de pós-graduação. O curso teve como público alvo toda a comunidade escolar. Desse modo, apresentamos a compreensão do estudo sobre as práticas e metodologias empregadas nas aulas, para o levantamento de dados utilizamos a metodologia quantitativa, através da aplicação de questionários, para todos os participantes do grupo do curso. Assim, foi feito um reconhecimento do perfil dos professores da SME que procuraram o curso, e a metodologia dos conteúdos e materiais didáticos das aulas online. Os resultados demonstram que os professores em serviço, que tiveram ou não a disciplina de Libras como obrigatória em seu currículo em sua formação inicial, buscam o curso básico de Libras, para uma introdução ou complementação em sua formação atual.This work aims to present a study on the teaching and learning process of teachers in continuing education in Brazilian Sign Language (Libras). The theme of this research seeks to investigate the use of the teaching and learning methodology of the Libras course in the continuing education of the teacher, and to observe how the classes of the course are developed in the online format. The course is an initiative of the Municipal Department of Education (SME) of the municipality of Santo Antônio de Pádua - RJ, in Northwest Fluminense. The training in the basic course of Libras is guided by two teachers from the municipal network of Padua - RJ, who have training in Libras, in postgraduate programs. The course was aimed at the entire school community. In this way, we present the understanding of the study on the practices and methodologies used in the classes, based on theoretical and practical studies of the language. For data collection, we used a qualitative methodology, through the application of questionnaires, for all participants of the course group. Thus, a recognition of the profile of the teachers who are inserted in the course was made, and the understanding they obtained about the use of WhatsApp group, and the methodology of content and teaching materials of online classes. The results show that in-service teachers, included in the virtual group of the course, who had or did not have the Libras subject as mandatory in their curriculum in their initial training, sought the basic Libras course, for an introduction or complementation in their current training.Souza, Isabelle de Araujo Lima eBassi, Leonardo Nascimento2022-10-20T16:57:22Z2022-10-20T16:57:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26552CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T16:57:26Zoai:app.uff.br:1/26552Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:03.970102Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online
title A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online
spellingShingle A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online
Bassi, Leonardo Nascimento
Libras
Inclusão
Formação de Professores
Formação Continuada
Pedagogia
Libras
Inclusion
Teacher Training
Continuing Education
title_short A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online
title_full A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online
title_fullStr A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online
title_full_unstemmed A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online
title_sort A formação continuada de professores: reflexões sobre o curso básico de libras online
author Bassi, Leonardo Nascimento
author_facet Bassi, Leonardo Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Isabelle de Araujo Lima e
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassi, Leonardo Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Inclusão
Formação de Professores
Formação Continuada
Pedagogia
Libras
Inclusion
Teacher Training
Continuing Education
topic Libras
Inclusão
Formação de Professores
Formação Continuada
Pedagogia
Libras
Inclusion
Teacher Training
Continuing Education
description Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem dos professores em formação continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O tema desta pesquisa busca investigar o uso da metodologia de ensino e aprendizagem do curso de Libras na formação continuada do professor, e observar como são desenvolvidas as aulas do curso no formato online. O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Santo Antônio de Pádua - RJ, no Noroeste Fluminense. A formação no curso básico de Libras é orientada por duas professoras da rede municipal de Pádua - RJ, que possuem formação em Libras, em programas de pós-graduação. O curso teve como público alvo toda a comunidade escolar. Desse modo, apresentamos a compreensão do estudo sobre as práticas e metodologias empregadas nas aulas, para o levantamento de dados utilizamos a metodologia quantitativa, através da aplicação de questionários, para todos os participantes do grupo do curso. Assim, foi feito um reconhecimento do perfil dos professores da SME que procuraram o curso, e a metodologia dos conteúdos e materiais didáticos das aulas online. Os resultados demonstram que os professores em serviço, que tiveram ou não a disciplina de Libras como obrigatória em seu currículo em sua formação inicial, buscam o curso básico de Libras, para uma introdução ou complementação em sua formação atual.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20T16:57:22Z
2022-10-20T16:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26552
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823693144260608