Classificação de estradas florestais e determinação de rota de transporte utilizando Sistema de Informação Geográfica
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22093 |
Resumo: | A rede viária florestal é responsável por permitir o Transporte que é uma atividade chave ao longo da cadeia produtiva. Classificar as vias, possibilita aos gestores obter informações sobre as características das estradas. O uso de Geotecnologia propicia a visualização da rede viária florestal, podendo manipular e transformar em informações que auxiliem na tomada de decisões mais eficientes no transporte florestal. Objetivou-se com esta pesquisa aplicar o uso de geotecnologia para caracterizar a rede viária florestal e estabelecer rotas para o transporte rodoviário florestal. A pesquisa foi realizada com os dados Georeferenciados de plantios de eucalipto de uma Empresa Florestal no Vale do Rio Doce, Minas Gerais. A base de dados foi preparada no software ArcGis 10.2. Os critérios utilizados para classificar as estradas florestais foram: geometria horizontal, geometria vertical; largura da superfície de rolamento e tipo de pavimento da via. Para determinar as rotas de transporte foi criado um modelo de análise de dados em rede no ArcGIS utilizando a extensão Network Analyst, possibilitando encontrar rotas conforme critérios de distância e tempo. Os resultados da classificação das estradas quanto a geometria horizontal, mostraram uma predominância das classes 3 e 4 totalizando 90% de vias. Quanto a geometria vertical ou greide, somente 362 quilômetros do total de 1548, foram classificadas como Planas. Em relação à classificação das estradas quanto ao tipo de revestimento, houve maior predomínio de vias sem revestimento 1160 km. Os resultados mostraram que as estradas possuíam 388 quilômetros de pista dupla e 1160 de pista simples. Quanto a determinação de rotas os resultados indicaram pequenas variações conforme os critérios de distância e tempo. Diante do resultados concluíu-se que a utilização da tecnologia de geoprocessamento através de Sistemas de Informações Geográficas, permitiu classificar e determinar rotas para o veículo de transporte baseadas em dois critérios, menor distância e menor tempo. |
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Souza, Amaury Paulo deMoraes, Angelo Casali dehttp://lattes.cnpq.br/4706240560167644Minette, Luciano José2018-10-01T14:33:20Z2018-10-01T14:33:20Z2014-12-05MORAES, Angelo Casali de. Classificação de estradas florestais e determinação de rota de transporte utilizando Sistema de Informação Geográfica. 2014. 49 f. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22093A rede viária florestal é responsável por permitir o Transporte que é uma atividade chave ao longo da cadeia produtiva. Classificar as vias, possibilita aos gestores obter informações sobre as características das estradas. O uso de Geotecnologia propicia a visualização da rede viária florestal, podendo manipular e transformar em informações que auxiliem na tomada de decisões mais eficientes no transporte florestal. Objetivou-se com esta pesquisa aplicar o uso de geotecnologia para caracterizar a rede viária florestal e estabelecer rotas para o transporte rodoviário florestal. A pesquisa foi realizada com os dados Georeferenciados de plantios de eucalipto de uma Empresa Florestal no Vale do Rio Doce, Minas Gerais. A base de dados foi preparada no software ArcGis 10.2. Os critérios utilizados para classificar as estradas florestais foram: geometria horizontal, geometria vertical; largura da superfície de rolamento e tipo de pavimento da via. Para determinar as rotas de transporte foi criado um modelo de análise de dados em rede no ArcGIS utilizando a extensão Network Analyst, possibilitando encontrar rotas conforme critérios de distância e tempo. Os resultados da classificação das estradas quanto a geometria horizontal, mostraram uma predominância das classes 3 e 4 totalizando 90% de vias. Quanto a geometria vertical ou greide, somente 362 quilômetros do total de 1548, foram classificadas como Planas. Em relação à classificação das estradas quanto ao tipo de revestimento, houve maior predomínio de vias sem revestimento 1160 km. Os resultados mostraram que as estradas possuíam 388 quilômetros de pista dupla e 1160 de pista simples. Quanto a determinação de rotas os resultados indicaram pequenas variações conforme os critérios de distância e tempo. Diante do resultados concluíu-se que a utilização da tecnologia de geoprocessamento através de Sistemas de Informações Geográficas, permitiu classificar e determinar rotas para o veículo de transporte baseadas em dois critérios, menor distância e menor tempo.The forest road network is responsible for allowing the transport which is a key activity along the production chain. Classify routes, allows managers to obtain information on the characteristics of the roads. The use of Geotechnology allows visualization of forest road network and enable manipulate and transform into information to help in making more effective decisions in forest transport. The aim of this research is apply geotechnology uses to characterize the forest road network and establish routes to the forest road. The research was conducted with georeferenced data eucalyptus plantations of a Forest Company in Vale do Rio Doce, Minas Gerais. The database was prepared in 10.2 ArcGis software. The criteria used to classify forest roads were horizontal geometry, vertical geometry; road width and the type of road surface. A network data analysis model in ArcGIS was created to determine the transportation routes using the Network Analyst extension, enabling find routes as criteria of distance and time. The results of the classification of roads as the horizontal geometry, showed a predominance of classes 3:and 4 totaling 90% of roads. As for vertical geometry or grade, only 362 km of the total 1548 were classified as Flat. The classification of roads on the type surface, there was a higher prevalence of routes uncoated 1160 km. The results showed that the roads had 388 km of double track and single track 1160. As the determination of routes the results indicated slight variations according to the criteria of distance and time. Given the results it was concluded that the use of GIS technology through Geographic Information Systems, allowed to classify the roads and determine routes for the transport vehicle.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaMadeira - TransporteProdução FlorestalEconomia florestalGeotecnologiaManejo FlorestalClassificação de estradas florestais e determinação de rota de transporte utilizando Sistema de Informação GeográficaForest road classfication and transport route determination using Geographic Information Systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Engenharia FlorestalDoutor em Ciência FlorestalViçosa - MG2014-12-05Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1068853https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/22093/1/texto%20completo.pdf77c7819784937c0f3ab3c6195ab6fa04MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/22093/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3512https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/22093/3/texto%20completo.pdf.jpgc3f2d5752d5d954d4c8faf0e8ff8b750MD53123456789/220932018-10-05 12:07:24.437oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-10-05T15:07:24LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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