Percepção do suporte organizacional e as características sociodemográficas e funcionais: um estudo no Campus Viçosa da Universidade Federal De Viçosa
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22884 |
Resumo: | Toda organização depende de seus colaboradores para atingir seus objetivos. A medida que aumenta o comprometimento dos colaboradores com seu trabalho, aumenta as chances de a organização atingir seus objetivos e metas. Os estudos sobre a temática apontam que o suporte organizacional pode contribuir para o bem-estar dos indivíduos, com isso, possibilitar vantagens competitivas para a organização com o aumento do comprometimento e da satisfação no trabalho (PASCHOAL; TORRES; PORTO, 2010). O suporte organizacional refere-se às percepções do trabalhador sobre a qualidade do tratamento recebido da organização como retribuição ao esforço que despendem no trabalho (EISENBERGER; HUNTINGTON; SOWA, 1986). Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral identificar as relações entre a Percepção de Suporte Organizacional e as características sociodemográficas e funcionais dos servidores técnico-administrativos dos departamentos vinculados ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa - MG (UFV/CCA). Essa pesquisa se classifica como de abordagem quali- quantitativa; quanto a sua natureza é uma pesquisa aplicada; quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva e; quanto aos procedimentos é um Estudo de Caso. A população-foco do estudo foi os servidores técnico-administrativos dos departamentos da UFV vinculados ao CCA (departamentos: DEA; DEF; DER; DFP; DFT; DPS e; DZO). O método amostral foi a amostragem probabilística, ou seja, os pesquisados foram escolhidos aleatoriamente. Quanto à coleta dos dados, esta foi feita a por intermédio de questionário elaborado a partir do método originalmente desenvolvido por Eisenberger, et. al (1986) conforme o apêndice I deste trabalho. As variáveis de estudo independentes (X) foram aquelas relacionadas ao perfil sociodemográfico e funcional dos servidores, enquanto as variáveis dependentes (Y) foram aquelas relacionadas ao nível de Percepção de Suporte Organizacional. Os dados foram analisados por intermédio software PSPP - versão 3. O estudo comprova que algumas variáveis sociodemográficas e funcionais tem relação com a Percepção de Suporte Organizacional e que essas associações precisam ser levadas em consideração quando da implementação de políticas para melhoria do comprometimento organizacional. |
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Os estudos sobre a temática apontam que o suporte organizacional pode contribuir para o bem-estar dos indivíduos, com isso, possibilitar vantagens competitivas para a organização com o aumento do comprometimento e da satisfação no trabalho (PASCHOAL; TORRES; PORTO, 2010). O suporte organizacional refere-se às percepções do trabalhador sobre a qualidade do tratamento recebido da organização como retribuição ao esforço que despendem no trabalho (EISENBERGER; HUNTINGTON; SOWA, 1986). Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral identificar as relações entre a Percepção de Suporte Organizacional e as características sociodemográficas e funcionais dos servidores técnico-administrativos dos departamentos vinculados ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa - MG (UFV/CCA). Essa pesquisa se classifica como de abordagem quali- quantitativa; quanto a sua natureza é uma pesquisa aplicada; quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva e; quanto aos procedimentos é um Estudo de Caso. A população-foco do estudo foi os servidores técnico-administrativos dos departamentos da UFV vinculados ao CCA (departamentos: DEA; DEF; DER; DFP; DFT; DPS e; DZO). O método amostral foi a amostragem probabilística, ou seja, os pesquisados foram escolhidos aleatoriamente. Quanto à coleta dos dados, esta foi feita a por intermédio de questionário elaborado a partir do método originalmente desenvolvido por Eisenberger, et. al (1986) conforme o apêndice I deste trabalho. As variáveis de estudo independentes (X) foram aquelas relacionadas ao perfil sociodemográfico e funcional dos servidores, enquanto as variáveis dependentes (Y) foram aquelas relacionadas ao nível de Percepção de Suporte Organizacional. Os dados foram analisados por intermédio software PSPP - versão 3. O estudo comprova que algumas variáveis sociodemográficas e funcionais tem relação com a Percepção de Suporte Organizacional e que essas associações precisam ser levadas em consideração quando da implementação de políticas para melhoria do comprometimento organizacional.Every organization depends on its employees to achieve its goals. As employees' commitment to their work increases, they increase the chances that the organization will achieve its goals and objectives. The studies on the thematic point that the organizational support can contribute to the well-being of the individuals, thereby, competitive advantages for the organization with increased commitment and job satisfaction (PASCHOAL; TORRES; PORTO, 2010). Organizational support refers to the worker's perceptions about the quality of the treatment received from the organization as a reward for the effort they put into the work (EISENBERGER; HUNTINGTON; SOWA, 1986). In this sense, this work has as general objective to identify the relations between the Perception of Organizational Support and the sociodemographic and functional characteristics of the technical- administrative servers of the departments linked to the Agricultural Sciences Center of the Federal University of Viçosa - MG (UFV / CCA). This research is classified as a qualitative- quantitative approach; as its nature is an applied research; objectives is a descriptive research; procedures is a Case Study. The focus of the study was the technical- administrative servants of the UFV departments linked to the CCA (departments: DEA; DEF; DER; DFP; DFT; DPS e; DZO). The sampling method was the probabilistic sampling, that is, the subjects were chosen at random. As for the data collection, this was done through a questionnaire elaborated from the method originally developed by Eisenberger, et. al (1986) according to Appendix I of this paper. The independent study variables (X) were those related to the sociodemographic and functional profile of the servers, while the dependent variables (Y) were those related to the level of Organizational Support Perception. Data were analyzed using PSPP software - version 3. The study shows that some sociodemographic and functional variables are related to Organizational Support Perception and that these associations need to be taken into account when implementing policies to improve organizational commitment.porUniversidade Federal de ViçosaRelaçãoSuporte OrganizacionalCaracterísticas sociodemográficas e funcionaisAdministração PúblicaPercepção do suporte organizacional e as características sociodemográficas e funcionais: um estudo no Campus Viçosa da Universidade Federal De ViçosaPerception of organizational support and sociodemographic and functional characteristics: a study at the Viçosa Campus of the Universidade Federal de Viçosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Administração e ContabilidadeMestre em AdministraçãoRio Paranaíba - MG2018-10-25Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1546946https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/22884/1/texto%20completo.pdff89a5e0ac0e3d51fab125316dbc6fdacMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/22884/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/228842018-12-21 08:51:57.911oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-12-21T11:51:57LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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